Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SuSE Linux atualiza concorrente de código aberto do Exchange

Notícia publicada por brain em outubro 24, 2003 12:20 PM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) mandou o link para a matéria da Folha: " O Openexchange Server, servidor de e-mails da SuSE Linux, ganhou recursos de calendário e organizador de e-mails para se tornar uma alternativa mais efetiva para o Exchange Server, da Microsoft."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 24/10 13:35

O Openexchange Server vem evoluindo muito bem porém ainda está bem abaixo no quesito qualidade se comparado ao da Microsoft.

O projeto está amadurecendo e a tendência é que ultrapasse o concorrente. Mas convenhamos, instalar o Openexchange Server é um pouco complicado e configura-lo nem se fala. Isso ainda falta para todo o SO linux, ou seja, uma facilidade na configuração dos aplicativos.


» Rick () em 24/10 14:07

Fale bobagem não Manoel.

Leiam esta parte:

"Embora a maioria dos programas da SuSE seja de código aberto, incluindo o sistema operacional Linux, a companhia não teme aderir aos métodos de software proprietário contra os quais luta contra. A maior parte do Openexchange tem código aberto, mas há uma parte proprietária que controla quantos computadores podem usar o servidor simultaneamente, disse Dyroff.

O Openexchange custa US$ 1.240 --uma versão que permite até dez usuários conectados simultaneamente. Cada licença para cliente adicional varia de US$ 30 a US$ 50. Segundo Dyroff, ONGs e instituições educacionais têm descontos."


» Felipe Raposo () em 24/10 14:15

Ah???
Rick, você tá doido? O que tem a ver o que você falou com o que o Manoel falou???


» Paulo Junqueira () em 24/10 14:58

Rick,

concordo com o Manoel. Ainda falta pro linux (em algumas áreas), um esforço para que os softwares sejam instalados e configurados de forma mais fácil tanto pra servidor como pra desk. Esse tipo de coisa conta muito. Se vc tiver algum software que teoricamente não custa nada mas é difícil de administrar, o barato acaba saindo caro.

Meu sonho seria ter a facilidade dos softwares da MS com TODO o resto do linux. Um dia chegaremos lá... e não estamos longe.


» critico[O verdadeiro] () em 24/10 15:36

Claro, e quando a sujeira esconde-se por detras das barbas do software livre bem se pode ver que uma SuSe desejava sempre ser uma Microsoft(Mesmo o RMS deseja).
Sujeira? Eu caracterizo assim esta frase:

=Embora a maioria dos programas da SuSE seja de código aberto, incluindo o sistema operacional Linux, a companhia não teme aderir aos métodos de software proprietário contra os quais luta contra. A maior parte do Openexchange tem código aberto, mas há uma parte proprietária que controla quantos computadores podem usar o servidor simultaneamente, disse Dyroff.=

Tudo bem imagino que os senhores hao de dizer que isso serve para garantir algum dinheiro a SuSe. OK aceito e se hoje isto tem acontecido, ou seja as empresas querem andar a meter cheirinhos proprietarios a GPL eu nao me havia de admirar com uma distro com codigos proprietarios a surgir no mercado, afinal ja existem distros com publicidade a paisana, isto nao seria de admirar.



» jcarlos () em 24/10 16:58

dificuldade de configuração/instalação é relativo.. é mais facil instalar um programa fazendo apt-get install programa, ou até mesmo digitando ./configura , make, make install.. ou é mais facil por um cd de instalação, dar autorun, clicar em varios botões de próximo, digitar um CD-Key e reiniciar o computador??
acho que é questão de costume.. é mais facil vc ir até iniciar/configurações/painel de controle/rede, marcar abrir um monte de janela pra por os numeros e configurar a rede, ou digitar ifconfig eth0 IP netmask NUM_NETMASK up?

vai muito de costume.. talvez as instalações e configurações no linux não sejam tão fáceis por precisarem de mais memória humana /p se lembrar os comandos.. então windows pode ser mais amigável por ser mais intuitivo.. dpois de me acostumar /c o linux, acho mais prático instalar e configura-lo do que o windows, porém as PRIMEIRAS configurações /instalações dão mais trabalho que no windows


» Paulo Junqueira () em 24/10 18:12

jcarlos:

com certeza, ao se "acostumar" com os comandos, fica mais fácil, mas pra quem é técnico.

