Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais esclarecimentos sobre a mudança de rumo na Red Hat

Notícia publicada por brain em novembro 7, 2003 10:13 AM | TrackBack


Aridnei (aridnei@ig.com.br) disse: "Recebi a mensagem abaixo através do Grupo de Usuários Linux do Mato Grosso do Sul (www.gulms.org). Não tenho mais informações sobre a procedência, mas se proceder é uma bom esclarecimento sobre RedHat x Fedora. É apresentado como sendo o texto de Alexandre Oliva, integrande da equipe de desenvolvimento da Red Hat.

O texto do Alexandre Oliva ajuda a negar as interpretações erradas de que o Red Hat estaria deixando de ser free e outras semelhantes, e está copiado na íntegra nos DETALHES desta notícia. Ele serve como um ótimo complemento aos meus próprios esclarecimentos sobre esta situação publicados no início desta semana.

Segue a íntegra do texto enviado:

"
-----Mensagem encaminhada-----
From: Alexandre Oliva

O que foi publicado hoje como Fedora Core 1, a primeira versão estável do Fedora Project, está em testes públicos desde Julho. De fato, na
primeira versão beta pública, ainda era Red Hat Linux 9.0.9x, indicando que seria a próxima versão do Red Hat Linux, talvez 9.1, talvez 10, sabe Deus.

Percebendo que não fazia sentido continuar comercializando o produto nas caixinhas, porque quem queria comprá-lo e preferia algo com avanço
mais lento e previsível costumava preferir o RHEL, e quem queria simplesmente usá-lo gratuitamente baixava os ISOs na Internet e usava,
a Red Hat decidiu abrir o Red Hat Linux para participação de terceiros, a fim de formar uma comunidade mais participativa, e, como não pretendia mais comercializar as caixinhas desse produto, permitir que terceiros o fizessem.

Para isso, foi necessário mudar o nome do projeto, pois as marcas registradas que identificavam o produto, caso pudessem ser usadas de maneira comercial indiscriminadamente, perderiam seu valor legal, da mesma forma que xerox e gilete. A marca registrada Red Hat precisava ser protegida, por isso registrou-se outra marca, Fedora, e o que era Red Hat Linux passou a ser Fedora: um projeto criado exclusivamente a partir de software livre, com participação não só dos funcionários da Red Hat que desenvolviam o Red Hat Linux e o Red Hat Enterprise Linux, mas também de uma comunidade que está se formando ao redor dessa nova distribuição, mais aberta que o Red Hat Linux jamais foi.

Como diz na página do projeto, fedora.redhat.com, a Red Hat vai oferecer updates de segurança para as versões estáveis do Fedora Project. Mesmo que os updates não estejam disponíveis no RHN (não há
certeza quanto a isso), o up2date foi estendido para utilizar repositórios yum e apt, e o próprio yum faz parte do Fedora Core 1.
Isso oferece funcionalidade equivalente, do lado do cliente, à do up2date antigo, que só falava com of Red Hat Network, sem necessidade de registro ou pagamento junto à Red Hat. O próprio site do projeto Fedora conterá updates na forma de um repositório yum, que o up2date está configurado para usar por default, ao invés do servidor RHN.

E se você, como tantos outros, está achando o período de até 9 meses com updates curto demais, saiba que a comunidade está se organizando
no projeto Fedora Legacy, que pretende oferecer updates para versões pelas quais a Red Hat já não se responsabilize mais, por um período um tanto mais longo: não só versões do projeto Fedora, mas também do próprio Red Hat Linux.

A participação dos interessados é bem-vinda, tanto para o Fedora Core, quanto para Fedora Extras (repositórios de pacotes adicionais que
podem ser facilmente integrados ao Fedora Core), quanto para Fedora Legacy.

Espero que isso ajude a esclarecer a confusão. Por favor divida esses esclarecimentos com quem estiver na mesma confusão.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» João Melo () em 07/11 11:17

Bom Dia!!
Concordo com o Augusto Campos e com o Mad Dog, quando eles insistem em frizar a diferença entre livre e grátis: ninguém que use o LINUX ou GNU/LINUX está insento da licença GPL, devendo SEMPRE se pautar por ela. Agora, trabalhar de graça não tem graça nenhuma! :^)
Acho que aquela idéia romântica do voluntariado, principalmente na área da informática, em que o programador (ou não) dispunha de algumas horas do seu trabalho sem nem cobrar os créditos, ficaram no passado, principalmente agora que temos uma profissionalização muito forte do chamado "terceiro setor".
O movimento do Software Livre chegou num ponto em que não é necessário ser protegido. Muito pelo contrário: ele está subvertendo as relações arcaicas de então no mundo da informátíca, onde não terá mais sentido, num futuro próximo, a guerra entre o software livre e o proprietário.
Quanto ao novo projeto, o Fedora, toda força a ele e a sua filosofia.
Boa sexta-feira!!


» Augusto Campos () em 07/11 11:46

João, acho que há espaço para o voluntariado "tradicional" sim. O que não pode haver é a falsa noção de que esta é a única maneira válida de dar sua contribuição!

Abraços
Augusto


» Eri Ramos Bastos () em 07/11 17:58

É por isso que concordo com a frase:
"Free software, yes. Free labor, no"


» jcarlos () em 07/11 18:03

acredito que o pessoal que utilize redhat linux 9 em seus micros com foco principal no desktop irá contribuir como fedora, e se a comunidade fedora crescer teremos um maior desenvolvimento dessa nova distribuição.. a principio estas mudanças me parecem boas


» Carlos Araujo () em 07/11 20:27

Red Hat Network - Morte anunciada

Direto do Gildot

"hank you for being a Red Hat Network customer.
This e-mail provides you with important information about the upcoming discontinuation of Red Hat Linux, and resources to assist you with your migration to another Red Hat solution.
As previously communicated, Red Hat will discontinue maintenance and errata support for Red Hat Linux 7.1, 7.2, 7.3 and 8.0 as of December 31, 2003. Red Hat will discontinue maintenance and errata support for Red Hat Linux 9 as of April 30, 2004. Red Hat does not plan to release another product in the Red Hat Linux line.
With the recent announcement of Red Hat Enterprise Linux v.3, you'll find migrating to Enterprise Linux appealing. We understand that transitioning to another Red Hat solution requires careful planning and implementation. We have created a migration plan for Red Hat Network customers to help make the transition as simple and seamless as possible.

Ou seja...FIM das contas demo, portanto, updates e outros serviços que agoram vão demandar din din galera.


» lsdr () em 08/11 00:24

Caro Carlos Araújo

Não é bem assim, os updates do Fedora serão feitos por outras vias, que não as tradicionais que a RH disponibilizava.

Vc vai poder atualizar seu sistema utilizando o yum e os repositórios FTP do Rawhide. Para novos pacotes tem o Fedora Extra e para manter versões mais antigas, que saem das asas do Fedora Core, vai ter o Fedora Legacy.

Updates vão rolar. Suporte, só pro RHEL mesmo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.