Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quem paga a conta do software livre

Notícia publicada por brain em outubro 29, 2003 10:10 AM | TrackBack


O Alexandre Figueiredo (afigueiredo@o2.net.br) escreveu sugerindo este artigo do Web Insider do UOL, que de fato é uma boa leitura. Um trecho: "Esta é uma das perguntas clássicas que pessoas inocentes ou mal-intencionadas adoram fazer. Eu prefiro acreditar que este rapaz (devia ter mais ou menos a minha idade, logo, vou chamá-lo de rapaz) era do primeiro grupo, embora ele estivesse cercado de pessoas que faziam, evidentemente, parte do segundo. Uma noção errada que muita gente ainda tem é de que software livre é feito nas horas vagas de profissionais que, depois de voltar pra casa do trabalho, fazer jantar, levar o cachorro passear e colocar os filhos para dormir, ainda encontra tempo para escrever software. Bom... Não quero desmerecer estes heróis, mas eles não estão sozinhos. Muita gente escreve software livre das 9 às 6. Alguns, inclusive, usam gravata.Mas que coisa feia... Essas pessoas, sendo pagas por seus empregadores, ficam brincando de fazer software que depois vão dar pros outros? Não é bem isso. Para responder esta pergunta, eu vou citar alguns exemplos."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» h4d3s () em 29/10 13:04

Excelente artigo que responde algumas perguntas dos "inocentes ou mal-intencionadas" sobre o software livre.


» Manoel Pinho () em 29/10 17:59

Achei excelente esse artigo. Complemento também o fato de muitos dos desenvolvedores serem engenheiros destas empresas mas que trabalham extra-oficialmente (até mesmo durante o trabalho, de modo não total) para vários softwares livres e com o aval informal das empresas.

Embora o conceito de software livre seja anterior ao boom recente do envolvimento de grandes empresas, certamente muitos desses softwares se beneficiarem do fato do linux, e alguns softwares (como o Mozilla, OpenOffice, etc), serem vistos como uma forma lógica de concentrar seus recursos e investimentos em algo que tenha chance contra o terrível monopólio M$ que ameaça toda a indústria de informática.

Talvez até seja bom ter um concorrente forte como a M$. Isso garante o comprometimento das empresas concorrentes com o linux. Funciona mais ou menos como a Guerra Fria, em que a URSS enfrentava os EUA. Foi só acabar a Guerra Fria e idiotas como o Bush se aventuram em massacrar os outros países.


» Daniel Dantas () em 30/10 15:02

O artigo é realmente muito bom. É importante termos vários e vários artigos iguais a esse para que todos saibam como é realmente o software livre.
Só mais uma coisa. Os EUA não começaram a massacrar os países após a guerra fria. A guerra Irã/Iraque, Córeia Sul e Norte, Vietnam Sul e Norte e os vários outros em que os EUA patrocinavam um lado e a Russia o outro, às vezes com exercitos, e deixavam eles se matarem, com todo o apoio. Só uma lição de história off-topic.
Falou


» mRaM () em 01/11 11:46

Me desculpem (até pelo atrazo), mas tentei ler a notícia e tive a grata surpresa de receber na tela uma página do UOL informando que o site onde estava a notícia esta suspenso.
Alguém sabe onde ele foi parar???


» Alexandre Figueiredo () em 04/11 10:21

Este é o link da página HOME:
http://webinsider.uol.com.br/

Para acessar a notícia, click em Negócios. O Nome do Artigo é: Quem paga a conta do software livre?
Link: http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php?id=1946

Atenciosamente,



Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.