Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo sobre o MenuetOS

Notícia publicada por brain em outubro 10, 2003 12:30 PM | TrackBack


O Alessandro Faria (alessandrofaria@netitec.com.br), autor de diversos tutoriais já publicados aqui no br-linux, escreveu desta vez no Viva o Linux um artigo sobre o MenuetOS. O trechinho obrigatório: "Este artigo nos apresenta ao MenuetOS, que é um pequeno sistema operacional escrito em Assembly que cabe em apenas um disquete de 1,44 MB. E aí, está esperando o que para impressionar seus amigos com essa novidade?" Não se trata de uma modificação do Linux - é um sistema à parte.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gbitten () em 10/10 16:27

Desculpe a ignorância, alguem sabe me dizer o que é um "servidor de mp3" que o autor menciona do artigo.


» Augusto Campos () em 10/10 17:18

Eu acho que é um servidor de streaming de áudio


» Manoel Pinho () em 10/10 18:18

Um sistema operacional escrito em assembly é uma coisa meio anacrônica, especialmente hoje em que o linux está bastante popular...

Sou mais o Syllable (http://syllable.sourceforge.net/index.php), derivado so Atheos.


» asas () em 11/10 14:31

Cala boca Manoel Pinho.

Escreve um entao babaca.


» Ark () em 11/10 15:12

Anacrônica pq? Se é pro código ser inteligível e cheio de Go-Tos como é o do Linux, melhor usar assembly duma vez.


» Odair Beraldo Nunes () em 11/10 15:26

Calma galera...
vamos ser menos agressivos...


» Manoel Pinho () em 11/10 19:20

asas,

Você é um idiota e mal-educado. Se vc não sabe, o Unix foi um grande sucesso na década de 70 justamente por ser escrito em uma linguagem de alto nível (C), facilitando o porte. O que se ganha em velocidade em um sistema operacional escrito em assembly não é tão grande hoje em dia e, para mim, só se justifica em casos muito especiais como sistemas embedded, e mesmo assim muito específicos.

E até o Linus Torvalds escreveu o linux em sua maior parte em C, e realmente não me considero mais esperto do que ele. Se vc acha que é mais esperto então faça parte do time do menuetos, em vez de ficar xingando os outros gratuita e anonimamente.


» Anonimo () em 11/10 23:04

"O que se ganha em velocidade em um sistema operacional escrito em assembly não é tão
grande hoje em dia ..."

É por pensar desse modo que nunca há máquina suficiente para rodar os programas. O programa
é lento ??? Compra mais memória. Tah devagar ???
Seu micro é que é lento.

Parece que modificar o código em busca de mais velocidade nunca é levado em consideração.

Utilizar assembly pode não ser muito portável, mas C também não é tão portável assim. E sobre legibilidade depende sempre de quem escreve. Um programa em C pode ser tão ilegivel quanto um em Assembly.

Agora em máteria de velocidade assembly é o que há de mais rápido. Um bom programa em assembly é mais rápido que um ótimo programa em C

"E até o Linus Torvalds escreveu o linux em sua maior parte em C"

No livro que ele escreveu. ( e nas mensagens no alt.os.minix ) ele dis que ninguém chamaria de C o que ele escreveu, pq tem mais assembly que C

Não estou dizendo que C não tem o seu valor, a própria história mostra que tem. Mas acho legal
que pessoas estejam tentando criar alternativas para o que já existe. Sempre surgem boas idéias.
O próprio linux surgiu da idéia de criar uma alternativa ao minix.



» gbitten () em 11/10 23:08

Ignore Manoel, o objetivo desse pessoal é a polêmica, a falta de educação, e o desrespeito. Porêm eles precisam de atenção, se você os responde, eles se sentem vitoriosos e continuam com as baxarias. Se você os ignora, eles não alcançam seus objetivos e vão tumultuar em outro lugar.
Já sobre o fato SO ser escrito em Assembler, não me incomoda, a muito tempo atras eu programava em Assembler para Z80 (depois para 8086), e era muito mais divertido programar naquela época em baixo nível do que é hoje com linguagens de alto nível ou mesmo C (podem dizer o que quizer mas C não é linguagem de alto nível). Se tem gente afim de trabalhar em Assembler, e ainda colocar em código aberto, ótimo.


» Julio Nobrega () em 12/10 03:45

Vou escrever sistema operacional um em VB pra mostrar que tanto faz a linguagem!

E depois disso vou escrever um com lápis grafite 2 e só um bloco de sulfite.

Sem borracha.


» saco () em 12/10 09:08

É um saco estes sites q vc tem q ficar cadastrando para poder ler o artigo... cmo o vivaolinux


» Ark () em 12/10 11:33

VB eu não sei, mas existe o JavaOS...


