Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Angelbook, txt2tags e Enciclopédia Omega

Notícia publicada por brain em outubro 27, 2003 12:46 PM | TrackBack


Cárlisson Galdino (andarilho@alexandria.cc) "Angelbook é um formato para a escrita de documentos para quem quer escrever livros simplesmente, sem estilo e sem caracteres supérfluos. Convenhamos, XML é uma idéia genial, mas querer utilizá-la pra tudo o que apareça pela frente é fugir um pouco ao bom-senso, já que se trata de uma linguagem muito verbosa.O princípio básico do Angelbook é ser fácil de escrever e de processar posteriormente, apresentando regras simples para ambas as operações.Foi estabelecido, em especial, para o projeto Enciclopédia Omega (veja mais sobre ela nos DETALHES)."

A opinião sobre o XML é do Cárlisson, e não minha. Mas o software em si parece ser uma especialização da idéia do também brasileiro (mas bastante popular) txt2tags, que entre outros recursos gera vários formatos de saída (HTML, SGML, LaTeX, man, MoinMoin, MagicPoint e PageMaker 6)a partir de arquivos TXT com marcações simples.

O Cárlisson explica o que é a Enciclopédia Omega:

"A Enciclopédia Omega é um projeto que visa a reunir um conjunto de livros relacionados a Software Livre, Softwares Livres e desenvolvimento de software. Sempre insistindo na idéia de Liberdade e Ética, é distribuída sob a GNU FDL.Uma das diferenças deste projeto para outros projetos de documentação é que ele está sendo escrito usando AngelBook, o que permite criar as apostilas como se escreve código-fonte: divididos em módulos. Também permite a fácil reorganização desses módulos em novos livros-derivados sem alterar os livros originais.Outra diferença é que não se está criando livros mais para enciclopédia. Seu novo objetivo é reunir trabalhos interessantes da comunidade nesses parâmetros (em AngelBook, sob FDL e relacionado a Software Livre). Assim, quem estiver disposto a escrever algo para a comunidade pode fazê-lo em AngelBook e ceder seu material sob a FDL para o projeto. Quem quiser dar continuidade pode. Assim, funcionaria como um bom lugar para colaborações momentâneas (sem muito compromisso).Bem, é isso então. Está meio parado o projeto, mas este fim-de-semana foi liberada a nova versão - michael42 - e há de ser continuado."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Roda () em 28/10 16:50

Estao querendo reinventar a roda. Use o txt2tags do aurelio. pra que angelbook ?


» --==andarilho==-- () em 28/10 21:13

Quando é vantajoso reinventar a roda? Quando precisamos reinventá-la pra que fique de um novo jeito.

Gostei do projeto txt2tags, é realmente interessante e tem um estilo meio documentação Python meio wiki.

Entretanto, a proposta é diferente. O txt2tags fornece muitos recursos para enfeite, o que pode ser uma boa ou ruim característica, dependendo do caso.

A proposta do AngelBook é ser algo fácil de escrever (com regras, mas poucas regras) e fácil de processar (com splits, foreachs e s///g's). Infelizmente, por procurar ser muito simples, acaba tendo poucos recursos, porém os fundamentais para muitos livros.

Em suma, acho que há sim espaço para os dois projetos. Sugiro que você dê uma olhada nas duas propostas e veja qual a que mais se adequa ao seu caso.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.