Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Software Livre e Igualdade

Notícia publicada por brain em novembro 17, 2003 11:00 AM | TrackBack


Sulamita Garcia (toskinha@noisemakers.org) disse: "Estava lendo notícias sobre o Congresso Internacional de Software Livre em Curitiba (um evento bárbaro, uma experiência e tanto), quando algo chamou atenção do meu lado feminista. Era a entrevista de Pia Smith, presidente do Linux Austrália, dando uma prévia sobre a palestra que viria a fazer, "Software Livre é coisa pra Macho! As mulheres e o Software Livre". Ela afirmava que na Malásia, 45% dos profissionais de informática eram mulheres. Não acredita? Confira!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/11 11:43

Só acho que assim como pode não ser adequado usar o Software Livre para defender sua causa política (comunismo, petismo, liberalismo, ericraymondismo ou o que quer que seja), também não é para defender o feminismo. No FAQ do br.linuxchix, por exemplo, consta como fato (e não opinião) que a Genética influencia pouco ou nada a divisão de áreas entre homens e mulheres, e apresenta as diferenças genéticas entre homens e mulheres como uma falácia absurda.

Por mim, essa discussão deveria ser aberta de modo mais científico e menos social. Se a natureza fez homens e mulheres diferentes, inclusive no nível cerebral, não é porque ela é "machista".


» Sulamita Garcia () em 17/11 13:36

Patola, não é defender feminismo, é defender igualdade. De tantos casos que se defende o uso do software livre, isto seria apenas mais uma consequencia.
Concordo que se poderia levar para o lado cientifico, que realmente não consegue demonstrar diferença alguma. Quer dizer, uma de cada 100 pesquisas encontram, mas estas ganham o espaço de 1000 na midia. Se vc pesquisar um pouco mais a respeito da "diferença cerebral", vai ver uma pesquisa extremamente invalida e desconsiderada por cientistas serios. O google é seu amigo.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/11 14:51

Sulamita, discordo de seu posicionamento. Acho que ignorar as diferenças fundamentais entre a mente feminina e masculina e apelar para a desculpa do "patriarcado" ao justificar a menor participação de mulheres na produção cultural humana é escapismo. Há, sim, diferenças, muito bem explicadas por ciências como a Psicologia Evolutiva e Genética Comportamental - ciências essas em que as diferenças mentais sexuais não são nem mais contestadas.

Nas ciências humanas também temos como defensora das diferenças fundamentais a eminente feminista Camille Paglia, autora do livro Personas Sexuales - livro em que discorre longamente, com profusão de exemplos e casos, essas diferenças, e afirmando com todas as letras que o homem é, sim, mais propenso a ter produção cultural geral, especialmente nas ciências exatas mas não só nelas, principalmente por algo que ela chama de "caráter obsessivo masculino". Seria complicado eu tentar resumir tudo o que ela diz aqui, então fica só a citação mesmo.

Na genética comportamental e psicologia evolutiva posso te recomendar qualquer livro sobre Seleção Sexual (um dos dois mecanismos básicos da evolução, junto com a Seleção Natural), que vai desmentir claramente e com variedade de exemplos a idéia de que as diferenças entre os sexos são apenas culturais. Em especial, recomendo o livro "A Mente Seletiva - Como a Escolha Sexual Influenciou a Evolução da Natureza Humana", de Geoffrey F. Miller, talvez a obra mais reconhecida da atualidade sobre o assunto, elogiada por biólogos do porte de Richard Dawkins ("O Gene Egoísta").

Google? Hah. A Web é um amontoado de verdades e mentiras, e dá pra achar defesa pra qualquer besteira por ela. Prefiro recorrer à Fonte - aos tratados científicos feitos sob pesquisa controlada e com revisão de pares. São imensamente mais seguros. É claro, uma vez que conheçamos os nomes que escrevem estes tratados fica mais fácil achar outras obras suas na internet. Como essa do Geoffrey Miller: http://bellarmine.lmu.edu/faculty/mmills_fp/Sexdiffs/spr03/Vaidman-summary-050103.htm e a famosa entrevista que a Camille Paglia deu à playboy (existe uma versão traduzida em algum lugar): http://privat.ub.uib.no/BUBSY/playboy.htm

OBS.: Obviamente eu não estou argumentando, apenas citando fontes. O assunto é complexo e acho que não há muito espaço pra isso aqui. Exigiria muita energia de cada parte e acabaria ficando muito fora do tópico.


