Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Um supercomputador no seu barramento PCI

Notícia publicada por brain em outubro 15, 2003 12:11 PM | TrackBack


Bruno Kussler Marques (bkm_br@yahoo.com) disse: " Depois do artigo de ontem que comentava sobre o uso de MS Xbox e Playstation 2 como clusters de baixo custo aparece mais uma novidade que se realmente virar realidade pode criar um problema danado nos Estados Unidos ( em termos de exportação de tecnologia ). A empresa ClearSpeed Technologies prometeu desenvolver um super processador paralelo de 25 gigaflops que pode ser plugado na porta PCI de um computador normal. Como a reportagem diz com algumas plaquinhas dessas dava pra fazer um computador digno de entrar na Top 500 dos supercomputadores mundiais. A notícia é muito interessante e se um dia chegar a virar verdade já sei como que vou fazer para produzir uma mini bomba atômica he he he... Veja também o press release da empresa"

Alerta: este chip não está nem em protótipo ainda. Em resumo, no momento ele é apenas um plano.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Raphael () em 15/10 14:44

Já temos um candidato a vaporware do ano pra pesquisa do site...


» Pacozila () em 15/10 22:25

Pelo que eu entendi o processador já existe, o que ainda é protótipo é a placa pci.

Tá certo, continua sendo um forte candidato ao prêmio vaporware do ano...


» Rodrigo () em 15/10 23:31

Ainda é muito cedo para se afirmar qualquer coisa sobre este projeto. Me lembro quando o Lindows surgiu na mídia, ninguém falava que era um "vaporware" e hoje sabemos que o prometido (rodar aplicativos windows dentro de uma distro linux modificada da mesma forma que rodavam em seu ambiente nativo, diga se de passagem windows) não chegou nem perto.
O linux em seu surgimento podia ser considerado apenas uma idealização, um projeto audacioso. Onde já se viu, um bando de programadores (intelectuais) trabalharem de graça? O linux era tido como um sonho e um sério candidato a "vaporware", sabemos que hoje ele se tornou realidade mas existem muitas pessoas que ainda não concebem a idéia de que ele seja um software de qualidade, sem custos de aquisição e que qualquer um possa "fuçar" no seu código.
Não substime aqueles que não conhece.


» igu () em 16/10 02:11

Boa. Mantenham a mente aberta, esse negocio de vaporware nao existe, eh relativo.


» Neto Mussauer () em 16/10 07:15

Uma coisa que me chamou a atenção é o nome do diretor da empresa, Simon McIntosh Smith, esse sobrenome McIntosh me soou mei estranho rssss


» Raphael () em 16/10 15:21

De acordo com o site, nada está pronto. Nem o chip, nem a integração com placa PCI. Tudo o que eles têm, provavelmente, é um arquivo VHDL, ou seja a descrição do hardware que eles "planejam" fabricar...

E vaporware, pelo menos como eu considero, é apenas um produto que uma empresa "promete" que vai levar a algo "revolucionário", mas que no fundo só que levantar capital, fazer IPO, etc. Os próprios diretores da empresa, se vc ver são mais administrativos do que técnicos. Um deles inclusive mostra que o que ele quer é fazer IPO e vender a empresa.

E tem outra: se for pra entrar em barramento PCI, o uso de um chip como esse fica limitado aqueles que precisam de entrar com poucos dados, calcular tudo isso, e devolver o conjunto de dados de resultados. Não dá nem pra pensar isso trabalhando de modo interativo com a CPU e periféricos, por causa do gargalo do barramento.

Isso é aplicação pra supercomputador, não pra PC. Portanto, geeks, esqueçam que essa viagem para jogar Duke Nukem Forever :)


» Dênison knob () em 17/10 21:07

Ihh, duvidei q isso funcione. No PCI é impossível(muito lento).
Não sei em quanto ta o poder de processamento dos processadores mais rápidos, mas acho q não chega muito perto disso não...
Me corrijam se eu tive errado.


» Luciano () em 24/11 14:50

No padrão PCI-X talvez há uma estatística de aumento e ganho no gerenciamento vaporware, não há!!?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.