Em casa ou até em empresas cujo foco não é infomática, o computador é usado não com o objetivo de decorar comandos, saber qual é melhor ou pior, mas sim de executar o seu trabalho com resultados rápidos. O administrador ou o usuário doméstico não quer ter de lembrar nada, ele quer executar sua tarefa.

Uma empresa de pequeno porte pode capacitar um usuário mais "espertinho" e fazê-lo um administrador, ou pode contratar um especilista que usa tudo CLI. Com certeza o especialista será melhor, mas o foco da empresa não é esse. Ele só quer ter mail, internet pra fazer os SEUS negócios e se preocupar com computadores. Você acha que um usuário doméstico quer saber o que é apt-get? Isso é coisa de geek...

Nâo tenho nada contra CLI, mas odeio ter trabalho. Já basta o que eu tenho. Trabalho com informática um certo tempo, venho das telas verdes do Unix e MainFrame, e mesmo assim não sou relutante a mudanças (não que vc seja).

Falicitar a vida de administradores e usuários domésticos é, na minha opinião, a chave para a conquista de usuários. Pq todo mundo usa Windows se ele é inseguro, sujeito a vírus, etc? Entre outras, por ser fácil.

Temos de nos abster do pensamento Geek/Hacker e começar a pensar nos pobres mortais. O mundo é feito deles e são eles que o Linux deve conquistar.

Obs: Gosto de compartilhar pontos de vista diferentes.. gostaria de um comentário seu.


» Paulo Junqueira () em 24/10 18:27

Ô crítico, c é um figura... manda uma foto pro Augusto para ele colocar no site.

E aê Augusto, topas?


» Andre () em 24/10 19:18

Existem outras alternativas ao Openexchange e ao MSexchange...
pesoalmente ando pesquisando o Opengroupware
se você conhece outras alternativas INDIQUE!


» Linux () em 25/10 00:58

Paulo Junqueira :

" Pq todo mundo usa Windows se ele é inseguro, sujeito a vírus, etc? Entre outras, por ser fácil."

- Por causa monópolio da M$ que até bem pouco tempo forçava vendedores de hardware a fornecer apenas micros com windows.

- Por inércia. É sempre dificil convencer as pessoas a mudar.

Um micro com Linux usando KDE é tão fácil de usar quanto um Micro com Windows. E se vc. utilizar uma distro como SuSE, Kurumin, Conectiva que fizeram bastante trabalho de "amigabilização" do ambiente a instalação se torna tão fácil quanto instalar o windows.

( P.S - Citei as distros acima por serem algumas das que trabalharam nesse aspecto de tornar o uso mais fácil. Não estou dizendo que são as únicas ou as melhores ou piores. Direcionem seus flames para /dev/null )

Agora linha de comando pode ser um pouco mais complexa, mas o usuário comum tb. não usa muito linha de comando e mesmo no windows quando precisa usar tem que aprender usar o DOS.

O que precisa ser feito é mostrar para os
usuários que é tão fácil quanto usar o windows.
E com vantagem de não ter vírus e ser mais estável.

Essa história de que linux é mais dificil é coisa que ficou do tempo que linux era todo em linha de comando e instalar linux em micro doméstico era so para geeks.


» Marco Carvalho () em 25/10 01:03

Paulo Junqueira,

"Em casa ou até em empresas cujo foco não é infomática, o computador é usado não com o objetivo de decorar comandos, saber qual é melhor ou pior, mas sim de executar o seu trabalho com resultados rápidos. O administrador ou o usuário doméstico não quer ter de lembrar nada, ele quer executar sua tarefa."

Nisso estou de pleno acordo, e acho que o Linux, apesar de estar de estar no caminho certo, ainda precisa evoluir bastante.

"Pq todo mundo usa Windows se ele é inseguro, sujeito a vírus, etc? Entre outras, por ser fácil."

Aqui eu vou ter que discordar, como pode um sistema operacional que sem mais nem menos dá panes cabeludas, onde muitas vezes nem técnicos experientes conseguem solucionar, restando apenas a clássica solução "tem que formatar", pode ser considerado fácil?

Ficar com trabalho parado porque o equipamento pegou vírus é produtivo?

Levar 45 minutos e reiniciar o sistema 15 vezes só para instalar o sistema operacional é uma facilidade?

Em resumo, o Windows até pode ter algumas facilidades, *enquanto está funcionando*, o problema é se perde *muito* tempo tentando resolver as "crises existenciais" dele.

