Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: EtherApe, PlanetaMessenger, Camaleão

Notícia publicada por brain em outubro 20, 2003 10:33 AM | TrackBack


A coluna software de hoje tem uma ferramenta de captura e auxílio à análise de pacotes de rede, um programa para troca de mensagens instantâneas em Java compatível com diversos serviços e um programa de esteganografia, que é a técnica que permite esconder dados em arquivos de imagem. Os dois últimos são nacionais!

Agradeço ao pessoal que desde a semana passada voltou a enviar bastante sugestões de software aqui para a coluna. Infelizmente não deu tem,po de mandar e-mail para todos pessoalmente, portanto faço-o coletivamente.

EtherApe

por Anamin

http://etherape.sourceforge.net/

Para um administrador de rede uma parte essencial do trabalho consiste em monitorar o uso da rede e para isso existem várias ferramentas disponíveis como o tcpdump ou o Ethereal. Além dessas existe também o EtherApe que exibe o tráfego da rede graficamente. Ao invés de listar os pacotes que transitam pela rede o EtherApe apresenta um gráfico que mostra as conexões e o tráfego utilizando cores o que ajuda a análise do que se passa na rede.

No menu Capture você ajusta a captura de pacotes. Você pode determinar a captura de tráfego Ethernet, TCP ou IP. Você pode ainda selecionar as cores. Você pode usar por exemplo, vermelho para WWW, azul para SMTP, verde para SSH ...

Além disso se você capturou tráfego usando o tcpdump, é possível importar os dados para o ETherApe e convertê-los em um gráfico para análise.

Planeta Messenger

por Leidson Campos Ferreira (leidson@planetamessenger.org)

A organização brasileira desenvolvedora de software livre, PlanetaMessenger.org, libera a terceira versão de seu software de mensagens instantâneas denominado PlanetaMessenger.org Pentarou 0.2 Beta 1.

O maior avanço no software foi na implementação da possibilidade de se conversar com todas as principais redes P2P existentes, agora o PlanetaMessenger consegue conexão com AIM, Yahoo (sim, funciona após o dia 24 de setembro), além do MSN (MSNP8), ICQ e ComVC já existentes nas versões anteriores.

A interface com o usuário também foi melhorada e ainda deverá sofrer alguns aperfeiçoamentos antes da versão final do produto.

PlanetaMessenger.org Pentarou 0.2 é um software escrito 100% em Java puro, portanto está disponível e testado nas mais diversas plataformas, como Linux, Windows, MacOS X e qualquer outra plataforma que suporte uma máquina virtual Java compatível com a versão 1.3 da Sun, ou superior.

PlanetaMessenger.org é um projeto liberado sob a licença GNU GPL/LGPL.

Camaleão

por Anderson de Rezende Rocha (undersun@comp.ufla.br)

Olá, sou cientista da computação e venho com este mail sugerir o programa Camaleão desenvolvido em pesquisa pelo CNPq na Universidade Federal de Lavras (UFLA, MG) de minha autoria.

Este software permite o envio/recebimento de mensagens (texto, imagens...) escondidas dentro de imagens pela internet através da ESTEGANOGRAFIA. A ferramenta está disponibilizada sob licença GPL e
pode ser copiada/utilizada livremente. Gostaria que vocês dessem uma força e colocassem uma matéria sobre esta ferramenta que pode revolucionar a maneira de comunicação digital. O link para acesso ao software é:

Na página também se encontra um Relatório Técnico explicando o funcionamento do sistema.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» legal () em 20/10 13:22

Isso ae. Cada mais mais projetos nacionais sendo desenvolvidos e o melhor disso é eles serem opensource.

Viva o Brasil !

Viva o nosso português !!! Linux no Brasil e nao Linux in Brazil !!!


» SS_Sputnik () em 20/10 14:36

Um dia o "cérebro" vai se tocar que esse nome nao tem nada a ver... Se fizer uma pesquisa sobre como as pessoas chamam esse site a grande maioria responderia outro nome e não o "linux in brazil". eu mesmo o chamo de linux.trix como muitos colegas que visitam esse site.
Se a democracia prevalecesse o mesmo faria ao menos uma enquete para sugestão do nome.


» Augusto Campos () em 20/10 20:26

Eu já disse que vocês podem chamar de br-linux :)


» SS_Sputnik () em 21/10 14:34

então muda logo o nome, Augusto. Aposto que o site que já é grande, vai decolar de vez! heheh.
br-linux é tampa de crush! :)


» Augusto Campos () em 21/10 14:57

Mas eu gosto do nome atual :)


» Joao2c () em 21/10 18:50

Por mim LIB é legal..:)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.