» Sulamita Garcia () em 17/11 17:02

Cada um acredita e prova no que quer. Não faz muito tempo que cientistas provavam que a Terra era chata. Não faz muito tempo que era "provado" que diferentes raças (geralmente brancas) eram superiores a outras. Mas se vc prefere acreditar que mulheres são geneticamente desfavoráveis a ciencias exatas, temos entao alguma revolução genetica que aconteceu em menos de 10 anos, na Malásia, diferente de todas as outras que levam alguns milhoes de anos para acontecerem. Vai ver daqui a pouco vão "provar" que as malasianas tem algum DNA diferente...


» Daniel Fonseca Alves () em 17/11 17:06

Quero apenas dizer que a discussão sobre a existência de diferenças entre homens e mulheres é valida desde que não entre no terreno do preconceito.
O genótipo de um indivíduo não é fator determinante em sua personalidade e capacidade.


» Daniel Fonseca Alves () em 17/11 17:10

Lembrando que a genética é uma ciência nova e nem todos os seus efeitos são conhecidos.
Discutir sobre suas consequências ainda é muito especulativo e acaba caindo no preconceito.


» Pacozila () em 17/11 17:32

Peraí, tem muita confusão de conceitos aqui. Primeiro, diferença não quer dizer que um é melhor que o outro, quer dizer simplesmente que são... diferentes :).
Segundo, DNA não é determinante. Nosso código genético fala em possibilidades, sobre as quais a cultura vai 'trabalhar'. (Caí no simplismo (!?), mas não quis aprofundar no tema).
Terceiro, se alguém está defendendo a igualdade pressupõe-se que exista (ou que alguém defenda) a desigualdade. Sinceramente, eu nunca vi esse tipo de preconceito (até no dilbert tem personagem feminina). No máximo, presenciei preconceito de mulheres com as ciências exatas...
Quarto, já deixei de acreditar na verdade absoluta há muitos milênios. Sim, discordo de muitos cientistas renomados e 'toda unanimidade é burra'.
Por fim, dou a maior força de se defender um movimento ou idéias, só chamo atenção ao fato de que defendê-las como uma coisa única e imutável cria automaticamente seu oposto e é aí que preconceitos, de fato, surgem.

Viva as diferenças!


» Manoel Pinho () em 17/11 18:00

Eu sinceramente não acredito em diferenças que justifiquem superioridades raciais ou sexuais, mas é fato que os hábitos culturais das sociedades influem e muito nas aptidões de cada um.

Conheço muitas mulheres inteligentes, inclusive na área de informática e de outras ciências exatas. O fato é que a grande maioria das mulheres não costuma ser tão "obsessiva" com as coisas dessas áreas. As mulheres, talvez por serem criadas para serem mais polivalentes, tendem a separar mais o trabalho do lazer e vida pessoal. Por exemplo, conheço muitas que trabalham com informática mas em casa não têm o computador como hobby. Usam carro para ir e vir mas não "curtem" lavar ou incrementar o carro como a maioria dos homens. A vida dos homens geralmente gira em torno do trabalho, deixando em segundo lugar tudo o mais. Os homens foram criados por milhares de anos para serem os provedores.

Em comparação, nós homens somos mais "monotarefa" e não temos o mesmo perfeccionismo em tarefas rotineiras. No fundo, creio que somos eternas "crianças", criadas pelas mães e depois pelas esposas. Mas as crianças também normalmente têm muita curiosidade e desejo de aprender. E curiosidade é fundamental para pesquisadores. Talvez por isso vejamos muitas mulheres bem-sucedidas em várias áreas mas pouquísimas (proporcionalmente) nas áreas de pesquisa, especialmente técnicas.

