Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Phoenix lança BIOS que tenta evitar pirataria

Notícia publicada por brain em novembro 27, 2003 11:16 AM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " A Phoenix, um dos maiores fabricantes de software BIOS, lançou a primeira de uma linha de produtos de próxima geração que prometem prevenir usuários não autorizados de "propriedade intelectual" (na nomenclatura MS). Ela disse que o produto irá permitir que fabricantes de PC coloquem DRM (gerenciamento de direitos digitais) diretamente no hardware, embora haveria a opção de permitir aos usuários desligá-lo. Há um lado positivo também: isso pode evitar a execução de código malicioso, especialmente útil em servidores. Outra coisa boa para nós é que a vida dos usuários de Windows pirata pode ficar cada vez mais difícil (o que pode estimular mais a migração para software livre)... Mas eu particularmente fico com o pé atrás, especialmente quando a M$ está agora vendendo música pela internet, concorrendo com o serviço equivalente da Apple (iTunes)... Lembrem também que o console X-box da M$ é basicamente um PC modificado para incluir criptografica e medidas anti-pirataria por hardware. O que acham disso ?"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Welington R. Braga () em 27/11 11:29

Esse negócio de anti-pirataria sempre leva à questão do direito a privacidade... é algo complicado!


» daemon () em 27/11 11:43

Mais esta... é para "cair a roda". BiosMod na phoenix!!


» Manoel Pinho () em 27/11 12:23

As BIOS da Award sempre foram melhores e eu acho que a Phoenix está tentando se diferenciar buscando ser "simpática" com Hollywood e as grandes software-houses.

Essa tendência é perigosa porque, mesmo havendo algumas alternativas parciais como o OpenBIOS (http://www.openbios.info/) e LinuxBIOS (http://www.linuxbios.org/), sempre será difícil se não houver cooperação dos fabricantes de placas-mãe.


» domus () em 27/11 12:33

Ae Manuel Pinho,

a IBM por acaso tb nao fabrica hardware? ou ela depende de terceiros pela parte da BIOS da sua linha?


» Manoel Pinho () em 27/11 13:05

A IBM fabrica hardware sim e também possui BIOS própria. Não sei é se ela também trabalha com BIOS Phoenix e de outros fabriccantes em algum equipamento.


» Emerson () em 27/11 13:21

Olah,

Não concordo contigo Augusto com relação a dificuldade maior dos usuários em ter o Windows pirata.

Acredito que Microsoft tem tudo que tem hoje graças a visão de deixar seu software seu copiado sem qualquer dificuldade. Assim, hoje virou um padrão o sistema deles. Todos que pensam em ingressar no mundo da computação, por obrigação deverá conhecer o MS Windows....e assim...

Depois que viciou o mundo...a MS quer cobrar dos grandões....usuários finais...eles nem estão ai.

[ ]'s
Emerson


» Augusto Campos () em 27/11 13:24

Comigo? Mas eu nem coloquei nenhuma opinião minha!


» chuck () em 27/11 13:47

esse negocio de colocar senha na BIOS ja dinha sido previsto por Stallman(embora eu não goste desse cara), so não me lembro o nome da cronica, mas ja li um testo dele falando sobre isso


» Mandark () em 27/11 14:03

Para cada trava surgem 10 cracks. Toda soft-house sabe disso: são dez programadores programando 1 trava contra 200.000 tentando quebrá-la.

A única medida anti-pirataria que existe chama-se fiscalização. Concordo o Emerson, que a M$ não tá nem aí pro usuário final. O cara vicia em Windows em casa e acaba tendo que usar no serviço também.


» hamacker () em 27/11 14:41

Que eu saiba as bios Phoenix sao muito pouco populares em desktops comuns e sem marca, em geral eu só vejo ela em notebooks (toshiba) e servidores (hp,compaq,...). Talvez venha daí a necessidade dum proposito como este de bloquear a execucao de softwares "nao autorizados". Na minha opniao, isso é muito bom, no entanto, como é que isso será feito ? Que eu saiba a inteligencia artificial nao está tao avançada assim, e provavelmente dará muita dor-de-cabeça.


» penetro () em 27/11 15:16

Ué... não era essa a intenção do falado sistema PALLADIUM que prometia segurança contra os danos causados em seu computador por vírus, worms, etc através de um layer de hardware com criptografia? E que este sistema seria compatível com o próximo SO da MSoft, mas poderia ser desligado, no caso de se usarem outros sistemas imcompatíveis - (linux, etc), à custa de uma queda no desempenho??

