Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo brasileiro continua acenando para o software livre

Notícia publicada por brain em novembro 18, 2003 10:45 AM | TrackBack


Haroldo Lage (luthorbh@yahoo.com) disse: "Essa notícia saiu na página de negócios eletrônicos do portal Terra. 'Se pretende mesmo cumprir a promessa de melhorar a vida de milhões de brasileiros que vivem na miséria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe que um dos desafios-chave é quebrar a exclusão digital. E se isso significar evitar a Microsoft no maior país da América do Sul, assim será.' A notícia não é nova, mas é a primeira vez que a vejo ser mencionada fora do circuito técnico. Leitura rápida sem grandes pretensões, embora cometa o erro, muitas vezes repetido, de justificar o uso de software livre como uma escolha econômica e não por mérito técnico."

Solano Krabbe (solano.krabbe@cambarasa.com.br) disse: "Foi publicado no site do Terra uma reportagem interessante sobre SL e o atual governo brasileiro. Mas acho que independente de ser em relação ao governo, serve como reflexão para todos nós que atuamos em áreas onde se possa mudar de atitude, em benefício da empresa, do município, da escola, de nossa casa.""

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aridnei () em 18/11 12:02

Vejo como um problema, basear o uso do Linux apenas pela economia. O mercado de Linux está sendo grandemente transformado pela posição de muitas distros e pela posição de grandes produtores de hardware e software (IBM, HP, Dell, Microsiga, etc). Vejo que essas grandes empresas estão fixando suporte e garantias de seus produtos apenas para distros comerciais e caras. Pode-se observar isso pela razão de geralmente ñ oferecerem garantia ou suporte para distros como Debian, Slackware, etc.
Essa questão de redução de custo com o uso de software livre tenderá a ser cada vez menor pela tendência do mercado.
Então essa não deve ser o unico argumento.
O que acham disso? Alguem mais tem observado isso?


» jcarlos () em 18/11 14:48

não acho que seja errado o governo pensar no software livre pelo lado de se cortar gastos, se tivesse uma alternativa aos programas utilizados pelo governo com mais tecnologia e mais caro também não seria uma boa.. o que acho errado é ver o software livre APENAS pelo custo, e se esquecer dos benefícios tecnológicos..

e outra coisa.. já está na hora do governo parar de acenar e pegar na mão do software livre


» unnamed () em 18/11 15:27

O que me preocupa na implantação do Linux no país é que o sistema operacional pode se popularizar, mas temos que levar em conta que pouca gente no Brasil entenderia os reais propósitos do Software Livre, e não contribuiriam com a comunidade.

E, infelizmente, eu acredito que o rWindows nunca vai desaparecer... Por mais fácil que seja utilizar uma distribuição como o Kurumim, dificilmente alguém ignorante em computação, que não saiba fazer mais do que jogar paciencia e ouvir musica no rWindows, troque o "CD de backup" do comprado por 5 reais no camelô da esquina pelo CD do Kurumim comprado da Linux Mall que com frete parece que sai com o mesmo preço. Isso nem sempre é negativo, já que quem compra esses CDs não vai pensar em pagar por alguma coisa que está disponivel gratuitamente.

Existe um risco de que o Software Livre seja confundido com "agora tá tudo de graça". A sorte é que os que estão habituados com o linux são parte de uma elite intelectual, que em grande parte está ciente do seu papel de colaborador dos ideais do Software Livre, financeiramente, como esenvolvedores, ou ambos.

É preciso ensinar antes a lidar com o Software Livre, antes de que ele vire uma bagunça. Eu sou de acordo com a idéia: não mostre o caminho a quem com certeza não vai retribuir. E no momento a grande parte da sociedade brasileira não iria retribuir, mas felizmente, esses também não terão acesso ao desenvolvimento, como reflexo de seus próprios erros, preferindo a pirataria e a comunidade às soluções que dependem de colaboração e compartilhamento.

Eu não mostraria o Linux a um amigo que não fosse agradecer à comunidade. É como jogar as chaves da prisão ao prisioneiro: você vai ajudá-lo, mas isso não vai ser bom pra quem está livre... e nós estamos livres.


» Flavio Moreira () em 19/11 00:02

" continua acenando " ...

... só se for acenando para dar ADEUS ...

... o discurso não casa com a prática ...

... é muita reunião, proposta , estudo , discussão ... e AÇÃO EFETIVA nada!!!

O provérbio burocratez já diz que
"QUEM NÃO QUER RESOLVER NOMEIA UMA COMISSÃO"

"QUEM NÃO QUER IMPLANTAR MONTA UM PROGRAMA-PILOTO" ...