Resumindo, creio que seja tudo cultural e admiro a força de vontade e capacidade de realizar múltiplas jornadas das mulheres. Creio que em pouco tempo essas diferenças culturais tenderão a desaparecer. Só não sei se a falta da divisão das tarefas entre homens e mulheres se refletirá negativamente nas famílias e filhos... Mas aí deixo para os antropólogos e sociólogos.


» CBral () em 17/11 19:14

Sem contar Sulamita que nao adianta nada falar, muitas das vezes a desigualdade igual a essa levando em fato o que foi feito, posso tar enganado ou talvez ainda nao precisei, mais ainda nao vi nenhum software livre feito exclusivamente por mulheres, ou alguma altidade relevante, o que temos sao Stallman, Linus, Ian, Tossati, Alan Cox... falar sem fazer nao adianta, mais ai a Sulamita vai dizer temos agora o sotware livre mulheres, mais o que adinta tutorial e noticias pouco valem, sem desmerecer a pagina do Augusto e a que tem e aborda melhor conteudo linux no Brasil, agora vira pro Stamall ou Linus e pergunte voce leu as noticias do Augusto Campos hoje, eles vao perguntar quem e Augusto, agora vira para eles e diz a Carleton S. Fiorina ou Carly liberou todos drivers dos produos sobe gpl. Uma coisa e papagaiar outra coisa e fazer. Agora se a Sulamita fizer um pacote gpl que tenha relevancia parecida com gcc, ou ter uma posicao igual a do Alan Cox, concerteza ele vai pro altar gpl, e certamente a expressao software livre e coisa pra macho vire piada.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/11 19:15

Pavão, a ave. O pavão macho é bem diferente do pavão fêmea. Certo? Isso acontece por causa da seleção sexual, que fez os pavões com caudas maiores terem maior propensão a acasalar, por conseguinte espalhando seus genes na população, mesmo que a cauda maior tenha alguma desvantagem na sobrevivência (as vantagens na obtenção de parceiras compensam isso). Esse é o mecanismo básico da seleção sexual. Quase todos os animais com mais de meio centímetro de comprimento passam pela seleção natural e têm diferenças entre os sexos. Nós mesmos, humanos, temos diferenças anatômicas bem pronunciadas entre os sexos. Qual o raciocínio para justificar por que não teríamos também diferenças mentais, já que a mente é um fator claro de seleção sexual? Quer coisa, por exemplo, que diferencie mais o comportamento que hormônios? E hormônios masculinos e femininos têm efeitos bem conhecidos e bastante diferentes.

A seleção sexual poderia ter feito os homens mais inteligentes que as mulheres ou vice-versa. Felizmente, isso parece não ter acontecido; as médias em QI são bem perfeitamente equivalentes. Mas se tivesse acontecido, teríamos que aceitar isso e não ficar imaginando que é por imposição cultural. A evolução não é politicamente correta e não obedece a padrões morais.

No entanto, apesar de o chamado "fator G" (fator geral de inteligência) ser o mesmo, as capacidades particulares para determinados trabalhos costumam ter diferenças acentuadas entre homens e mulheres. homens, por exemplo, costumam ser melhor para ciências exatas; mulheres costumam ser melhor na linguagem; homens costumam ter o hábito de exibir seus trabalhos para impressionar em uma ordem de magnitude mais do que as mulheres. Homens costumam também ser mais obsessivos. GERALMENTE, lógico, não implica em SEMPRE. Mas há a tendência geral, por conformações biológicas. Existem inúmeros casos mostrando isso, inúmeras experiências feitas, inúmeras explicações evolutivas consistentes. Querer ignorar isso e partir pra um "cada um acredita no que quer" é negar o mais básico do Método Científico, é como querer dizer que 2+2=5.

Sobre a ciência cometer equívocos, claro que cometeu, e eu não estou aqui pra falar em nome de toda a ciência ao longo da história. Mas ela é o melhor que temos, pois se testar. Essas ciências citadas já tem um tempo de estrada e estão bem consolidadas e não há realmente algo que as desminta. Se a Terra era considerada quadrada antes, é porque resolveram ignorar os cálculos anteriores dos gregos (que inclusive calcularam a circunferência da Terra redonda) e não aplicaram um bom Método. Não era Ciência, portanto. Era simplesmente crença popular.

