Notícia publicada por brain em outubro 28, 2003 01:07 PM
| TrackBack
Complementando a notícia anterior sobre a participação e patrocínio da Microsoft na "Conferência Internacional de Sofware Livre" no Paraná, recebemos a informação de que Richard Stallman cancelou sua participação no evento (alegando necessidade de uma cirurgia) após saber que a MS iria patrociná-lo. O e-mail de Stallman, encaminhado pelo Christiano Anderson (anderson@gnu.org), em inglês mas já incluindo tradução, está nos DETALHES desta notícia.
O evento está sendo organizado por particulares, e eles têm o direito de convidar ou aceitar ajuda de quem quiserem. E os participantes, ao saber com quem dividirão a tribuna, tem o direito de recusar. A comunidade também pode reagir como quiser - protestando, deixando de ir, ou simplesmente indo e até assistindo a apresentação da MS. Há lugar para todos, dos mais xiitas aos mais abertos ;-)
Agradeço ao Sandro Melo (sandro@4linux.com.br) por ter feito chegar até mim a notícia.
E o Christiano Anderson mandou uma manifestação adicional: "Em relacao à notícia: 1. Diz que o Stallman cancelou devido a presenca da Microsoft, o que nao eh verdade. O cancelamento dele foi devido a uma cirurgia no braco alguns dias antes da viagem ao Brasil. 2. As palavras dele diz que este contato com a Microsoft nao eh bem-vindo e pediu para divulgar este ponto de vista dele. Poderiam por gentileza fazer as devidas correcoes na noticia?" Em nenhum momento eu disse que ele cancelou em razão da presença da MS - disse que ele recusou alegando uma cirurgia, após saber da participação da MS. Mas para que isso fique mais claro, fica publicado o esclarecimento do Christiano.
Assunto: Re: Microsoft at Free Software event?
De: Richard Stallman
Data: Mon, October 27, 2003 4:02 am
Para: pmichelazzo@quilombodigital.org
i feel that the event in curitiba treated me improperly, getting me to
participate and only then saying that ms would be a participant too.
Eu sinto que o evento de Curitiba me tratou de forma inadequada, me convidando pra participar e so agora dizer que a MS vai participar tambem.
i want to tell the public in brazil that this was bad. but it looks
now like i cannot go to brazil physically in november. i need surgery
this week! i dont want to fly to brazil just 4 days after surgery.
Eu quero dizer para o pessoal no Brasil que isto eh muito ruim. Mas
parece que agora nao vou poder estar fisicamente no Brasil em
Novembro.Eu preciso fazer uma cirurgia nesta semana. Eu nao quero
viajar para o Brasil 4 dias depois da minha cirurgia.
can u help me get the word out about my criticism
Voce pode me ajudar a espalhar esta minha critica?
Puxa, eu mesmo fiquei de bobeira quando vi que a MS está padrocinando e que até irá apresentar algumas palestras.
Eu vou neste evento, mas confesso que fiquei surpreso ao ver na lista de apresentações as apresentações da Microsoft.
Não sou radical, mas concordo com o exemplo citado há dias atrás: uma campanha de desarmamento patrocinada pelos fabricantes de armas...
Ninguém merece!!!
Alan
Esse Stallman é radical tb em... puta merda.
Não acho o Stallman radical. Acho que ele é coerente. Os exemplos da campanha pelo desarmamento patrocinada pela fábrica de armas e da escola financiada pelos traficantes de drogas (do Paulino Michelazzo) são perfeitos.
Se a M$ quiser ir ao evento para debater SL x SP, que seja da platéia!
Abraços a todos.
Estamos planejando expor na feira e ja tinha recebido esta informacao.
O evento eh de software livre e ninguem eh obrigado a entrar no stand da MS ou assistir aas palestras deles se nao quiser ! Acho ate um sinal muito importante que eles estao dando participando e monitorando o movimento. Alem disso, o investimento deles ajuda a viabilizar a realizacao !
Queria que meus concorrentes me dessem recursos para fazer coisas nas quais acredito !
Pelas barbas do profeta...
"Olá pessoal, ouvi dizer que vai rolar uma Conferência Internacional dos Produtores Livres de bananas. Bom, eu sou um mega produtor e comerciante de bananas e, apesar de criticar e meter o pau em vcs, adotar na minha estratégia planos para vence-los, modificar as propriedades das bananas, fugindo dos padrões, criando assim um monopólio, eu gostaria de aproveitar a ocasião e vender algumas bananas na tua feira, pode ser? "
E vc vem me dizer que o Stallman é radical? Perai alguém precisa rever seus conceitos... Se fosse uma conferência Internacional do Software, tudo bem... mas é uma conferência Internacional do Software *LIVRE* . É igual vc ir na escola no teu curso de Química e o professor falar sobre Sujeito e predicado hehe. Não importa se eu vou ou não entrar no estande da M$. A chave e embassamento que vem em primeiro lugar pra que se possa discutir se X deve comparecer no evento Y é:
DO QUE DIABOS SE TRATA O EVENTO Y ?