Além disso essa visão de "facilidade" é relativa.
Para nós, aprender japonês difícil, já para quem nasce e vive no Japão não é.

Se uma pessoa faz um curso para aprender inglês, por que não pode aprender outro sistema operacional?

Para terminar, na *minha* visão, a síntese de facilidade é o Kurumin.
Quer mais facilidade do que ter um sistema operacional pronto para usar, com acesso á internet, editor de texto, planilha, multimídia, etc. num mini-cd de 200Mb que você pode carregar no bolso e usar em qualquer computador sem precisar instalar?
É mais prático que carregar um notebook.


» jcarlos () em 25/10 03:19

"Em casa ou até em empresas cujo foco não é infomática, o computador é usado não com o objetivo de decorar comandos, saber qual é melhor ou pior, mas sim de executar o seu trabalho com resultados rápidos. O administrador ou o usuário doméstico não quer ter de lembrar nada, ele quer executar sua tarefa."

acredito que um adiministrador deva ter mais conhecimentos sobre como as coisas funcionam.. em todo caso existem distribuições como Mandrake que facilitam bastante a vida /p o pessoal que ta acostumado /c o mouse.. veja, meu comentário anterior foi em direção as pessoas que configuram/instalam programas, estas pessoas não costumam ter medo da linha de comando. No caso do apt-get, existem interfaces gráficas /p ele, é mais fácil o usuário clicar em cima do que quer instalar e clicar num botão pra instalar (apartir dai o programa baixa o .deb da internet e instala sozinho) ou usar os installshields do windows? acho q uma pessoa que tenha pouco conhecimento em informatica vai achar mais facil a primeira opção.


"Uma empresa de pequeno porte pode capacitar um usuário mais "espertinho" e fazê-lo um administrador, ou pode contratar um especilista que usa tudo CLI. Com certeza o especialista será melhor, mas o foco da empresa não é esse. Ele só quer ter mail, internet pra fazer os SEUS negócios e se preocupar com computadores. Você acha que um usuário doméstico quer saber o que é apt-get? Isso é coisa de geek..."

novamente, meu comentario anterior era com foco nas pessoas que instalam/configuram programas.. o usuario domestico tem medo de instalar/desinstalar qualquer programa de seu computador (medo que o windows trave apos isso). Quanto as empresas, novamente, um linux mandrake não esta nenhum bicho de sete cabeças, tem utilitarios de configuração gráfica que facilitam a vida de quem esta acostumado /c windows. Quanto a usuários mais "espertinhos" também existem desses no linux /p as empresas.


Nâo tenho nada contra CLI, mas odeio ter trabalho. Já basta o que eu tenho. Trabalho com informática um certo tempo, venho das telas verdes do Unix e MainFrame, e mesmo assim não sou relutante a mudanças (não que vc seja).

ai que está, o linux pode lhe dar mais trabalho /p aprender, mas depois que se aprende da menos trabalho que no windows.. uma vez configurado o linux fica funcionando sem travar, sem problemas /c virus, as falhas de segurança são corrigidas mais rapidamente que no windows. Já no windows cada virus, falhas de segurança, te dão muito mais trabalho, podem fazer com que vc reinstale e reconfigure tudo novamente, ou puxe um backup.. o tempo que o micro fica travado sem funcionar prejudica uma empresa..

"Falicitar a vida de administradores e usuários domésticos é, na minha opinião, a chave para a conquista de usuários. Pq todo mundo usa Windows se ele é inseguro, sujeito a vírus, etc? Entre outras, por ser fácil."

Concordo que facilidade é conquista de usuário (tanto que linux me conquistou =P). Veja, nos EUA existe mistura maior de computadores Apple e Microsoft, note também que aqui no Brasil a aquisição de computadores x86+win sai mais barato que os da apple (possível razão para x86 dominar o mercado nacional?) e que a pouco tempo atrás a pirataria rolava solta sem nenhum tipo de fiscalização, muita gente fazia cópias do windows,word e instalava nos micros (meu primeiro micro veio /c win3.11 pirata e eu nem sabia q era), depois que a maior parte dos computadores estavam com produtos microsoft instalados, e todos se acostumaram, oq aconteceu? a microsoft começou a cair em cima da pirataria (bela tatica não? faz vista grossa no começo até ficar popular e dpois vai atrás) essa é uma das causas pelas pessoas usarem produtos microsoft por aqui