Raças humanas não existem, segundo a biologia. Existe apenas uma raça, e o que se chamam de 'raças' e 'etnias' hoje não caracteriza raças biológicas.

As conclusões sobre diferenças entre os sexos da psicologia evolutiva são mais globais do que se pensa. Não são fechadas em sociedades ocidentais patriarcais. O problema é que não existem muitas sociedades atualmente em que o poder da mulher seja equivalente ou maior que o do homem. E o próprio patriarcado existente embaça a distinção entre o que é cultural e o que é nato, razão pela qual algumas pessoas simplesmente concluem que tudo é cultural - uma atitude escapista.

Sobre as malasianas, caso que não conheço a fundo, o que posso afirmar? Sim, é um caso curioso e digno de estudo. Mas são tantos outros casos, com bebês, inclusive (em que a influência cultural é praticamente nula) que tendo a pensar se para elas não há algum incentivo especial que mude o equilíbrio. Ou se simplesmente a propensão às ciências exatas é superstimada na psicologia evolutiva (o que não desmente, porém, outras propensões).

O pior de tudo é que minha sugestões foram ignoradas como algum flame. Não, sinceramente, eu li os livros que citei e os recomendo. São muito interessantes para entender algumas atitudes modernas que evoluíram no pleistoceno para a raça humana. Não quero aqui gerar flames (mais?), apenas atentar para o fato de que tentar levantar a bandeira do feminismo radical e ignorar diferenças inerentes a cada sexo é tão prejudicial quanto querer pressupôr uma superioridade de um sexo sobre outro baseado em parâmetros arbitrários.


» Sulamita Garcia () em 17/11 20:20

Patola, eu desisto. Como vc mesmo afirma, se vc pensa que as malasianas são um caso digno de estudo, que posso fazer... há quem diga que a evolução é uma fraude, não? Fazer o que...
E CBral, aconselho vc a verificar o trabalho do KDE Woman; a procurar o nome de Val Henson no fonte do kernel; Telsa no Gnome; veja quem fez os shadow passwords; e quem trabalha com integração de sistemas, sabe o quanto vale uma boa documentação...bom, mas talvez vc tenha tido alguma grande contribuição para achar isto pouca coisa...
Claro q sao poucas. O que vcs parecem não aceitar é que o fator social influencia muito mais do que se diz. E a Malasia é uma prova disto. É tão dificil aceitar?


» Deyson Thomé () em 17/11 20:34

Nossa !!! Só faltava essa, Movimento do Soft livre feminista, machista , gay. O Patola é bacana, se expressa com propriedade. Existem tratados sobre o comportamento das mulheres, agora, que mulher é diferente de homem é, um exemplo é capacidade de orientação, isso é comprovado também no meio militar, o homem tem uma capacidade natural para se orientar geograficamente e etc, é só um tópico, não quer dizer que somos melhores ou piores, não tem nada há ver , a mulher já tem espaço, é só fazer a sua parte, agora dizer que é discriminada por isso não tem campo , isso é característico das mulheres, reclamar,. Chega de reclamar, quem tem competência se estabeleçe e pronto, ficar gritando não vai daR VAGA EM CAMPO TECNOLÓGICO, no campo tecnológico tem que dominar a tecnologia e dar conta do recado só isso, faça isso, e sexo não vai contar, feminismo é coisa do século passado.


» Carlos E. Morimoto () em 17/11 23:16


Uma coisa que é importante destacar é que a informática está atualmente relacionada com praticamente qualquer área criativa. Mesmo entre as linguagens de programação existe todo o tipo de solução. Não é preciso ser um gênio em matemática para programar.

Eu sou um exemplo de pessoa muito ruim em exatas, mas isso não impede que eu consiga fazer algumas coisas interessantes.


» fim de papo () em 17/11 23:45

Meu.. temos que admirar as mulheres! Elas são boas no sexo! Sabe cozinhar, etc!