É tÃo difícil assim entender?
Fez mto bem o Stallman de cancelar a visita, embora seja uma grande oportunidade perdida sua presença aqui. Mais uma vez a M$ literalmente fudeu um evento que prometia. AHHhhh mas será que ela chegou a pensar que sua presença deixaria alguém triste ? ;( tão inocente..
Foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado. Ponto.
Pelo que entendi fazem parte da organização Celepar, Procergs e tem empresas privadas???? Bem será que são as empresas privadas que sentem a necessidade da Microsoft ou é alguma produtora de eventos, onde só tem corvo mercenário que faz de tudo pra ganhar???
Ele realmente quebrou a mão, e não interpretei em momento algum a sua não-vinda com a relação com a m$, apesar de ele não ter gostado.
Microsoft realmente ta querendo chamar atençao nesse evento hein, parece q ta conseguindo, se alguem quiser contratar um louco pra bota fogo nas parada deles la, eu to as ordi =P
Srs. é fato que deveria ser feita alguma manifestação em repúdio a essa intrusão. Todas as pessoas realmente comprometidas com o software livre , GNU/Linux e etc. deveriam ignorar a palestra da microsoft. O evento irá então transcorrer tranquilamente e todos só irão ver aquilo que interessa Software Livre. Liberdade de expressão é uma coisa maravilhosa, quando feita de forma a não ser provocativa e maliciosa. É necessário uma manifestação do desagrado a perder a chance de termos contato de primeira mão com uma das grandes mentes atrás do SL. Uma manifestação sobre isso, feita de uma forma ordeira como acima é a melhor opção.
Acho que a M$ conseguiu o que queria: provocar revolta na comunidade de SL do país...
Deveríamos enxergar isso e continuar na nossa jornada de difundir o SL...
A microsoft seria como aquela pessoa que vai numa festa onde não é bem aceita: ficaria no seu canto, tentando fazer algumas amizades, mas sendo ignorada...
não vamos quebrar um evento desse tamanho por causa da M$... voltemos ao nosso foco principal, que é difundir a filosofia livre... e mostrar pra M$ que somos capazes de sobreviver no mesmo mundo que ela, mas sem ela... :)
Olá amigos,
Para mim é questão de coerência!!! O que a Microsoft tem haver com o Software Livre a não ser critica-lo?? Isto não é uma posição radical, mas algo perfeitamente claro.
Vamos lá, Em que projeto a Microsoft trabalha no campo do Software Livre?? Qual produto a Microsoft já portou para o Linux???
Pelo amor de Deus, não misturem, não tem nada haver e aposto que agora vão aparecer os comentarios falando da profissionalização do Linux, etc.
O Linux hoje é um Sistema muito conhecido, com várias empresas trabalhando com ele e oferecendo suporte a nível profissional.
Desta forma com a ajuda da generosa Microsoft poderemos fazer várias coisas.
- Apoiar George Bush também, viva a Guerra Preventiva, vamos guerrear para ter paz.
- Lutaremos pela fome, mas nao distribuiremos comida.
- Vamos evitar a AIDS, mas todo mundo fará amor sem camisinha
- Vamos educar o mundo, mas não construiremos escolas
- Vamos evitar acidentes no transito, mas poderemos passar no sinal vermelho e andar a 200 km em qualquer lugar.
- O Corinthians vai contratar o Ronaldinho e Sao Paulo, Palmeiras vao bancar a contratação
Enfim, nada justifica este patrocinio, sapesar de nao ser xiita, acho radicalmente contra, imagino que existiriam várias outras formas de conseguir apoio.
Com certeza esta não é a melhor maneira, sei que várias pessoas se manifestaram contra este post, mas em relação a esta posição acabo de virar Xiita.
Um abraço
Pierre
ora ora...
Se foi por causa da M$, ele fez o joguinho que ela armou e foi um zé. (vcs já sabiam que ela contava com isso)
Se não foi por isso (vai lá saber se é uma burcite também) ficou uma impressão para o público em geral péssima (que vai ver os alardes da mídia, que por sinal gosta de... num digo omitir... digamos deixar em letras bem miudas) ai já viu.
As pessoas, vamos convir, querem sempre aquela imagem "NUM ABRO NEM PRUM TREM" e ela foi maculada com essa atitude, infelizmente.
A M$ vai ser sempre a odiada, repudiada etc, porque ela trabalha para isso com o SL e não tem nenhuma atitude que remedie isso (apenas inflama mais). Adiar os confrontos com ela não é do feitio dos "cavaleiros" do SL (pelo jeito só quando a burcite atacar).
É gente... quem sabe ele volta à tráz e dá mais um impulso no SL para o governo e o povo (quenta a dor vei! você vindo e debatendo, quem sabe, deslancha o que falta para SL no BRASIL, á saber verbas e mais (mais ainda) boa vontade.)
Se a M$ quer patrocinar, que patrocine, acho que isso não vai mudar a forma de pensar do usuários adeptos ao SL. Acho que a comunidade Linux deveria ignorar, indo ao evento e participando, mas ignorando a M$.
