Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: gravando DVDs

Notícia publicada por brain em outubro 15, 2003 12:15 PM | TrackBack


Mais uma contribuição do Anamin. Onde andam os outros colaboradores da coluna software? Se você tem uma sugestão de software, não deixe de enviar uma descrição pronta para publicação através deste formulário.

OSS DVD extensions for cdrtools: Com a popularização dos gravadores de DVD o mundo do código aberto já se prepara com vários projetos trabalhando para que possamos gravar DVDs no Linux. Um desses projetos é o OSS DVD extensions for cdrtools 2.0. Esse projeto, como você pode perceber pelo longo nome, tem por objetivo adicionar recursos para o uso de DVDs ao conhecido pacote cdrtools desenvolvido por Jörg Schilling.

Trata-se de um patch desenvolvido a partir de um outro baseado na versão 1.11 do mesmo cdrtools, que foi adaptado a uma versão mais recente do programa. Atualmente somente existe suporte para DVD-R(W). O uso desse patch não prejudica a compatibilidade do cdrtools com interfaces gráficas que o utilizam, como por exemplo o xcdroast.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/10 12:28

Nunca usei essas extensões OSS para o cdrtools, mas como elas se comparam ao fork do cdrtools para gravar DVD, o dvdrtools em http://www.nongnu.org/dvdrtools/ ? Eu tenho pesquisado bastante esse assunto porque estou pra fazer também um tutorial de como gravar DVDs no GNU/Linux, algo que não é trivial. Tem também o dvd+rw-tools em http://fy.chalmers.se/~appro/linux/DVD+RW/ - esse para gravar e regravar DVD+R e DVD+RW.

Abri inclusive um chamado do conectiva snapshot para isso - http://bugzilla.conectiva.com.br/show_bug.cgi?id=9323 - talvez fosse uma boa sugerir também essas extensões OSS.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/10 12:31

Ah, sim, o dvdrtools também mantém compatibilidade com o cdrtools. Já o utilizei pra gravar CDs sem problema nenhum.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.