Seguinte, quem sabe faz, quem não sabe, fica na sua...


» CBral () em 18/11 00:04

Sulamita eu ainda nao tive minha contribuicao, mais o que voce me sitou e pouco, nao existe uma Stallma , uma Linus, uma Patrick mais uma coisa o Brasil ganha da Malasia, aqui a mulheres nao sao submisas ao homem, sao as que querem la e pela propria cultura, o que adinta ter 40% ou 100% numa area sendo que outras nao podem nem comentar, aqui tudo e livre.


» flaviothunder () em 18/11 00:15

Dêem uma olhada neste link :

http://informatica.terra.com.br/ebusiness/interna/0,,OI213522-EI716,00.html

Acho uma discussão muito mais útil que essa.

E graças a Deus que existem as mulheres, se não existissem não haveria conhecimento que fizesse esse mundo valer a pena.

E eu quero mais é que as mulheres se dêem bem, pois assim minha filha ganhando muito bem no futuro pode sustentar o "véio" aqui pra que eu possa curtir a apsentadoria numa boa (tá tão longe...)

Sucesso a todos


» Douglas Augusto () em 18/11 00:36

É preciso tomar muito cuidado com o reducionismo, principalmente nas áreas envolvidas com a teoria da evolução, como psicologia evolutiva. Inclusive Richard Dawkins, consciente, sempre relembra este alerta.

Certamente o maior fator da exclusão das mulhers no software livre é socio-cultural, indubitavelmente. Fico surpreso com a reação contrária de alguns homens da área. Quanto maior o incentivo às mulheres, mais forte a comunidade fica, mais gente para promover o código aberto. Não seriam conquistas conflitantes, é sempre uma soma. A comunidade é democrática, e todos estão convidados a participar.

A diversidade sempre foi um componente fundamental da evolução.

Ótima iniciativa.


» andarilho () em 18/11 01:01

Seria bom que não fosse necessário criar iniciativas como PSL-Mulheres e que todos se respeitassem e convivessem bem, mas acredito que o fator cultural é realmente uma pedra no meio do caminho. Acredito que até mesmo os comentários aqui (e nas outras notícias recentes relacionadas) comprovem isso (bem como o caso apresentado, da Malásia).

O que fica disso tudo é uma verdade universal: é uma gangorra. Quando muitos correm para um lado, alguns se vêem obrigados a tomar uma posição mais radical, por mais que o meio seja o melhor lugar.


» Lewis () em 18/11 02:14

É evidente o que o Patola argumenta com tanta inteligência. Não dá para levar para todos os lugares do mundo e nem para todos os campos profissionais pois o ser humano é muito numeroso e diverso. Mas provas empíricas não têm contestação: Quantas mulheres têm na sua sala da faculdade de informática ou engenharia?

No país em que vivemos, vemos mulheres ocupando locais de destaque, como em governos do estado, ministras do STJ, prefeituras importantes e muitos outros locais onde as ciências humanas estão em evidências. Não podemos dizer que a sociedade impõe isso pois elas já se sobressairam, e porque não em ciências exatas?

Querer tapar o sol com a peneira não é a solução pra tentar redimir oq homens cheios de ignorância e achismos religiosos fizeram de mal as mulheres.

T+


» Lewis () em 18/11 02:15

Eu sei, eu sei, meu português é péssimo!


» linuxman () em 18/11 07:47

Pé grande hein Susu...

já desconfiava, defende tanto as mulheres, daqui a pouco vai virar uma guerra ideológica..


rsrsrsr


» Daniel Fonseca Alves () em 18/11 08:36

Para mim esta discussão é sem sentido.
Como todos devem saber as ciências psicológicas em muitos casos nem são consideradas ciências, pois acabam dando margem a este tipo de discordância entre a influência social e genética, e mesmo as suas conclusões não são "definitivas". O efeitos são bem conhecidos mas as causas não!
A cerébro só começou a ser estudado no início dos anos 80 e muito ainda não foi descoberto, muitos avanços sim, mas é uma área nova e da margem a muitas explicações para o mesmo fato.
Pois, se a cerne da questão ainda é uma incógnita então dar um ponto final é impossível pois seria como tentar advinhar o funcionamento do pedaço de matéria mais complexo conhecido.
Como eu já disse este tipo de discussão acaba caindo no preconceito, vamos acabar com isso antes que fique pior!