Se a M$ vai participar ou não, isso não importa, o que importa é que a comunidade OPEN SOURCE continue crescendo, e se a M$ quer ajudar, bom, isso ja é um problema dela.
T+
Cá estou eu novamente.
Já estou acompanhando esse assunto há bastante tempo em outras listas de discussão e vou novamente usar o exemplo do Prof. Paulino Michelazzo:
Eu gostaria de colocar meus filhos numa ótima escola que, entre outras coisas, os mantivessem fora do contato com as drogas. Aí surge uma ótima escola, que promete que, entre outras coisas, vai mantê-los longe das drogas. Em seguida descubro que a escola é mantida com o dinheiro do tráfico de drogas. Vocês acham que eu deveria colocar meus filhos lá?
O que a M$ quer é abrir espaço em um fórum que disseminaria tudo o que ela é contra e, assim, colocar seus banners espalhados por todo canto. Depois, num futuro próximo, vai mostrar as fotos do evento e dizer: tá vendo? Nós apoiamos o SL desde 2003!
O problema desse evento foi a organização. Que eu saiba, a M$ ofereceu-se para patrocinar (não foi procurada) e a empresa organizadora (inocentemente ou gananciosamente) aceitou. Em troca, deu espaço na grade.
Ou seja, anunciaram uma ótima escola, com professores do mais alto gabarito e, depois, aceitaram o dinheiro dos traficantes em troca de uma aulinha aqui e outra ali. É claro que os bons professores e bons alunos trataram de cair fora!
Esse evento vai ser o maior fiasco do SL no Brasil!
É companheiros!
Pelo jeito a própria M$ é um vírus que já infectou e afetou o evento, sem que ele sequer tenha sido realizado ainda.
A solução seria simples, pois serviria de lição aos organizadores, mas difícil de ser conseguida: ninguém ligado ao SF comparecer.
Cuidado aos que pretendem assistir as palestras da MS! É capaz de adeptos do SL, sairem de destas adeptos do SP!
A MS é o tipo de patrão que você vai até a sala dele pedir aumento salarial e sai de lá, ganhando menos ainda e feliz da vida, achando que é a peça fundamental da empresa.
É... a M$ se deu bem de novo... quem sabe este exemplo sirva de lição
O que posso dizer... Com esse ato Stallmann deu a alguns a impressão de covarde. Ele deveria aproveitar que a MS está desembolsando dinheiro em prol do debate sobre software livre para criticá-la objetivamente. É fácil fugir dos ataques do adversário. O difícil é encará-lo frente à frente. E Stallmann mostrou não ter maturidade para enfrentar os representantes da Microsoft. Tomara que a emprese tire bons proveitos do evento. Como ela já fez em outras situações. Afinal, no passado ela já mostrou que consegue competir, e até mesmo cooperar, no terreno dos oponentes, pois ela até agora não perdeu de vista seu principal objetivo: o lucro com soluções de software. A Apple que o diga.
Ao patrocinar o evento, a Microsoft simplesmente apóia sua razão de existir - programas de computadores. Se seus diretores criticam o software livre, problema deles. Eles mesmos sabem a diferença entre discurso e prática. A empresa até agora não apoiou nenhum projeto de software de código aberto porque ainda seu principal lucro é o SO Windows. Tão logo seu perfil de vendas mude, ela mudará de postura. Isso é natural e ocorrerá gradualmente. Bill Gates não é ideólogo, mas sim capitalista. E está estudando o terreno para ver como lucrar com soluções em código aberto sem precisar abrir mão de seus produtos consagrados de código fechado. Gates não é mau, simplesmente defende sua cria - a Microsoft - como todo pai zeloso.
No fim das contas todos sairão beneficiados.
Acho que isso é tempestade em copo d'água.
Se eu fosse lá, eu iria normalmente na stand da MS...
Tem razao meu caro. Fica muito facil reclamar de longe e na hora de enfrentar mentir. Um lider(na meu de certeza) que foge parece um rei que foge quando a sua patria se encontra em perigo. Claro mas se fosse para ele ir fazer o que fez em portugal cometendo uma serie de chaladices ele vai rapido. Para que ele serve afinal? nao me perguntem eu nao confio nele devido a coisas estranhas que li como esta ai :
http://www.gildot.org/article.pl?sid=03/10/19/2212245&mode=nested
Se a inclusao da MS no evento influenciou na decisao do Stallman de nao vir a Curitiba, sinto muito, mas foi ponto para a MS. O que ela mais gostaria era de esculhambar com o evento, provando para o mercado que o publico de software livre eh desunido, intransigente, burro... e agora eh mais do que importante mostrar uniao e forca, e nao exatamente o contrario. Nao eh hora de fugir.
O que ninguém citou aqui é que o Stallman na verdade vai fazer uma cirurgia porque sofreu um acidente e quebrou o braço.
Mas sim, ele realmente não gostou do fato da MS patrocinar o evento. Mesmo assim ele tinha assumido o compromisso de vir para cá com algumas condições: Não ter propaganda da MS onde ele faria a palestra dele e de que a palestra da MS não fosse no mesmo horário.
