Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IBM coloca a SCO sob pressão - no tribunal

Notícia publicada por brain em novembro 7, 2003 11:00 AM | TrackBack


As histórias sobre o caso SCO nem geram mais comentários aqui há algum tempo, mas achei que vocês gostariam de saber que a IBM está levando a disputa no tribunal a um novo patamar, manifestando ao juiz que a SCO se recusa a informar claramente quais os pontos em que há disputa, e que até o momento se nega a informar tudo que a IBM pediu (e tem o direito de saber) para poder se preparar para o caso. Entre outras coisas, a IBM perguntou quais as linhas do código do Unix que foram copiadas, e em que parte do código do Linux elas estão - identificando versão, arquivo e número da linha.

As análises que tenho lido indicam que a IBM poderia ter resolvido isto com facilidade há meses - bastaria comprar a SCO. Isto é algo que a SCO deseja tão claramente que até o contrato dela com seus advogados dá a eles um percentual caso esta compra ocorra. Mas ela preferiu enfrentar a batalha no tribunal porque investiu bastante na GPL e quer provar definitivamente que ela tem valor jurídico. E tem confiança de que não há como a SCO ganhar.

Para completar, a participação mais direta da Novell no mercado de Linux desloca bastante o ponto de equilíbrio da SCO. Por que? Porque foi a Novell que vendeu os direitos do Unix para a SCO, e o contrato entre elas permite que a Novell continue isentando de penalidades sobre violações de licenças do Unix mesmo contra a vontade da SCO.

E em uma interessante nota de rodapé, o diretor do respeitado Linux Journal, Don Marti, publicou uma carta aberta ao organizador do evento "Enterprise IT Week", que terá o CEO da SCO como palestrante de abertura, desmascarando algumas das mentiras já proferidas pelo Sr. Darl McBride anteriormente (e desmentidas logo em seguida: que o Berkeley Packet Filter seria código proprietário do Unix disfarçado, que a SCO nunca liberou os fontes do Unix, que as testemunhas da SCO eram matemáticos do MIT, etc.), questionando sua escolha como palestrante e oferecendo-se para subir ao palco e vender uma cópia de Linux por US$ 1,00 ao organizador do evento na presença de McBride.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pacozila () em 08/11 18:27

Augusto,

As ações da SCO são realmente sem comentários...

Os caras agora resolveram mexer (por favor, mexer é com X :) ) com a máfia do cinema. Espero sinceramente que ninguém resolva comprar a empresa para se livrar dos chatos, que deixem McBride agonizar até a falência...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.