» thefallen () em 18/11 09:38

Acho q esta na hora de pararmos com o trogloditismo e passarmos a enxergar as pessoas como pessoas.

A maioria das pessoas educadas ja sabe aceitar pessoas pelo q elas sao. Se existem diferencas entre homens e mulheres? Sim, com certeza. Sera q isso importa MESMO na area profissional? Acho q nao.

Agora nao acho vantajoso ficar dizendo q X% dos profissionais em tal lugar sao XYZ. Soh alimenta discussoes que XYZ eh melhor que XPTO. Isso equivale aos esforcos fracassados dos americanos de acabar com racismo contra negros. Obrigarem as empresas a ter X% de seus funcionarios negros ou descendentes de negros nao acabou com o racismo, soh piorou as coisas. Alias, esse sentimento eh muito forte por la ainda.

Sempre vamos esbarrar com algum neanderthal q acha q lugar de mulher eh na cosinha. Assim como vamos encontrar racistas e preconceituosos de todo tipo, contra brancos, negros, asiaticos, goticos, homossexuais. punks, catolicos, islamicos, judeus, etc etc etc, que sao incapazes de aceita-los como pessoas, ao invez de rotula-los.

"Clube do Bolinha" e "Clube da Luluzinha" sao coisas ultrapassadas, na minha opiniao, que soh estimulam mais segregacao. Acho mais proveitoso ignorar os comentarios preconceituosos.


» fulano () em 18/11 10:26

A Sulamita parece ter decretado Jihad contra os homens..

(eh brincadeira.. so para baixar a bola da galera, okz?)


» Sandro () em 18/11 10:46

As mulheres podem fazer as mesmas coisas que os homens, e as vezes muito melhor
e vice-versa, não se pode discutir essas cosias , cada pessoa e diferente
Graças ao patriarcado as mulheres ficaram fisicamente mais fracas que os homens, porem a maioria das mulheres tem mais paciencia, assim podendo pensar melhor em varias situações.
Não sei se vcs sabem mais os piores programadores são os preconceituosos, eles acham que estão semrpe certos, por que acham que são melhores que os outros, agor vim falar que as mulheres não tem a mesma capacidade dos homens em relação ao intelecto é besteira...
Todos temos as mesmas capacidades, só temos que se empenhar para conseguir fazer o melhor.


» marsguo () em 18/11 12:01

eu acho que está havendo uma confusao muito grande. Eu concordo que as mulheres tenham que lutar por direitos, mas nunca por igualdade. existem diferençcas entre homens e mulheres, todos têm suas peculiaridades, e nao adiante a mulher tentar ser igual ao homem. Esse desejo (de igualdade) surgiu devido a presença do machismo, em que homem era sempre visto como melhor e mais importante. desde entao as mulheres tentam avidamente a ser igual aos homens, o que é um grande erro. o fato de possuir mais homens do que mulheres nas ciencias exatas é puramente cultural, mas nao existe nada compravado cientificamente que homens sao melhores que mulheres em ciencias exatas. Existe sim diferencas enormes entre individuos, inclusive de mesmo sexo e mesma familia.

mas é bom lembrar que:
-nunca foi provado que a terra é chata.
-nuca foi provado que alguma raças sao melhores que outras
-e muito menos que o patriarcado é responsável pela fraqueza física da mulher.

como disseram acima.


» Roni () em 18/11 13:02


Essas vadias deviam é ficar na delas. Funcao de mulher é cozinhar e providenciar prazer pro homem.