Na verdade ele deve ter juntado 'a fome com a vontade comer'... Ele não gostaria de participar de um evento patrocinado pela MS e precisava fazer uma cirurgia...
Eu acho que qualquer palestrante tem o direito de cancelar a participação em qualquer evento, e arcar com as consequências. Mas como se trata de uma pessoa importante em um determinado contexto, esta atitude (ainda mais anunciada no mesmo e-mail em que critica a participação da MS no evento) se reveste de um caráter político, e aí obviamente gera polêmica. Mas atitudes políticas são assim mesmo, e cada um tem que se posicionar de alguma forma.
A minha parte é publicar a notícia, e fiz questão de publicar a íntegra do mail do Stallman pra não deixar dúvida nenhuma sobre o que ele realmente quis dizer. Claro que, como é praxe, bastante gente comentou sem ler a notícia inteira, ou lendo coisa que nela não estava escrita. Isso é normal e não tem como evitar :)
Quem estiver considerando em ler o texto que o crítico citou (sempre ele), aqui vai a conclusão final do texto:
"Por fim, chamem Linux ao Linux. Quer seja uma abreviatura de "kernel Linux" ou de "distribuição Linux" o nome é esse: Linux. Se o fizerem não estarão a destruir a Liberdade nem a semear a morte e destruição. Estarão simplesmente a atingir o ego de um homem notável, mas humano como todos nós, que lamenta que quando vê cumprir-se o sonho que concebeu há vinte anos, lhe dão o nome de outro e não o que ele escolheu."
Po meu velho, um pouco demais né ? Se ele tem razão ou não sobre o nome, isso é uma outra discussão. Mas vamos lembrar que sem a GNU:
1-) Talvez a filosofia de cooperação e soft livre não tivessem motivado algumas pessoas a ajudar aquele cara que mandou um email que estava criando um kernel "mas nada muito grande"
2-) Um SO é composto do kernel (o núcleo , cérebro) que é essencial, assim como as ferramentas desenvolvidas pela GNU, que juntos , são configurados e pacotados depois pelas distros. O kernel é sim o Linux. Mas sem a GNU, ele não é um SO.
Então , quando alguém diz GNU/Linux, tecnicamente e filosoficamente, soa mto bem nos meus ouvidos. E sinceramente, não acredito que esta seja a maior preocupação do Stallman.
Convenhamos que a chamada da notícia está um tanto tendenciosa. Ela pode não dizer isso diretamente, mas *INDUZ* o usuário a pensar na relação que existe entre os dois eventos. Não estou discutindo sobre os motivos *reais* dele, mas sobre o que o título da notícia inspira.
Agora, sobre o conteúdo.. Eu iria no evento sim. Iria *MESMO*. E se alguém falasse em Microsoft Shared Code License ou .NET, eu ia assistir, pra conhecer as vantagens e desvantagens. Não adianta criticar e não ter embasamento teórico - e nem prático. Não adianta ler notícias da br-linux e da slashdot (ou qquer outro site) e achar que conhece a fundo o .NET ou Java e qualquer outra tecnologia a ponto de criticar veementemente. Isso é balela.
Mas seria interessante ter o Stallmann na palestras pra poder fazer um diálogo entre ambos lados. Eu acharia muito interessante uma discussão entre o maior representante do SP e o maior do SL.
Ah sim, e o mais importante, e que talvez muita gente tenha esquecido: já ocorreu uma feira, que não me recordo o nome, mas sei que é uma feira mundial, que tem participação de nomes de peso (como a HP, por exemplo). E eu lembro muito bem que a Microsoft também participou do evento, fazendo propaganda dos produtos dela. E, até onde sei, ninguém cancelou participação no lugar e nem deixou de visitar.
Caso alguém esteja deixando de participar porque ela está patrocinando.. Olha, isso pra mim é orgulho (ou talvez excesso de orações pro Santo Ignúcio). E deve ser exatamente por isso que a M$ 'deu um jeitinho' de colocar o nome na lista de patrocinadores: para dividir a comunidade.
Filosofia por filosofia, prefiro a do Linus: "make it for fun".
É isso.
Só complementando o comentário do chimpa:
Caro amigo Crítico,
Pense bem: o que seria do kernel-space sem o user-space? Ia ser só um monte de system calls abandonadas! ;-)
É um pouco estranho a M$ estar patrocinando este evento não concordo plenamente com o Sr. Stallman mas a M$ patrocinar este evento é como ter a mulher e a amante na mesma cama.
Acho as posições do Stallman muito radicais na maioria das vezes. Mas dessa vez, **CASO ALEM DA OPERAÇÃO ELE TENHA DECIDIDO ISSO POR CAUSA DO PATROCÍNIO DA MS** não tiro a razão dele.
Discutir a filosofia do SL e do SP em uma feira de informática, nada contra... mas em um lugar que, reunisse os 2 tipos sempre... um evento que não fosse nem exclusivamente proprietário nem exclusivamente livre!!!
