Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slides sobre o futuro do GNOME

Notícia publicada por brain em novembro 27, 2003 11:14 AM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) disse: "Slides de um encontro sobre o Gnome (apps,projetos,desafios,etc..), define muito do que virá Gnome afora.Vale a pena conferir."

O que chamou mais a atenção de vocês?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Mandark () em 27/11 11:17

Fora que São Paulo virou Sao Paolos no slide... até legal.


» Ricardo () em 27/11 12:33

Gostei do destaque dado a São Paulo e aos ATM's do Banrisul.
E também achei legal as recompensas em dinheiro para projetos que possam ajudar a entrada do Linux nos desktops.


» lombra () em 27/11 12:42

Achei maravilhosa a Citacao dos Telecentros de Sao Paulo e dos ATM's do Barisul. Isso mostra que o Brasil esta a frente de muitos lugares do mundo.


» danieldefloripa () em 27/11 13:07

Graças a Deus... um novo file selector...

http://www.nat.org/brooklyn-gnome-summit/img16.html


» Thomas () em 27/11 13:36

É mesmo.
O file selector atual é, no mínimo, nojento de usar.


» Job () em 27/11 14:30

Gostei principalmente do Nautilus, espero que tenha mais recursos que o atual. Uso atualmente o GNOME, estava ate a alguns dias atras no kde. Mudei, por que é mais rápido e o Stardict funciona melhor, como tb é melhor o gerenciamente de aplicativos travando.
Mas, sinta falta dos recursos do Konquerer, dos menu com os apl. recentes, e a facilidade de colocar icones na barra. Mas velocidade e gerenciamento de erros o Gnome é melhor, e alem disso o gdesklets é muito mais rápido que o Karamba e melhor estruturado para desenvolvimento.
:)


» Alexandre Figueiredo () em 27/11 14:35

O que me chamou a atenção mesmo, foi lembrar do Brazil e mostrar os nossos projetos como exemplo para um evento internacional.
Chamo isso de previlégio.

Viva o Brasil, viva o software livre.

[ ]s
Alexandre Figueiredo


» Welington R. Braga () em 27/11 14:58

Aplausos para a comunidade linux do nosso Brasil.
Telecentros SP, Banrisul. Dez!!!
Só faltou falar q os crackers do Brasil estão dando show tb! ;-)


» Carlos Araujo () em 27/11 16:05

além da exposição de soluções Linux no Brasil, bem notado por vocês, fiquei particularmente interessado na abordagem da arquitetura Gnome,o pessoal está com a pista larga para construir inovações e aplicações novas.Parte desse esforço pode ser visto aqui na campanha Desktop Integration Bounty Hunt em http://www.gnome.org/bounties/ e pelo jeito Integração é o mote e ainda pagam um din din pra quem melhorar as apps existentes. :-)


» Julio Nobrega () em 27/11 16:37

O que eu mais gostei foi o Dashboard (não lembro em qual slide tá). Associar informação é muito legal, pode levar você a lembrar-se de várias coisas ou pensar em outras.

Poder digitar o nome de alguém e ver tudo no seu sistema relacionado à ela é só o começo. Para as empresas, no momento da conversa com o cliente ou na composição de um email o computador trazer informações relacionados é fantástico, também.


» Guaracy Monteiro () em 27/11 16:41

Ei. Onde consigo aquele papel de parede que aparece no computador de Sao Paolo (slide 7)? Não vale STFW?


» spectra () em 27/11 21:27

Além do destaque aos projetos brasileuros que todos comentaram, gostei muito do novo seletor de arquivos e das novidades como ENVIAR PARA e melhor integração entre os APPS, melhorias no Evolution, e outras bilongas mais!!! É show, e basta alguns mêses para ninguém mais querer ouvir falar e MS$ !!!

Junta isso com umn novo Xserver e temos o power linux desktop com kernel 2.6!!!!!!!!!
Sem falar na melhor integraçºao com OpenOffice e o que virá nas novas versões....

Já estou testando o 2.6 em casa!!!


» Xtian Xultz () em 28/11 08:40

Soh faltou incentivarem a fazer o Gnome e/ou GTK mais rapidos e menos consumidores de memoria...
Nao tenho uma maquina topo de linha, meus 512M de RAM sao compartilhados com mais sete terminais, e nao posso me dar ao luxo de usar um desktop eye-candy mas que tem um monte de bloatware.
Eh incrivel, quando abro um browser que usa GTK como Firebird ou Galeon num site simples de tudo, como o www.sidetalking.com, que eh soh um monte de imagens, o terminal vai para o saco porque usa mais de 40M de memoria do terminal, mais uma porrada no servidor, enquanto um browser simplinho como o Dillo ocupa meros 1,5M de memoria do terminal. Dessa maneira, a abstracao de rede do X vai ficar inutilizavel, porque o trafego tah absurdo e os terminais estao precisando cada vez mais de memoria para ficarem no ar, em contrapartida o Terminal Services da MS tah exigindo cada dia menos banda e menos memoria. Estou vendo alguns negocios com respeito a estacoes diskless, e eh muito tentador usar a solucao MS com Windows Embedded, por esses motivos, e eu odiaria ter que fazer isso, mas ninguem parece estar pensando nesse aspecto. Chego a imaginar que os desenvolvedores do Qt e do GTK teem maquinas desktop com processadores de 3G com 2G de memoria RAM, e estao rindo aa toa. Todo o trabalho pode ter uma aceitacao minima por esses motivos... o que eh lastimavel.


