Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Terra: "Linux é 74% mais estável que Windows, aponta teste"

Notícia publicada por brain em novembro 14, 2003 11:36 AM | TrackBack


Estatística assim é melhor não ter, certo? Passamos anos vendo o Linux levar a pior em testes similares, e não é porque desta vez ele levou a melhor que a situação melhora.

Talvez a pesquisa não tivesse pretensão de ser tomada genericamente, e o erro seja de quem colocou o título na matéria. De qualquer forma, publico o link para a matéria do Terra que o Auder (scanreg@bol.com.br) encaminhou apenas como um exemplo de como fica feio para a imagem de qualquer produto publicar essas estatísticas absurdas feitas a partir de um teste específico e depois extrapoladas e generalizadas para títulos bombásticos - ainda que possam não estar longe da verdade.

Um trecho: "Gostaria que comentassem: "Com o objetivo de mostrar a empresas de todos os portes as diferenças entre o custo de propriedade (TCO) de sistemas operacionais Linux e Windows em servidores, os organizadores do IT Conference, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, em Salvador (BA), realizaram uma bancada de teste sobre o tema. (...) A pesquisa também confirmou que o downtime - tempo que o servidor fica fora do ar - das máquinas com Linux é consideravelmente menor do que nos equipamentos com Windows. Segundo as médias de downtime imprevisto, relatados na amostra, o Linux é, em média, 74% mais estável do que o Windows. Considerando que estas quedas ocasionam perda de receita e aumento de despesas, o Linux prova-se não apenas mais econômico pelo preço da licença, mas também pela sua performance superior, evitando gastos desnecessários e perdas de produção. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 14/11 12:07

Heheh... Sem comentar o termo porcentagem, alguem tinha alguma duvida ai....


» Ricardo () em 14/11 17:30

Não acho ruim falar sobre estatísticas. Mas, como toda informação, deve ser acompanhada dos métodos utilizados para a sua realização. Isso para que não pairem dúvidas sobre a idoneidade da mesma.


» Mandark () em 14/11 19:12

Estatisticas eh a coisa mais furada que existe.


» dr4cul13 () em 14/11 19:35

No meu site (www.opencode.com.br) publiquei a posição da conectiva em relação a este teste, enviada por e-mail via [conectiva News].
Resumindo: não foi tão estupida a maneira como se posicionaram em relação ao teste ...


» lilux () em 16/11 10:23

Testes, testes e mais testes. A galera gosta de testes. Vamos fazer muitos testes.
???!!~!!????!?!!!?!!?!?!!?


» hamacker () em 17/11 10:51

Mas o interessante é que a pesquisa ganha um teor cientifico+chao de fabrica, veja :
--------------
Os testes foram realizados pela IT Mídia em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA), com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da unidade da Universidade de São Paulo em São Carlos (ICMC / USP São Carlos).

Além dos testes em laboratório, foram feitas pesquisas com diversas instituições. Na etapa quantitativa, 242 empresas - 77 pequenas, 76 médias e 89 grandes - responderam questionários por e-mail. Entre os servidores contabilizados nestes questionários, mais de 20% já rodavam em Linux
--------------
Tambem não sou favoravel a estatisticas, principalmente quando possui um titulo tao chamariz como o que foi usado, mas me parece que essa estatistica possui o chamado "teste de mesa" ou "teste de chao de fabrica", diferente daquelas que sao realizadas apenas em laboratorio e é financiada por uma unica empresa.
inte+


» Rafael () em 18/11 08:22

Só Agora descobriram???

Affee...
Hahaha Ate mais :D


» Gustavo Bastos () em 18/11 16:23

Creio que a falha do artigo é não indicar onde foi divulgada a metodologia: a consistência dos resultados somente poderá ser atestada após a análise meticulosa das metodologias (do teste e da pesquisa) por todas as comunidades (Linux, MS, academia, governo, mercado e outros) e comprovação independente do teste.

Existem muitos artigos que trazem estatísticas e/ou pesquisas tendenciosas ou flagrantemente inadequadas, daí o crescente descrédito a respeito dos seus resultados.

Infelizmente, não é praxe a divulgação de metodologias. Entretanto deveria ser: os próprios meios de comunicação deveriam ser os primeiros a exigir, por questões de ética e responsabilidade.

Na esfera profissional, é fundamental ter informações imparciais e corretas. De outro modo, não há profissionalismo (não há ética).

Quem deseja mostrar que seu sistema é o melhor, ainda que em determinado nicho, tem que provar. E a demonstração precisa ser sólida.

Todos podem contribuir: basta enviar um email perguntando onde obter gratuitamente informações sobre a metodologia aplicada sempre que a mesma não estiver explicitamente divulgada.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.