Agora um evento de software livre aceitar patrocinio da MS eu acho absurdo...
Não sou anti-microsoft.. Gosto de alguns produtos dela... Mas, isso não vem ao caso...
Acho qe é preciso haver uma coerência.. Se você é contra alguem ou alguma atitude não deve aceitar seu dinheiro! Acho que foi uma decisão muito infeliz dos organizadores aceitarem o patrocinio da MS... Não acho que a MS esteja errada em querer patrocinar (ela quer o que for melhor pra ela... Ela patrocinando conseguiu espaço em mais um evento e o principal, conseguiu desestruturar um evento vindo de um concorrente importante, não é lá a coisa mais limpa a se fazer mas tambem não é nenhum absurdo) agora, quem aceitou esse patrocinio sim acho que cometeu o maior erro. Acho que se é pra fazer algo bom, beleza, se é pra fazer algo ruim, melhor não fazer.... Se fosse possivel realizar o evento sem o patrocinio da MS, seria ótimo.. um evento que teria tudo para dar certo. agora se não desse pra realiza-lo sem esse patrocinio.. Melhor não ter nem evento, nem essa polemica toda, e o principal não aceitar o dinheiro de uma empresa que representa, no momento, exatamente o oposto do que o sl prega!
Apoio a decisão do stallman e não acho covardia, e sim coerência caso ele tenha deixado de ir por causa da MS
=Apoio a decisão do stallman e não acho covardia, e sim coerência caso ele tenha deixado de ir por causa da MS=
- Foi exactamente este tipo de coerencia que fez alguem ser um "critico" como eu. Eu nao consigo entender como uma ORACLE passa no barulho, uma peoplesoft passa no barulho e ninguem diz nada, mas quando chega a hora da MS todos reclamam. Porque razao? A Oracle sequer chega a distribuir software sob GPL e ninguem fala nada, mas para quem nao sabia a Microsoft distribui programas sob GPL:
http://www.microsoft.com/windows/sfu
Para mim Stallman tem raiva tem odio da Microsoft, sao com pequenissimas excessoes que em suas entrevistas ele nao se atira contra a Microsoft e contra o senhor BillGates. Porque razao? estamos todos no mesmo jogo, somos todos programadores, porque alguem haveria de ter um comportamento desse tipo? Eu nao entendo como alguem que tem tanta Microsoft(mais do que eu) no curriculum chega aqui e quer reclamar(paulino). Que ele retirasse tudo que tem de Microsoft no curriculum dele e ele ia ver como ia ficar vazio o curriculum dele. Comportamentos como esse nao se coadunam com o realismo, com o comportamento decente. Quem quiser ficar fechado que fique, porque eu nao acho que seja liberdade impor as pessoas o que elas devem fazer, o que elas devem pensar. Para mim alguem que algum tempo atras era um homem coerente transformou-se num autentico xiita, minha imagem sobre ele mudou de um dia para o outro, e mesmo que ele venha a mudar de ideias para mim ele nao tem mais qualquer sanidade, minha visao sobre o paulino mudou.
Acho que o crìtico deveria reler isso:
Antes de comentar...
- Preserve a qualidade desta discussão
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)
No meu pensar. Acredito que a Microsoft não teve a meta de atingir os atuais envolvidos ou usuários de soft livre, mas.....
Gente. Uma empresa originada nos EUA, que é uma nação de formação estartegista, pela aptidão guerreira, adota em suas ações a estratégia. E isso no Brasil é particularmente perigoso porque o nosso pessoal não usa a estratégia e não avalia as suas posições levando em conta consequências futuras.
Afetar os atuais usuários de SL é praticamente impossível,mas, proxima de um novo lançamento "LONGHORN" fotos de seu envolvimento no SL podem desencadear uma reação favorável a imagem da M$ e torná-la mais simpática aos novos usuários, os jovens que chegam todos os anos ao teclado.....
Uma bela estratégia. Não é ?
O Sr. Stallman, a quem devemos agradeçer pelo advento do Software Livre, se sentiu traído e está certo. Ele não tem que ser recebido num evento Microsoft mesmo que seja para SL. A ingenuidade de profissionais pode ser chamada incompetència, e chamar ou aceitar a M$ num evento de Software LIVRE é algo sem sentido, não sou ninguém , mas eu não iria, e ainda me desculpo com o Sr. Stalmann pela ingenuidade e falta de visão dos meus compatriotas.
O SL não precisa do dinheiro deles é falta de vergonha. A perda será maior que o Ganho. E se o crítico , criticou o Stalmann, é porque o Stalmann está certo.
Pois é pessoal acho que a MS conseguiu estragar o evento, eu estava pensando em ir ao evento, mas depois de toda essa repercussão não sei se vou, a MS tá conseguindo estragar o evento mesmo antes de acontecer...
Nós recebemos somente a resposta do Stallman. Para poder avaliar melhor a decisão dele eu gostaria de ler as considerações e o questionamento enviado pelo Paulino!!!
Assunto: Re: Microsoft at Free Software event?