» Thiago () em 28/11 09:06

Os ATMs do Banrisul. Publicidade bem vinda.


» Ark () em 28/11 20:59

Xtian Xultz: veja como ninguém tá ligando isso... quando o comentário é desfavorável o pessoal ignora...

O que mais me chama a atenção nisso, é a propaganda do gnome: se o Ikaza peida, aparece na mídia. O KDE sempre foi melhor, mas é um projeto muito mais silencioso.


» Xtian Xultz () em 28/11 22:31

Uma vez eu vi numa entrevista com um dos desenvolvedores do KDE que o que ele mais admira no projeto Gnome eh o marketing dele, pois ele realmente eh muito falado. Nao acho isso um defeito, acho que marketing eh uma questao de inteligencia. Eh a maneira mais pratica de atrair colaboradores.
Mas particularmente, acho o KDE tao ou mais bloatware que o proprio Gnome. Em minha maquina simplesmente nao ha condicoes de se usar KDE, se um usuario usa, a maquina fica quase que tomada por ele, em um sistema de clientes <> servidor, desempenho eh vital. Hoje no Brasil os maiores projetos de uso de Linux para a populacao faz uso do sistema de terminais remotos, quem nao usa nao faz ideia do potencial e da mportancia disso. Quando as empresas descobrirem o quanto podem ganhar com estabilidade, manutencao, hardware e energia eletrica usando clientes magros, vai ser uma explosao de uso de Linux em empresas, e quem eh profissional da area precisa se ligar urgentemente nesta tecnologia. E sentir medo do bloatware...


» RJP () em 29/11 00:12

Essa reclamação do Xtian Xultz procede e muito. Aqui em casa o GNOME consome um bom espaço. Roda rápido (é um Athlon 1400 c/ 256 Mb de RAM), mas mesmo o GNOME 1.4 ficava inviável no meu Pentium 166 e 32 Mb de RAM (máquina q uso no trabalho). KDE 3.1 (do Mandrake) sofre num Pentium II 300 c/ 64 Mb de RAM (outra máquina q tem no meu laboratório).
Acho q as pessoas estão querendo por penduricalhos bonitinhos (mas esse não era o papel do Enlightenment?) mas esqueceram de enxugar a máquina e reduzir seu tamanho. Adoraria ter GNOME 2.4 rodando na minha linuxbox do trabalho, mas é impossível.

E sinceramente, Miguel de Icaza sux, Stallman sux, todo mundo sux (inclusive eu). Uns sux menos q outros, pelo menos isso. =)


» Manoel Pinho () em 29/11 10:58

A questão da propaganda é fácil de se explicar. O Gnome é predominantemente um projeto feito por americanos e empresas americanas, enquanto o KDE é feito por europeus (principalmente alemães) e empresas européias (a Trolltech é).

E americano sempre foi melhor de marketing do que alemão...


» Ark () em 29/11 12:07

Xtian, que bom que o Gnome é levinho, né?


» anonimium () em 30/11 14:37

Eu acho que o problema do consumo de recursos por parte de gnome e KDE seria um grande problema se so houvessem estes dois ambientes disponiveis.
No caso em questao, usar um XFCE, blacbox e outros magrinhos nao resolvem o problema? Se nao, paciencia, o negocio é usar a solucao que resolva o problema a contento, seja ela de que fabricante for.


» anonimium () em 30/11 15:07

Esqueci de dizer uma coisa. Um browser alternativo e que talvez interesse é o epiphany. Ele usa a engine do mozilla, logo não espere nada muito leve, mesmo assim me parece mais leve do que usar o Galeon. Do Firebird nao posso falar, por que nao o conheço.

Tambem penso que comparar estes browsers com o dillo e outros browser mais enxutos e com menos recursos so é util se nao há necessidade dos cliente acessarem site cheios de pendiricalhos. Caso contrario, é inutil bradar as maravilhas do dillo se este não consegue abrir o site direito.


» bruno maia () em 04/12 02:56

_______________________________
O melhor projeto já desenvolvido em linux,foi o do Gnome 1.4, que usava uma excelente engine do GTK,E era extremamente maleável, no quesito configurabilidade.Eu usava o painel do gnome meclado ao Window Maker e tinha um verdadeiro X11 ( o caça ), em minha máquina. No mais, era também possível dar um ´´chute na bunda do Nautilus´´, utilizando o acessível GMC.Contudo os desenvolvedores baixaram o santo da burrice americana, nos ¨presenteando¨ com o Gnome 2.xx, que, em suma,faz o mesmo exigindo o máximo.O tal do metacity é de dar nojo.As fontes com suavização são borradas, feias e ilegíveis. Programas outrora rápidos, como o gtcd, e o painel, foram substituidos por tranqueiras pseudo-lights, três vezes mais pesadas. Além de tudo o Gnome, hoje, penaliza também a CPU.
Estou aconselhando o uso do Kde, que está ficando mais otimizado a cada versão,e, apesar de consumir memória pacas,desonera toda o MicroProc. para outros trabalhos.O konqueror também é bastante rápido como Browser, embora péssimo como gerenciador de arquivos.
________________________________________________


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.