Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: LDAP e mensagens em rede local

Notícia publicada por brain em outubro 24, 2003 11:01 AM | TrackBack


As sugestões da Coluna Software de hoje vêm do Júlio César de Magalhães (jcema@uol.com.br), que mandou uma dica sobre troca de mansagens instantâneas em rede local e sobre administração de LDAP. Mande também suas sugestões através do formulário!

LinPopup

http://www.littleigloo.org/software_003.php3

Gostaria de indicar um programinha bacana para quem convive em um ambiente corporativo e precisa se comunicar rapidamente com outros usuários. O LinPopUp permite a comunicação mais ágil com máquinas Windows rodando winpopup ou até mesmo entre duas máquinas Linux rodando Samba, tanto para enviar quanto para receber mensagens.

Directory Administrator

http://diradmin.open-it.org/index.php

O Directory Administrator é uma ferramenta bem eficaz para se gerenciar diretórios LDAP. É uma mão na roda, especialmente útil para quem tem usuários Samba em uma base OpenLDAP, pois adicionar, remover ou editar uma entrada vira uma atividade simples e trivial.

LDAPBROWSER

http://www.iit.edu/~gawojar/ldap/

Continuando na linha do OpenLDAP gostaria de indicar um programa agora mais genérico para o gerenciamento de diretórios. O LDAPBROWSER é uma ferramenta feita em java(portanto bem portável) que auxilia muito para iniciantes no mundo do "Lightweight Directory Access Protocol". Acredite, depois que comecei a usá-lo as coisas ficaram muito mais claras para mim.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo R. Minholi () em 24/10 13:09

Para esse fim eu estou usando o Jabber (http://www.jabber.org), além de possuir vários clientes o servidor (jabberd) é de fácil configuração e permite a integração com outros protocolos ou com a rede jabber mundial.


» gbitten () em 24/10 14:06

A dica é sobre "massagens instantâneas" ou "mensagens instantâneas"? ;-)


» Sérgio () em 24/10 15:45

O que é que mensagens instantâneas tem haver com ldap


» Peter Parker () em 24/10 17:50

Nunca entendi direito o que é e por que usar LDAP...


» Sandro () em 24/10 19:19

Parker,
não sei se é o LDAP a solução para validação unica ("single sign-on") para diversos sistemas, como por exemplo, "login" do servidor de mensagens eletrônicas, do banco de dados, do Lotus Notes, da rede corporativa, etc.
alguém me corrige ?


» Aridnei () em 24/10 19:47

Uma explicação simples sobre LDAP, o Active Directory do Windows 2000 Server é uma implementação do protocolo LDAP. Nele a MS centralizou todos os objetos de uma rede: usuário, servidores, estações de trabalho, impressoras, etc. Tudo é gerenciado pelo mesmo. No Linux é possível integrar varios servidores para autenticarem os usuários (samba, e-mail, ftp, etc) em um unico servidor LDAP. Bem implementado, é super prático.


» gbitten () em 24/10 23:06

De uma maneira simplificada servidor LDAP é um bando de dados onde estes dados estão organizados numa estrutura de árvore. Um clinte ldap pode percorer esta árvore, fazer consultas, e realizar alterações. Porem os servidores LDAP são otimizados para leitura, não tem uma performace tão boa quanto os bancos OLTP para alterações. Uma vantagem do LDAP é permitir que entidades completamente distintas sejam armazenados numa mesma posição na arvore.

Um exemplo de uma possível base LDAP, seria a representação de uma empresa, a arvore seria uma representação direta do organograma, sendo a raiz a presidência, seus ramos as diretorias, em seguida, departamentos, até que nas folhas de dessa árvore estariam os funcionário, computadores, impressoras, gerentes, secretária etc.

O LDAP não é um sistema para "single sign-on" porem pode ser usado por um, já que pode armazenar e validar usuários. Com certeza é na função de autenticador que o LDAP é mais usado hoje em dia, porem seu uso não se limita apenas a isto. O LDAP pode ser um excelente repositório para informações pouco estruturadas que não se adequam ao bancos relacionais.


» Marcolinux () em 25/10 04:06

Quanto as mensagens p/ maquinas windows, existe tambem o programa smbclient com a opção -M (maiusculo).
Nao tenho maquinas Windows aqui, mas tente algo como:

$ date | smbclient -M ServidorNT

Deve aparecer uma mensagem no tela da maquina ServidorNT. Util p/ avisar admins NT.

Té mais.
Marcolinux


» Maria dos Santos () em 21/11 16:03

Quais são as diferenças entre o sistema gerenciamento de entrada e saida doWindows 2000 e Linux!!!!!


» Luzinete () em 18/06 07:06

Preciso de apostila linux com assunto: Gerenciamento de dispositivos de entrada e saida;
Políticas de escalonamento;
tipos de periféricos;
drives e utilitários.

Por favor quem poder me ajudar eu agradeço!!!!


» Harlem Vilaça () em 29/09 15:47

Tenho o LDAP funcionando e autenticando.
Instalei o Samba e ele esta ok.
Agora, como integrar os usuarios LDAP no samba ?
eles devem utilizar a mesma senha (mesma base de dados) mas nao encontrei na internet algum artigo sobre isso


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.