De: Richard Stallman
Data: Mon, October 27, 2003 4:02 am
Para: pmichelazzo@quilombodigital.org
Ofranja: o título pode até induzir. Mas o fato de o Stallman ter avisado as duas coisas (a saber: qeu não gostou do comportamento dos organizadores do evento, e que não vinha mais) em um mesmo e curto e-mail não induz a isso também?
Eu cheguei a pensar em mudar de título, mas depois considerei que ele está no tom certo, o mesmo tom da mensagem do Stallman.
Sr. Crítico,
Respondendo o Sr.
1- A Oracle, IBM e etc. não fazem uso de FUDs contra o SL, a IBM inclusive foi processada pela SCO pois contribui com o código do Linux(que ela pensa que é dela) logo deu sua contribuição.
2- Pra inicio de conversa Bill Gates é, apelando muito do bom senso, Programador enquanto Richard Stallman é um Hacker(sentido original da palavra. veja na wikipedia) tem altas diferenças. e eu tb sou programador, mas nem por isso se programa-se um navegador iria inventar um padrão que incompatibiliza com os outros navegadores.
3- E daí que o Sr. Paulino Michelazzo tem no seu curriculo certificações MS? Até bem pouco tempo atrás, no brasil, o linux era algo desconhecido. Eu tb a pouco tempo atrás queria um MCP mas agora já penso em LPI.
4- Qualquer pessoa que repúdie essa participação não é xiita, é coerente. Eu não vou num restaurante vegetariano vender carne sobre um rotulo de brocolis(vejam na programação do evento sobre que assunto as palestras da MS deveriam tratar).
E continuo pensando que TODOS deveriam ignorar a MS no evento não entrando em nenhuma palestra. Um protesto legítimo, pacífico e inteligente.
Obrigado pelo espaço e desculpe se fui ofensivo
Como ja disse ...
SE A MICRO$SOFT VAI ...
EU NAO VOU ...
o stallman fez o mesmo ...
BOICOTE NELES ...
Luciano,
Isso sim é algo que não vale a pena. Estaremos fazendo serviço da microsoft. Eu vou para assistir as palestras da comunidade, o "comercial da microsft eu não vou! No dia 5 você pode ir assistir a palestra de Kernel, receber uma introdução ao GNU/linux ( e o termo certo É GNU/Linux! Para compilar programas usamos o gcc não é mesmo? ) ou ir prestigiar as LinuxChix e as Gnurias ou então assistir a caso de sucesso do GNU/Linux. no dia 7 você pode ver uma palestra sobre modo texto com o Júlio Neves, o Shellman (não conheço mas para usar um título desses em público deve ser bm mesmo), uma sobre programação entre outras. Isso é protesto. Para entrar eles usaram o dinheiro não é mesmo? Eles aguradam retorno... Aonde doi no rico? No bolso! não deêm retorn para eles. Mas assista os outros!
Como já dizia o sábio "ignora que ele vai embora!"
Boicote e protestos são atitudes não profissionais, que só vai alimentar o mito do Linux não ser um SO comercial sério. É muito comum em feiras de negócio os concorrentes participarem, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto.
Uma das intenções da MS é essa: mostrar pra todo mundo uma imaturidade da comunidade Linux.
Mas meu caro Marcos Alexandre, não é imaturidade.quem quiser vai!nã vai haver ninguem pra intimidar. Mas acho melhor prestigiar as Gnurias e as LinuxChix, uma palestra sobre kernel e a do Julio neves do que ver "comercial". Acho que se você não gosta não vê, Imaturidade seria irmos lá e atacarmos ou dizermos ironias ao pessoal da MS. E alem do mais, O nosso próprio presidente sempre protestou, nunca ficou calado e agora é oque é. Alguem prestigiado internacionalmente.
Colegas de Opiniões
Considero que todos os demais participantes desta "Conferência Internacional de Sofware Livre" no Paraná, também sejam importantes.
A ausência de uma de suas estrela não diminuirá a importância do GNU/Linux.
abraços
deusdara
"Não posso aceitar que uma empresa que notóriamente combate o Software Livre seja financiadora de minha causa de luta. Não irei compactuar com isso e não preciso disso."
Então, me explica uma coisa, já que não precisa disso para que exibir aquele monte de certificado da Micro$oft na tua página?
De repente, uma coisa deixa de ser ganha-pão para ser "repudiada" quando convém?
Sinceramente, é antagônico e cheira a hipocrisia. Esse tipo de "protesto" não me parece inteligente, parece coisa de quem pegou o bonde andando e quer aparecer "bonito na foto", ainda mais quando se cospe no prato que come - ou que vem comendo até hoje.