» Pierre () em 12/10 14:09

Olá amigos,

Acho que tudo em código aberto vale a pena, como tem muita gente que gosta de C, deve ter outras que usam o assembly e o código aberto vai ajudar as pessoas que trabalham com esta linguagem.


» ao gbitten () em 12/10 14:49

Pare de puxar o saco do cara... larga das bolas dele.

O cara diz bobagem e nao quer tomar resposta ?

Vc nao programa nem seu despertador babaca.


» mustaine () em 12/10 16:27

Todo esforço é proveitoso, principalmente quando se volta para o software livre. Acho que ninguém aqui é capaz de negar que esse projeto possa ser, futuramente, uma fonte de idéias para o próprio GNU/Linux.


» Para o troll babaca que fica zoando os outros ... () em 12/10 17:57

Seu troll babaquinha, acho que você não sabe nem programar seu videocassete. Deve ser um script-kiddie babaquinha que se acha assembler o máximo só porque é difícil. A maioria aqui já programava em assembler Z80 quando você ainda era um espermatozóide. Cresça e seja homem !


» trola () em 12/10 20:37

O pessoal é sempre assim... fala fala fala... mete o pau e tal... mas nunca vi nenhum destes q ficam metendo o pau fazer algo digno.
Achou o MenuetOS uma merda... faz melhor...
Manoel Pinho vc que criticou, pq nao entra em contato com os desenvolvedores do SO sugerindo melhoras e cmo vc "manja" demais ajuda-los ?
Sera pq isso nao acontece neh ?
Falar eh facil... agora para agir necessita de conhecimento apurado... o que falta para vc.


» Mustaine () em 12/10 21:18

Intrometendo, a crítica do Manoel não merece esse rigor visto que realmente um sistema operacional escrito totalmente em assembly é anacrônico, mas também, como parte da comunidade, ele deve considerar os esforços e acreditar que este projeto, julgado como anacrônico e sem préstimo por muitos, possa estender projetos maiores como o GNU/Linux.
Não é difícil de visualizar isto com argumentos dessa própria discussão, o Menuet é totalmente assembly, o Linux tem partes do código em assembly, portanto...


» Manoel Pinho () em 12/10 22:08

Pessoal,

Nunca esperei que as pessoas fossem levar tão ao pé da letra a palavra "anacrônico". O que quis dizer é que ANTIGAMENTE os sistemas operacionais eram todos feitos em assembly e desde o Unix (há 30 anos) quase todos os sistemas operacionais de uso geral são feitos em C com pequenas partes (dependentes do hardware) em assembly. Isso se mostrou muito vantajoso porque une a produtividade e facilidade de programação do C com a otimização (nas partes corretas e necessárias) do assembly.

A linguagem C, diferente das linguagens Java e VB que foram citadas aqui, é extremamente eficiente em termos de geração de código otimizado e possui facilidades para operações de baixo nível, como manipulação de bits, típicas de sistemas operacionais. Afinal, o C foi criado justamente pelos mesmos criadores do Unix para escrever sistemas operacionais. depois é que ele passou a ser usado para fazer a maioria dos programas profissionais.

Para quem não sabe, é possível "linkar" código escrito em C com código em assembly e até mesmo colocar código assembly inline dentro de um programa em C. Agora reimplementar estruturas de dados complexas em assembly (tipicamente usada em sistemas operacionais) em assembly é algo realmente difícil, trabalhoso e o que se pode ganhar (ou perder) em termos de desempenho depende muito das habilidades de quem programa. Na minha opinião o que se pode ganhar em desempenho perde-se em portabilidade e aumento de complexidade desnecessária (quando comparado à programação misturando C com assembly).

Até mesmo os jogos modernos, que exigem muito do hardware, são escritos em C++ ou C e utilizam pequenas partes somente em assembly.

O QNX, que é um sistema Unix tempo real, e usado em diveros sistemas de controle no mundo, é feito em C (na sua maior parte) e também havia um disquete demo que carregava o sistema operacional, ambiente gráfico, browser, servidor web e outras coisinhas.

Bemm, o que quis dizer é que respeito o projeto MenuetOS como qualquer software livre e espero que progrida. Programo em assembly desde os tempos do 8085 e Z80 e também programo em C/C++ (veja meu site) mas não tenho competência para contribuir com o projeto (escrever sistemas operacionais NÃO é para qualquer um e exige extrema especialização), assim como garanto a maioria de todos aqui. Eu apenas expus a minha opinião pessoal e não estou obrigando ninguém a concordar com ela, afinal a unanimidade é burra (como dizia Nelson Rodrigues). Exijo apenas respeito.