"Temos de nos abster do pensamento Geek/Hacker e começar a pensar nos pobres mortais. O mundo é feito deles e são eles que o Linux deve conquistar."

concordo, kurumim e mandrake neles.. veja, usuário comum não sabem instalar o windows.. porem se ele por um cd na bandeja (kurumim) e ligar o micro, já terá um sistema operacional funcionando.. isso é bem mais facil que no windows.. mesmo numa instalação do windows, após a instalação você precisa pegar os cds /c os drivers de placa de video, som, rede /p se instalar, no kurumin vc da boot e está tudo detectado e funcionando.. outra razão pra dizer que windows da mais trabalho o linux..

apesar disso tudo, o linux precisa de um acabamento melhor para o usuario simples.. a inicialização do sistema deveria ter um desenho qualquer (um pinguin brincando enquanto o sistema inicializa seria legal) como no windows (ver um monte de linhas escrito um monte de coisa em ingles deve ser frustrante /p quem não entende oq elas querem dizer) porém o sistema esta caminhando para esse melhor acabamento..

a maior dificuldade para quem vem do windows (até mesmo pessoas experientes no sistema da M$) esta na configuração / instalação do sistema por ser algo novo e diferente do windows... mas após instalado e configurado, com tudo funcionando, fica tão (ou mais) fácil que o windows


este post ficou enorme, ia fazer uma revisão mas nem rola.. hehehe


» jcarlos () em 25/10 03:31

ps: citei kurumin e mandrake como voltadas a usuarios finais por que foram as que testei e vi a facilidade de adaptação /p quem vem do windows..

ps2: com relação ao primeiro comentário, não quis dizer que linha de comando seja melhor que interfaces gráficas e também não quero dizer o contrário.. Só quis contestar os conceitos que as pessoas tem de facilidade. Interfaces graficas e modo texto tem suas vantagens e desvantagens, vai da necessidade de cada um.

ps3: o penultimo comentário ficou grande por que acabei copiando integralmente o post do Paulo Junqueira


» MrFly () em 25/10 08:05

Sem radicalismos....

Esse papo de boot 15 x ao dia nunca existiu....


» Manoel Pinho () em 25/10 10:12

Aí pessoal,

Eu fui clonado mais uma vez. Algum babaca está se fazendo passar por mim para me difamar. Inveja é fogo !


» Manoel Pinho () em 25/10 10:16

Augusto,

Quando é que vamos ter uma autenticação neste site ? É um absurdo poder se passar por qualquer um. E ainda seria melhor se fosse também registrado (e exibido) os 3 primeiros octetos do número IP e/ou domínio do computador que foi usado para postar a notícia, assim como acontece no osnews.com


» Augusto Campos () em 25/10 10:21

Se vocês quiserem eu posso exibir o IP sim. Quanto à autenticação, eu já respondi que o engine atualmente não suporta :) Mas se alguém quiser contribuir o código deste suporte, estou disposto a fazer o upgrade!


» Manoel Pinho () em 25/10 10:27

Notem só a proximidade das horas de postagem:

Comentários: Implementando uma "lixeira" de arquivos no linux

Isso é artigo ?
Postado por qwqw em outubro 24, 2003 01:36 PM

O Openexchange Server vem evoluindo muito bem porém ainda está bem abaixo no quesito qualidade se comparado ao da Microsoft.
...

facilidade na configuração dos aplicativos.

Postado por Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) em outubro 24, 2003 01:35 PM


» Augusto Campos () em 25/10 10:35

Agora tem os 11 primeiros caracteres do IP disponíveis ok?


» Wash () em 25/10 14:11

Sinceramente eu nao entendo isso, leiam:

Receita da Microsoft cresce 6% no primeiro trimestre

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003 - 10h42

IDG Now!

A Microsoft registrou uma receita de US$ 8,22 bilhões, ou US$ 0,24 por ação, em seu primeiro trimestre fiscal de 2004, revelou a companhia por meio de um comunicado na quinta-feira (23/10).

O resultado é 6% maior em relação aos US$ 7,75 bilhões anunciados no mesmo período do ano anterior.

Já as receitas líquidas totalizaram US$ 2,6 bilhões no trimestre, encerrado em 30 de setembro. No ano anterior, a Microsoft havia registrado uma receita líquida de US$ 2,04 bilhões.

