Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalando o MySql no Slackware 9.1

Notícia publicada por brain em novembro 12, 2003 10:21 AM | TrackBack


Andrei Drusian (drusian@linuxbsd.com.br) disse: "Esses dias precisei instalar o MySQL, e entrei na net para ver se encontrava algum artigo que explicasse passo a passo como instalar o MySQL. Só consegui encontrar algumas informações na documentação do próprio MySQL (em inglês). Então resolvi escrever esse artigo..."

Vale lembrar que em muitas distribuições de Linux a instalação do MySQL pode ser simples e automatizada através da ferramenta de gerenciamento de pacotes fornecida pelo próprio sistema. Mesmo assim, saber instalar softwares a partir dos fontes é um talento que o bom administrador de sistemas deve cultivar, mesmo que hoje em dia ele seja bem menos necessário do que já foi no passado.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ark () em 12/11 11:09

Instruções:
1 - baixe o fonte
2 - ./configure
3 - make
4 - make install

Ou, formate o hd e faça o upgrade pra nova versão do Slack que vem com o mysql.


» giovannid () em 12/11 11:54

Slackware 9.1 ja vem com o mysql !
pra a ultima versao é só dar um upgradepkg com o ultimo pacote do slackware-current..
vem ja com o rc.mysqld que inicializa !
não precisa de nada disto


» Putz () em 12/11 13:38

"Instruções:
1 - baixe o fonte
2 - ./configure
3 - make
4 - make install"

Voces acham que para instalar qualquer aplicativo basta fazer um ./configure && make && make install .
Nem sequer fazem algumas customizaçoes e tampouco se preocupam em colocar suporte somente aos que interessa.

Acho que nao ha coisa mais explicativa do que o proprio INSTALL que vem com o Mysql . Ficar traduzindo arquivo INSTALL e dizendo que é um 'artigo' é o fim da picada. Ha varios documentos que ensinam como instala-lo, entao acho perda de tempo ficar escrevendo 'artigos' assim.


» Fabiano Rech () em 12/11 13:47

O artigo não fala que o mysql não vem no slack, mas sim ensina a fazer tudo do codigo fonte, como o Augusto mencionou, todo "bom" administrador deve saber como se faz, e não ficar preso a ferramentas que podem existir e funcionar em uma, mas em outra não. é só ler o texto.


» Andrei Drusian () em 12/11 14:13

Ei Putz!
Dê uma lida no artigo completo, antes de começar a desmerecer o trabalho dos companheiros.

Escreve um mais bacana e envie para nós, teremos o maior prazer em publica-lo.

Abraços


» Tiago Cruz () em 12/11 16:21

Drusian e Rech,

Parabens pelo trabalho!


» jcarlos () em 12/11 23:30

dei uma olhada por cima no arquivo e não me parece ser uma tradução do arquivo INSTALL, mas ainda que fosse seria bem vinda, nem todo mundo tem um bom conhecimento em inglês..
toda documentação bem explicada e em portugues é bem vinda


» Rodrigo () em 08/12 15:45

oi gostaria de saber se vc pode me ajudar ...
não tenho experiência com linux nunca usei ,mas agora estou afim de usar mas não consigo instalar ...Estou com a versão slackware 9.0 ...
Criei uma pasta no c:\com o nome de linux descompaqtei o arquivo do cd para essa pasta mas, criei o disco de boot ,mas quando dou o boot ele pede uma informação a respeito do root, mas como eu nunca mexi com o linux estou perdido,gostaria que vc me ajuda-se..


» Kadu () em 29/06 16:24

Que comentario idiota formatar e reinstalar, estamos falando de servidor seus besta !!!


» jalzerio () em 07/07 20:52

Gostei do arquivos estou usando ele como referencia para acertar o meu slack .. o my sql nao está funcionando estou instalando um novo para ver se acerta .. abraços a todos ...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.