(Embora nunca tenha conseguido entender como é possível obter mais desempenho utilizando um layer de hardware/criptografia do que "bypassando-o")



» Manoel Pinho () em 27/11 16:35

Emerson,

Obviamente a M$ fechava o olho para a pirataria doméstica até bem pouco tempo, mas esquemas como a ativação do Office e Windows mais recentes indica que ela já está querendo cobrar deles também. O mercado dos grandes clientes está cada vez mais concorrido e com tendência de queda há muitos anos.

A M$ também está mudando de foco e tentando outros mercados, como videogames e aparelhos eletrônicos. E neles é fundamental um esquema anti-pirataria eficiente, pois eles vendem o hardware a preço subsidiado para ganhar nos softwares vendidos.

O X-box, por exemplo, têm diversos esquemas anti-fraude e até hoje só conseguiram burlar isso com mod-chips ou esquemas muito complexos (como explorar erros de jogos para carregar o linux).

Garanto que a MS planeja mais equipamentos assim para o futuro. O Xbox 2 usará processador G5 (acho) só para não ser compatível com PC e dificultar o uso "indevido".

Hoje o pessoal usa Windows XP com licença corporate para burlar a ativação. Mas se no futuro o número da licença for vinculado de forma criptográfica ao hardware a coisa fica muito mais difícil de burlar. No esquema Paladium até a CPU terá esquemas de proteção.

Espero que isso tudo que estou falando seja paranóia minha e que nunca aconteça, mas eu garanto que tudo isso já passou na cabeça do Bill Gates...


» Adilson Oliveira () em 27/11 16:49

Se isso for uma *opção*, não é uma idéia ruim para as empresas.
Eu mesmo, quando trabalhava na Perdigão, fiz algumas modificações no BIOS e em arquivos de inicialização de DOS/Windows para não permitir acesso livre ao floppy e desta forma coibir a instalação de pirataria e a retirada de dados confidenciais da empresa.


» Emerson () em 27/11 17:12

Olah,

Desculpa ae Augusto...heheheh..

Era pro Manoel Pinto....muito mal :)

Então Manoel..concordo em parte com o que disse no último comentário.

A MS fez vista grossa nos seus principais produtos (windows e office), mas agora só está colocando alguns pequenos empeçilhos, se a MS realmente quisesse proteger seus produtos, ela o faria há tempos.

O dia que ela ver que está perdendo mercado com certeza irá vender o Windows a preço de banana, ou até mesmo dar....e ae..vem aquela: Opa...praq mudar de SO se o Windows que eu já mexo a anos em casa é de graça...

Bom...o Windows será mais um Internet Explorer, que estará prendendo os desenvolvedores de software. Hoje é comum ver sitios ridiculos que só funcionam no IE...

E assim vai...

Só pra terminar....a área de proteção de direitos digitais é bem complicada. É muito dificil implantar um sistema que rode na maquina do cliente e que nao o deixe fazer nada. Para tudo tem a Eng. Reversa..e outras técnicas..

Que venha o BIOS da Phoenix...que ele não durará uma semana :) (lembram do CD de áudio anti-ripp que a Sony gastou milhoes para desenvolver ? Então, bastou colocar no mercado..e um carinha pintou a borda com caneta de retroprojetor para o sistema deles furar ) :D

falow,

[ ]'s
Emerson
GUFSC
http://www.softwarelivres.ufsc.br


» Manoel Pinho () em 28/11 08:42

Mais um artigo sobre a notícia:

http://www.betanews.com/article.php3?sid=1069920675

Este dá mais detalhes do que esta BIOS conterá.

"...
If all goes according to plan, a new product the company dubs Core System Software (CSS) will serve as the foundation of PC architecture.

By design, Phoenix's CSS transfers digital security, network management and disaster recovery away from the control of software to hardware, truly differentiating itself from legacy BIOS.

For developers, Phoenix's Device-Networked Architecture (d-NA) serves as a structured framework, and is composed of a set of interoperable software building blocks designed to allow for the construction of highly differentiated solutions.

As part of the "trustworthy computing" model established by Microsoft, Phoenix d-NA will leverage support for Redmond's CryptoAPI (CAPI) to deliver intrinsic security on systems running Windows and .NET applications. In addition, a variation of digitally signed core system software will allow the integration of devices serving as network endpoints - a step the company bills as the "critical first link in a 'chain of trust'."

Due to CSS, Phoenix is predicting a new breed of intelligent devices and servers that provide self management, self-healing and self-authentication. This opens up scenarios for developers to deliver rights management and digital asset solutions whether they are Liberty Alliance, Microsoft, or OASIS.

CSS will also extend into the emerging realm of grid computing, blade-centric computing and machine to machine computing by allowing for standard driven, always-on communications for operating systems and network devices.
..."