Sulamita a Vadia. hehe


» Lucas () em 18/11 13:42

Bom, para os babacas e crianças de plantão!
Eu sou o namorado da Sulamita, conheço muito bem o trabalho que ela faz, e sei que ela faz muito mais que alguns que estão criticando aqui!!
Antes de falarmos mal de alguem devemos olhar no espelho (ou então pro próprio rabo)!
E com este ultimo comentário de um "homem", acho que a causa pela qual muitas das mulheres do software livre lutam tem muito fundamento.

Obs.: Roni, vc tem mãe?


» unnamed () em 18/11 15:39

Muitas vezes com certeza o preconceito vem das mulheres. A toda hora aparece um site de "alguma coisa versão feminina". Alguém já viu um site de linux só para homens??? Então por quê elas continuam se isolando da gente? Não existe motivo. O que vale é o quanto você pode ajudar a comunidade, não qual é o seu gênero sexual. Esse tipo de preconceito é absurdamente ridículo, mas é normal partindo de todas as minorias. Apesar disso, aconselho às mulheres que não contribuam com sites preconceituosos e que venham postar aqui, onde não se diferenciam pobres, ricos, pretos, brancos, e por quê não mulheres e homens?


» Pacozila () em 18/11 16:12

Há uma confusão geral, não se pode pôr no mesmo saco indivíduos e estatísticas sobre indivíduos. Não se pode misturar psicologia com sociologia, elas têm enfoque diferente. Que a média das mulheres não têm propensão às ciências exatas, diz respeito a fenômenos socias (a cultura é um fenômeno social) e é completamente diferente de falar de seres ou raças ou gêneros.

Sulamita, seu trabalho é 10, só critico a postura de luta. Luta contra quem??? Luta pressupõe um vencedor e um perdedor... Acho mais interessante falar em incentivo, apoio, valorização. A primeira postura gera polarização, essa discussão inútil de melhor ou pior, e abre espaço até para piadinhas cretinas. A segunda atitude fala em soma, crescimento, ajuda...

O LinuxChix fala em valorização, mas infelizmente tem alguma postura segregacionista. Feminismo é tão ruim quanto machismo. Listas "só para meninas" abre precedentes para que mulheres sejam excluídas também... Frases como "Pia Smith é um Stallman para as mulheres" são depreciativas para as mulheres e para a própria Pia. Pergunte ao próprio Stallman se o trabalho dele é só para os homens!


» Jack () em 18/11 17:39

A diferenca entre homens e mulheres eh puramente hormonal, e nao psicologica, social, cultural ou genetica...
As diferencas estao na quantidade de cada tipo de hormonio.. simplesmente isso.


» xxxx () em 19/11 03:29

Complementando meu raciocínio: Eu não me preocupo muito com isso! Se a mulher fosse mais talentosa com certeza eu teria nascido uma :)


» Slobodan Milosevic () em 19/11 09:55

Morimoto: Boa. Com essa mentalidade (bicha) você está quase lá. Falando em talento, desde quando traduzir alguma coisa significa isso? Vejam só que coisa. A exposição à coisas _baseadas_ em Debian faz o ego de qualquer um aumentar 10.000%. Se você é tão fodão assim meo, crie alguma coisa do zero, e não fique "chupando" o trabalho dos outros. Ahh, e não fique zuando as meninas do Linux, por que senão o pessoal vai começar achar que você tem inveja delas e tal. Isso pega mal. ;)


» arrependido () em 19/11 12:01

Essa mensagem acima não é do Morimoto, por favor desconsiderem... acabei fazendo uma brincadeira de mal gosto com uma pessoa que não merecia.


» caca () em 26/08 23:42

a verdada é que quando o que dava estatus, social, era a força, os homens sairão na frente. mas, modernamente há uma crescente nescesidade de um trabalho mais meticuloso o que favorece ao cérebro feminino. inteligencia se exercita mas aptidoes são unicas. aproveitem seu momento mulheres!!!


» caca () em 26/08 23:42

a verdada é que quando o que dava estatus, social, era a força, os homens sairão na frente. mas, modernamente há uma crescente nescesidade de um trabalho mais meticuloso o que favorece ao cérebro feminino. inteligencia se exercita mas aptidoes são unicas. aproveitem seu momento mulheres!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.