Para mim esse paulino quer fazer historia quer ser um renegado e quanto a isso eu nao posso impedir. Olhem os factos, nao vao pelo que vos vem ao coraçao, leiam leiam eu ja mencionei sobre o que Bruce Perens falou acerca de empresas como a IBM a HP e a SUN mas pelo que parece voces continuam a ir pela enfase odiotista de stallman e sua raiva que tem por uma empresa. Vou pedir aqui uma coisa:
Mostrem-me um SL criado pela ORACLE
Mostrem-me um SL criado pela PeopleSoft
Mostrem-me um SL criado pela HP
Mostrem-me um SL criado pela Microsoft
Eu mostro e ainda por cima sob o licenciamento GPL(argh):
http://www.interopsystems.com/Products2.asp
Critico:
Só porque você não conhece não quer dizer que não exista. A HP, por exemplo, publica softwares sob licenças livres rotineiramente, tanto que havia contratado o Bruce Perens justamente para administrar este processo. Posso citar como exemplo de projeto livre mantido por ela o http://hpinkjet.sourceforge.net/
Olá amigos,
Amigo Marcos Alexandre, em relação a sua colocação não concordo no ponto em que dise, que o boicote é uma imaturidade e falta de profissionalismo do Linux. Acho que o Stallman tem todo o direito de defender as convicções dele, Richard acima de tudo é um idealista um cara que sonhou com a liberdade do código aberto o compartilhamento de informações sem nenhuma restrição. Este é o pensamento dele, ele não quer saber de código proprietário, que venha de Microsoft, Suse , IBM ou qualquer outra empresa, é o que ele diz, "deixe-me apenas me ver o fonte".
Então o patrocinio da Microsoft mancha sim o carater filosofico do Software Livre sonhado por Stalmann, mas talvez para outras pessoas que pensem apenas no Linux de forma "profissional" isto seja normal e não pese tanto. Todo mundo sabe a história dele, os seus principios e o seu jeito de pensar, como é o Augusto citou é uma atitude politica e como toda atitude deste porte gera polemicas. Mas alguem tem que tomar sua atitude. Eu concordo com o Stallman, em gênero, número e grau. Ele não pensa no Linux como uma ferramenta de negócios, mas sim como um veiculo que ajude o desenvolvimento e ajude a qualidade das pessoas, Software Livre é muito mais abrangente que OPEN SOURCE, na realidade não é só um código aberto que vai melhorar a vida das pessoas, mas o lado social da coisa, e esta é a visão do Richard. Resumindo são coisas distintas, a Microsoft é um dos marcos capitalistas do Século XXI, mostra todo o poder de uma empresa, que usa todas as táticas para aniquilar adversários, estou mentindo?? Vou só falar da Netscape o resto da história vocês conhecem. Na luta com o Linux ela não encontrou uma arma, pois simplesmente o SOFTWARE LIVRE não é puramente o dinheiro, quem sabe daqui uns dias ela não paga para instalarmos o WINDOWS em nossas "maquinas" - risos.
Nunca fui radical, já usei e ainda uso alguns software proprietários, mas estou mudando, em processo bastante avançado. Acho que o Linux não vai matar o Windows, os dois vão sobreviver, mas cada um com as suas convicções e ideologias, o que acho é que o Bill Gates não vai ganhar tanto dinheiro como antes. Enfim, apoio Richard Stallman, não vejo o menor sentido a Microsoft apoiar um evento Linux, se realmente estivermos pensando em liberdade e ideologia, se for o lado apenas comercial como muitas pessoas pensam, então beleza, nao tem problema algum, mas no minimo é muito falta de ética para quem usufrui do trabalho de tantos voluntarios idealistas no mundo inteiro.
É o que penso.
Pierre
Obrigado por essa chega augusto.
Pra começar, esse negócio de software livre no Paraná já começou errado, colocando o Mazonni pra cuidar do galinheiro... O Marcelo Branco já teve que expulsar o cara do Rio Grande porque ele tava vendendo o estado pra Brasil Telecom, e agora tenho certeza que está tentando montar a rede de contatos lá no Paraná.
Esse evento teria a Microsoft de qualquer jeito, ou vocês acham que o cara que foi expulso de lá é o amante do software livre?
A grande coisa é que a M$ pelo simples fato de patrocinar já sabia que tudo isso aconteceria e continuou fazendo porque sabem que mesmo ignorada ainda é vantagem para eles. TODOS sabemos que o patrocínio é totalmente contraditório. A M$ não da ponto sem nó. Isso se não acontecer nada de errado no evento, porque se acontecer(pode não ser tão difícil haver algum mais exaltado), vai ser um passo para toda a grande mídia tratar a comunidade por radicais. Fora a própria divisão da comunidade. E as pessoas que já vão deixar de ir ao evento porque a M$ vai? Já conseguiram tirar um pouco da importância do evento porque menos gente vai...
Os organizadores do evento não fizeram a coisa
corretamente e Stallman tem inteira razão. Imaturidade dos organizadores e não da Microsoft. Dirigentes da Microsoft já
marcaram várias vezes a posição de que a licença
livre BSD é aceitável mas a GPL não. Eles colocaram a posição de que a GPL é anti negócios, anti americana e deve ser combatida.