» Deyson Thomé () em 28/11 09:24

M$ nunca vai combater a pirataria de seu sistema, pois graças a esta pirataria, o IE é o mais usado, o messenger e outros também pirateados. Desta forma ela tem usuários, que lhe garantem poder de negociação e enormes ganhos com espaço publicitário.


» dordetto () em 28/11 09:43

Faz um certo tempo que a Microsoft está mudando seu foco (ou aumentando seu foco) para área de entreterimento, pois ela acredita que é daí que virá a maior parte da verba...
Ex.: Possui parte de empresas de TV à cabo, de TV por satélite, desenvolve o MidiaPlayer cada vez mais para rodar muitos tipos de mídia e em vários tipos de aparelhos (Palm, TV, etc, com WinCE), e com Stream cada vez melhorado, como citado está concorrendo com o iTunes, Portal MSN, e assim vai...
Agora esse controle por hardware cabe a nós pensarmos onde vai ajudar ela ganhar dinheiro, com usuário doméstico creio que não seja, pois existe o Linux como dito na notícia, pois o cara pode bater o pé, chorar e falar que quer o Windows na máquina dele, mas na hora de pagar só de SO + Office ver que vai custar muito mais que a máquina do Paraguai ele muda para o Linux, rápidinho... (hehehe tomara que o controle de hardware funcione e bem para o Windows).


» whitefoxi () em 28/11 19:07

pronto! agora é apenas consolidar essas novas
plataformas de segurança (não só a da phoenix)
para que os usuários e produtores teram um "oasis"
de seguraça e tranqüilidade no... WINDOWS!
o bill tá querendo correr por fora, bombardeia
as versões "antigas" e poe uma "nova era"
para o seu sistema (quem, empresa ou doméstico,
irá resistir a esse ópio?)

É IMPERATIVO QUE SE TENHA EM MENTE A UTILIZAÇÃO
NA INTEGRA POR PARTE DO SOFT LIVRE DE TODOS
ESSE NOVOS RECURSOS DE SEGURANÇA. E não
simplismente desativar esses recursos e ainda por
cima com prejuisos à performace.


» Marcosname () em 02/12 09:20

Bom... outro "equipamento" que usa BIOS Phoenix eh o VMWare.
Realmente o Windows domina o mercado por causa da pirataria, nao tem o que discutir. Alguem que tem o computador apenas para escrever uns textos e acessar internet uma vez por semana para fazer seus trabalhos escolares (escola publica, diga-se de passagem) vai pagar cerca de 1500 reais por softwares originais? ou vai pagar 20 reais e um almoco para o colega de sala que tem uma colecao de piratas?
Uma coisa que gostei, na area de PDAs e o que a Sharp esta fazendo no mercado japones... lancando o unico PDA rodando Linux... e com certeza muito mais poderoso que os similares rodando PalmOS ou o Rwindow$CE. Primeiro: leveza dos softwares. Ao apertar o botao de ligar, em menos de 1 segundo ja te aparece o Desktop; Possibilidade de instalar (compilando, claro) qualquer software disponivel em source. Afinal, eh um Linux, apenas com um hardware menos. Da ate pra instalar Apache com suporte a cgi... quando que da pra imaginar isso num RwindowsCE? (tudo bem, a ideia do PDA nao e ser um servidor, mas que e possivel, e).
Rwindow$? nem de graca.


» Ailton () em 20/01 04:49

Preciso destravar a bios de um notebook da IBM tinkpad - Sua bios é PHOENIX BIOS 4.0 release 6.0
Copyright 1985-1999 phoenix tecnologies - Necessito da senha padrão. Se alguem conhecer eu agradeço.


» Wildemar () em 31/03 02:47

Preciso de uma grande ajuda de quem quer que seja. Possuo com LEP COMPAC Presário 2100 que tem uma phoenix BIOS 4.0 release 6.0 copyright 1985-2001, foi colocado por minha pessoa uma senha na bios para inicialização, proteção contra curiosos e pessoas que pudesem danificar as informações contidas ali, um colega, mexendo com o mesmo, acidentalmente, colocou uma senha, alterando a que ali existia e não conseguiu se lembra depois, preciso destravar essa maquina, pois, urgentemente, estarei necessitando de um programa ali existente para controle de equipamento médico numa cirurgia nesta data de 3/4/2004 em uma paciente que tem um problema muito raro, nesta mesma maquiina consta todo o histórico desta paciete, e, estando travado, não tenho como operá-la, é caso, literalmente, de vida ou morte, se alguem tiver a senha padrão para destravamento da BIOS me ajudem...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.