Chega de masturbação verbal do governo PT (quero dizer do Governo do Zé Dirceu) .

PS: Votei para senador no PAULO PAIM .. e até ele já tá de saco cheio (ou seja , ainda existe político com coerência entre discurso e mandato , mesmo no PT)


» Leonardo Coldebella () em 19/11 19:54

Pelo visto o colega não anda lendo as últimas notícias!
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001015.html
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001340.html
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001162.html
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001094.html


» Lewis () em 20/11 01:17

Eita pessoal apressadinho, sem dizer ignorante.

O governo já está usando SL, só não tem outdoor mostrando isso, como nunca teve mostrando que usava Windows.

O governo é do Lula e não do José Dirceu, seu babaca. Quem é PT vota em legenda não em personalidades.


» Flavio Moreira () em 20/11 01:55

Como tem gente otária que acredita em noticia de jornal plantada por assessoria de imprensa ...

ME MOSTREM UM UNICO ORGAO 100% S.L. !!

tem que acreditar é no DIARIO OFICIAL com as COMPRAS de licenças de software proprietario e de micros com OS embarcado ...

lembram do episodio Mico$oft x Cristovam Buarque ... EU NAO ESQUECI !! ! ! !!

Falar é fácil .. difícil é baixar uma MP proibindo a compra de qualquer micro com Win (venda casada)


» Flavio Moreira () em 20/11 02:22

Complementando .... segundo o edital
http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/edital_012003_ctinfo_cnpq.htm

(primeiro era 6 milhoes ... aí vão para a imprensa e fazem o alarde todo - ... depois sai o edital com 2,3 milhoes ... e ficam bem quietinhos como se o povo fosse trouxa)

o resultado do Edital sai 30/11 !

Vamos ver que IMPORTANTES projetos serão beneficiados com esse dinheiro (que virtualmente não dá prá nada ... qualquer empresa de porte médio/grande investe isso em um sistema - o que dirá o governo ... agora para comprar licenças MS parece não ter problema algum ... tirarm a exclusividade da TBA ligada ao que parece ao "Jorge do FHC" para beneficiar algum companheiro que tenha perdido a eleiçao.

Gostaria que no dia 30/11 tivessemos na lista de projetos de SL apoiados :
* Programa para Hospitais Publicos (o HosPub, que é uma boa iniciativa , mas não se sabe o porque - não é o programa padrão em TODOS os Hospitais do Pais)
* Adequacao do OpenOffice ao PT_BB - Sim o governo quer usar o OO mas tem que contribuir tambem - assim é o modelo ... se ele gasta digamos R$ 100 milhoes em licenca Office MS então deveria investir R$ 10 milhoes no OO !!! Nada Mais justo.
* Programas para Administracao Municipal (saude,protocolo, iss, iptu, contabilidade publica, licitacao, almoxarifado, pessoal, transportes, etc - para acabar com a roubalheira implantando um sistema UNICO de licitacao e publicacao eletronica - de forma a tornar publica qualquer compra de palito de dente em qualquer prefeitura do interior do Amapá por exemplo.
* Sistema Educacional em SL : Para desenvolver softwares educativos para as escolas .

etc etc etc

Vamos ver em 30/11 QUE BICHO QUE DÁ !!!


» Leonardo Coldebella () em 20/11 08:49

Saudações a todos!

"ME MOSTREM UM UNICO ORGAO 100% S.L. !!"
Não conheço nenhum e acho que tão cedo não devo conhecer. Alguém disse que isso iria acontecer? Eu acho que não.
O que o governo quer é priorizar o uso de software livre e não acabar com o software proprietário.

"tirarm a exclusividade da TBA ligada ao que parece ao "Jorge do FHC" para beneficiar algum companheiro que tenha perdido a eleiçao."

Que te disse isso? Pode provar esse esquema de benificiamento ou é meramente especulação?


» Flavio Moreira () em 20/11 11:31

"Que te disse isso? Pode provar esse esquema de benificiamento ou é meramente especulação?"

Quem disse isso foi a revista ISTO É !

http://www.terra.com.br/istoe/1610/politica/1610caixinha.htm

;-)

O maior obstáculo a implementação de SL no governo é que o custo é mais baixo ... logo MENOS dinheio rola de propina ...

O administrado publico corrupto pode ganhar digamos 2.000.000 em uma compra de 10.000.000 -
QUAL O INTERESSE DELE EM COLOCAR S.L. ?

Ele não vai ganhar nada !!

... por que politicos votariam leis EFETIVAS (nada da balela de "preferencialmente sl") " se ficariam sem a "caixinha" que os reelege ???


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.