Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Usando drivers Windows de placas de rede no Linux

Notícia publicada por brain em outubro 20, 2003 11:14 AM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " 'DriverLoader', criado pela Linuxant Inc, é uma camada de compatibilidade revolucionária permitindo que drivers NDIS 5.0 Windows (o padrão de drivers de rede usado no Windows) fornecidos pelos vendedores de hardware para usuários windows sejam usados no Linux x86. O Driverloader dá aos usuários Linux a habilidade de usar placas de rede para as quais não haja drivers de código aberto nativos e adequados. A companhia liberou um demo da tecnologia que permite aos proprietários de dispositivos de rede sem fio 802.11g 54mbps (CardBus e PCI) baseados nos chipsets Broadcom a usarem seus dispositivos no Linux. Veja o anúncio da Linuxant"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Leonardo Luiz () em 20/10 13:41

Alguém poderia desenvolver um software desses para modems.


» Pierre () em 20/10 14:57

Amigos,

Como toda iniciativa em relação a tecnologia, achei louvável e imagino como deve ter dado trabalho e o esforço que esta equipe teve.
Mas do ponto de vista prático, acho que placas de redes hoje não são o grande problema do Linux, a maioria funciona com o pinguim ( Posso estar errado, falo isto no universo que me situo, maquinas de várias empresas e amigos que instalei. )
Para modem, realmente seria bem interessante naminha opinião.
Mas eu parabenizo os criadores pelo software.

Pierre


» Marcel () em 20/10 15:33

Infelizmente eu discordo da opinião do nosso amigo. Hoje em dia, na maioria dos casos realmente a gente já consegue se suprir com a força do pinguim. Porém, modelos mais novos de placas (como as placas wireless mais novas) ainda são problemáticas neste quesito. Outro aspecto também são as redes ainda em testes (como a que funciona pela rede elétrica) que os drivers só foram desenvolvidos para windows...

Mas concordo que deveria se extender aos modens e, acrescento, por que não a todos os drivers windows ???


» Carlos Araujo () em 20/10 17:01

amigos,


Não esqueçam dos drivers de videos, estes sim...um pé no saco na hora de instalar o Linux, além dos irritantes drivers de modens..A iniciativa é mais que louvável, é uma ótima notícia.


» Luciano Giordani Bassani () em 20/10 18:01

Leonardo, na verdade esta mesma empresa, a Linuxant, desenvolveu um esquema parecido para Winmodens, só que é pago. Tem uma versão gratuíta, que eu testei com meu modem Diammond SupraMax PCI 56 kbps, mas que limite a velocidade do modem em 14,4 kbps e funcionou. Só que no caso, ela não usa os drivers do modem do Windows, mas sim drivers desenvolvidos por ela mesmo. Tem para modem HCF, HSF e RIPTIDE. Dê uma olhada, caso te interesse: http://www.linuxant.com/drivers/

SDS,

Luciano


» Eduardo Piva () em 20/10 23:22

Possuo uma placa mini-PCI broadcom 802.11b/g mini-PCI em meu notebook, mas infelizmente esta nao funciona no Linux e por isso utilizo um cartao PCMCIA orinoco para rede sem fio.

Vou testar este driver deles de compatibilidade com o chipset broadcom e coloco aqui se obtive sucesso (o problema é que ando sem tempo para fazer estas coisas!).

Mesmo funcionando, continuarei com meu driver orinoco, que tem suporte completo, enquanto que este driverloader, segundo informacoes da pagina deles, nao suporta WEP.

Muito interessante!! Assim que tiver um driver 100% funcional para minha mini-PCI, adeus PCMCIA!


» Bogomolov () em 21/10 01:25

Ae povo, vi esta opção a um tempo atrás - http://www.jungo.com/windriver.html - baixei o trial, mas não obtive sucesso (burrice minha, espero...). Se o programa fizer realmente o que promete, pode ser uma mão-na-roda para migração de (virtualmente) qualquer driver dentro das plataformas suportadas pelo software.


» Manoel Pinho () em 21/10 07:32

Luciano & all,

Eu não tinha notado que eles mudaram a licença dos drivers para os winmodems Conexant. Eu mesmo tenho um desknote que usa winmodem HSF da Conexant e eu tinha experimentado (com sucesso) os drivers que eles haviam liberado no site gratuitamente...

Se alguém precisar eu posso mandar a versão que tenho, do ano passado, creio que antes da mudança de licença...

E, para complementar, um tutorial da instalação dos drivers (pelo menos na versão antiga):

http://xlife.zuavra.net/columns/20021104.php

O que é "engraçado" é termos que pagar US$ 15 por um driver de um modem que deve custar isso. Melhor mesmo é fugir de winmodems...


» Ander () em 21/10 09:30

Bem.... eu não consegui achar driver para a rede onboard da minha MSI k7n2-delta.... se eu não conseguir achar, vou acabar apelando pra esses aí, hehehhe


» edilson () em 05/12 13:26

preciso um driver de placa de rede,
a referencia que eu tenho de é (ics1893y-10) 0051uf050585


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.