Segundo a gigante da tecnologia, o resultado se deve em parte ao crescimento de 15% nas vendas de licenças para softwares, incluindo Windows, SQL Server e Exchange. A companhia também destacou que a "demanda dos consumidores por PCs" com a volta às aulas dos estudantes norte-americanos foi melhor do que o esperado, assim como os resultados de outras divisões que superaram as expectativas.

Para o segundo trimestre fiscal, a Microsoft estima receitas entre US$ 9,7 bilhões e US$ 9,8 bilhões. Já o lucro operacional tende a ficar entre US$ 3,2 bilhões e US$ 3,3 bilhões, segundo a companhia. Os ganhos diluídos devem estar na faixa de US$ 0,23 a US$ 0,24 por ação.

No ano fiscal de 2004 ? que será encerrado em 30 de junho do ano que vem ? a companhia espera totalizar receitas entre US$ 34,8 bilhões e US$ 35,3 bilhões, com lucro operacional de US$ 11,4 bilhões a US$ 11,7 bilhões.


Microsoft aumenta domínio em sistemas operacionais, diz IDC
---
|
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/10/0012


» Alfa () em 25/10 14:50

O tópico partiu para outro lado, infelizmente.
Bom, quanto as ferramentas que permitem a substituição do M$ Exchage, ela realmente são complicadas de configurar.
Na verdade, o pessoal que usa software da M$ está muito mal acustumado com a falta de padrões. E o produto em questão é completamente modificado. Tanto é que para chegarmos a ter as "mesmas funcionalizades" do M$ Exchage, teriamos de usar umas 5 ferramentas livres juntas. É o mesmo caso do Active Directory (esse eu fico besta...) nada mais é que um X.500 misturado com LDAP e "apimentado" com outras firulas. A ídeia tinha, mas a M$ criou algo diferente.
O email apenas, resolve boa parte do problema, os gerentes de TI que "fingem" fazer bonito que "criam" idéias mirabolantes. Digo uma coisa: Piro-tech-nia não leva a lugar algum. Lembram do famoso quadro do balanço - onde mostra o que o cliente queria e o que foi fornecido? - é exatamente isso.

------

Crítico,
Vi a sua página. Não gosto de atacar, nem botar lenha na fogueira... Você está passando dos limites. Não gosta do que lê, cai fora! Escreva lá no seu site o que você bem entender, não ataque as pessoas, nem o Augusto, nem qualquer outro - sem educação, sem credibilidade.
Fui claro!?

[ ]s a quem merece.


» Marcos Alexandre () em 25/10 17:12

OS lucros da MS vem batendo recorde atrás de recorde. E a participação deles no mercado só vem crescendo e entrando em outras áreas. Até servidores eles ainda conseguem crescer. Vai ser uma briga grande pro Linux.

Sobre facilidade de configuração, o Linux ainda tem muito o que andar. Tem muitos periféricos que ele não consegue detectar e ainda é comum precisar apelar para linha de comando e editar arquivos, mesmo com Red Hat, Conectiva, Suse e Mandrake, que são as distribuições "amigáveis".

Para a maioria dos usuários é mais fácil clicar em um ícone e clicar em Next, Next Finish com mensagens explicativas do que digitar apt-get install xxx, sendo que nem sempre funciona (dependencia cíclica, e uma série de outros problemas que de vez em quando acontecem).

O pior erro do Linux e do Mac é ignorarem os avanços e evoluções do Windows e se basearem no seu passado. Querendo ou não, a MS está avançando em estabilidade e amigabilidade muito rápido e o Linux precisa encarar seus problemas rápido para poder tentar resolvê-los.

E eu ainda sonho que um dia eles vão encontrar um substituto pro XFree rápido e com aceleração de hardware.


» Marco Carvalho () em 25/10 21:01

"Sem radicalismos....


Esse papo de boot 15 x ao dia nunca existiu....

Postado por MrFly (fly@bol.com.br) em outubro 25, 2003 08:05 AM, 200.98.79.1"

Ah não? Então faça o seguinte, pegue uma máquina limpa, instale o Windows e configure todo o hardware.

Conte quantas vezes precisou reiniciar a máquina (não vale cancelar quando pedir para reiniciar)


» Cesar () em 28/10 14:57

O OpenExchange é opensource? Onde fica o site do projeto, dizem que o engine de autenticação é proprietário, até ai tudo bem, quero usar sem autenticação internamente na minha empresa, como eu pego os fontes? Onde?
Já fiz umas pesquisas e nada....

Alguém pode me indicar onde fica...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.