Portanto não é o Stalmann quem tem alguma coisa contra a Microsoft mas o contrário: dirgigentes
da Microsoft manifestaram a opinião que a GPL
é um mal para os negócios dela. A Oracle, SUN,
IBM, etc, aceitam a existência da GPL e portanto
não se declaram inimigas da GPL. Pois bem, convidar o Stallman, criador da GPL, para um
evento patrocinado pela Microsoft é de muito mal gosto.
Odair
Ooops, a preça é inimida da perfeissão...
corrigindo:
Os organizadores do evento não fizeram a coisa
corretamente e Stallman tem inteira razão. A imaturidade é dos organizadores e não da Microsoft e do Stallman. Dirigentes da Microsoft já marcaram várias vezes a posição de que a licença livre BSD é aceitável mas a licença GPL não é. Eles opinam que a GPL é anti negócios, anti americana e deve ser combatida para o bem da economia de mercado. Portanto o radicalismo de Stallmann é correspondente ao radicalismo da Microsoft -- dirigentes da Microsoft pregaram que a GPL é um mal para os negócios dela. A Oracle, SUN, IBM, etc, não se declaram inimigas da GPL. Pois bem, convidar o Stallman, criador da GPL, para um evento patrocinado pela Microsoft é de muito mau gosto.
Odair
não sei ainda
Vamos lá, é óbivil q a Microsoft está indo pra este evento, com o intúito de atrapalha-lo de alguma forma, ou vcs acham que ela está interessada no desenvolvimento de softwares livres? Outra coisa, a organização do envento deveria ter barrado elah na porta, seria como você fazer um congresso sobre a democracia e ter como palestrantes Fidel Castro e o krinha q governa a Coréia do Norte, eh totalmente icoerente é lógico que eles naum vaum trazer nada de bom, e se eh pra naum trazer nada de bom erah melhor ter barrado a microsoft.
Algumas conclusões que tive após ter lido os 52 comentários aqui presentes:
1) A Microsoft como patrocinadora do evento é contraditório. Ela é contra a GPL, licença criada pelo Stallman. E é muito mal gosto convidar ele pra um evento patrocinado por esta empresa. Ele tem todo direito de não vir, assim como quem se sentir ofendido.
2) Se for tomado este rumo, entretanto, tudo que a Microsoft precisa fazer para acabar com qualquer palestra SL é "dar uma gorgeta" pra colocar o nome em algum lugar do evento. Acho que os organizadores da festa deram uma mancada feia, porque eu gostaria de saber em qual próxima oportunidade o RMS vai passar pelo Brasil novamente.
3) Acredito que, independente do patrocínio ser da Microsoft, vai ser um evento sobre SL, e muito bom.
4) Alguém sabe QUANTO de patrocínio foi dado? Acho que devem ter liberado alguns tostões, além de colocar um stand genérico por lá. E isso, pra uma empresa deste porte, é rotina.
Agora algumas considerações finais:
1) Augusto: É verdade, não havia olhado por este ângulo. :-)
2) Fui na Futurecom 2003 ontem. Passei no stand da Lucent e entrei pra perguntar sobre driver GPL, quando eles pretendiam liberar o código - se é que pretendiam. O cara me disse que tinha um "genérico" na internet. Eu disse "ok, mas ele é GPL?". "Sim, feito pela comunidade", me respondeu. "É um tar.gz". Quando ele disse "tar.gz" eu desconfiei que ele não sabia do que falava, mas tudo bem. Perguntei a página e ele disse que não tinha, que o monitor do laptop dele tinha queimado. Aí eu fui pra casa e procurei no google pra ver o que encontrava. Entrei na página que contém o "ltmodem".. E aí vi que ele fica compactado em formato "tar.gz" também. Duas coisas que me vieram pela cabeça:
a) Realmente existe um driver 100% GPL, mas num site muito bem escondido e que quase ninguém conhece.
b) Esse cara é totalmente despreparado e nunca olhou a documentação pra ver que tem um MÓDULO BINÁRIO no meio do código fonte, e que ele NÃO É GPL. Ele falando em "tar.gz" o tempo inteiro, logo imaginei que era um desses que acha que qualquer coisa em "tar.gz" é fonte e "rpm" é binário -- típico ex-usuário de Windows acostumado com extensões.
Bom, isso não tem muito a ver com a notícia no geral, mas serviu pra exemplificar *como faltam pessoas que conhecam software livre de verdade* no mercado - ou em qualquer lugar. Por este motivo um evento destes, em Curitiba, sobre SL, seria uma coisa *MUITO* boa para o toda comunidade brasileira e internacional.
Ah sim, sobre a Futurecom ainda: Outro acontecimento "engraçado" foi a IBM rodando Windows 2000 nos computadores p/acesso a web, bem próximo da própria Lucent que provinha acesso a web via duas máquinas rodando GNU/Linux.
É isso.
bom, soh tenho a lamentar que um episodio desses ocorra, num faz nenhum pouco de sentido para mim que a MS participe de um evento desses, e olha que eu sou um novato no open source, migrei totalmente pra linux a 4 meses e soh conheço de linux a 6 meses, e mesmo para mim, um mero leigo, isso eh deplorável!!! eles naum tem o chamado "cemancol"!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.