E para quem quiser estudar mais a ligação entre C e assembly voltada para o gcc:

http://www.linuxgazette.com/issue94/ramankutty.html
http://students.bath.ac.uk/cs1ars/sources/nasm.html
http://www.cyberscriptorium.com/osjournal/cgi-bin/index.pl?action=viewfile&file=14


» Peter Parker () em 12/10 23:45

Manoel Pinho: falou tudo, velhinho. E o QNX é o bixo mesmo. Pra quem estudou Tanembaum, ele (o QNX) é o máximo... embora o povo já tenha me mostrado sistemas (não produtivos ainda) que possuem conceitos mais avançados ainda.

http://www.qnx.com/resource/rs_pdf/rs_fortune.pdf


» gbitten () em 13/10 10:20

Saindo um pouco da polêmica sobre o assembler, instalei o MenuetOS. A instalaçcão é simples. A interface gráfica funciona bem, não tive tempo de testar a rede nem os serviços. Porem me veio uma questão, a onde ele poderia ser útil?
Se é para ser servidor, qual a necessidade da interface gráfica?
Para ser uma estação, é muito limitado, não achei navegador, nem editor ao estilo OOo. Ele vem com um tocador de mp3, um labirinto 3D e um editor de texto simples estilo gedit. Talvez possa ser útil em clientes magros com uma aplicação específica feita para ele, e que caiba no disquete de 3 1/2, resta saber que aplicações poderiam ser estas.


» marsguo () em 14/10 11:41

desculpa, mas pra mim este papo de que só pode criticar se for capaz de fazer melhor é muita estupidez. Pois a grande maioria de voces critica o bill gates mas nao seriam capazes de fazer um programa melhor que o windows, e com certeza voces criticaram um dos presidentes do brasil e certamente nao teriam a minima ideia do que fazer no lugar deles.
O senso critico é bem muito importante para a humanidade, desde que nao falte com respeito. E eu tambem quero ter o direito de discordar, mesmo que nao tenha capacidade para programar, administrar ou jogar futebol melhor que outras pessoas.


» Daniel Fonseca Alves () em 14/10 13:26

Humm !!! vamos ver !
C, Assembler, VB, que importa, sendo código aberto vale tudo.
Quem é o melhor ? Pergunta do Darwin pois não há melhor juiz do que a seleção natural, se não fosse ela teríamos verdadeiras aberrações sem sentido e uso.
Fica o tempo como resposta.


» Jonatas Fischer () em 22/10 23:11

Muito bem, eu sei que a discussão já está praticamente finita, mas eu gostaria de postar este comentário.
Embora o c seja realmente uma linguagem de programação muito util que gera aplicativos rápidos e pequenos, eu acredito que escrever um sistema operacional em assembler, embora seja muito mais trabalhoso, é mais vantajoso. Tendo em vista que um programa se comunica com o sistema operacional e o sistema operacional se comunica com a máquina, quando mais rápida for a comunicação entre o sistema operacional e máquina mais rápida será o programa.
Eu acredito que esta é a grande vantagem do assembler.
Um sistema operacional que exija menos do hardware não é economicamente viavel, pois exigiria menos de hardware, oque diminuiria a venda de computadores, e isto desaceleraria a economia por algum tempo, portanto nenhuma grande empresa iria investir dinheiro nisto.
Tendo em vista estes aspectos podemos chegar a conclusão que este novo sistema operacional é totalmente em beneficio a classe consumidora, e é justamente nós os únicos que irão dar algum apoio a ele.
Se não apoiarmos iniciativas deste tipo, estaremos sempre a merce doque nos é imposto.


» bleh () em 10/01 22:53

Receita de Sistema Operacional:
-Kernel em Assembly
-Modulos em C
-Aplicativos em Pascal

Isso seria o ideal num sistema operacional novo, porém hoje acho muito dificil algum superar o kernel do linux que é bem flexivel e bem portável.
;)
E qualquer projeto Open Source é bem vindo, visto que com isso teremos mais e mais documentação e conhecimento. É com os erros que se aprende galera.


» Denis () em 11/01 22:09

Não sou programador nem nada, mas sempre fui um entusiasta em relação a tudo o que diz respeito à área da informática.

Já instalei e testei tantos sistemas operacionais quanto estiveram ao meu alcance. Imaginem só a bagunça... Mas eu gosto disso e aposto em novos sistemas operacionais. Conheci o MenuetOS há alguns meses e entrei em contato com o Ville (criador do MenuetOS). Ele me autorizou a traduzir o site e a documentação do SO para o português. Estou fazendo isso no momento e quem quiser conferir o resustaldo pode acessar http://www.menuetos.1br.net

Muito sucesso a todos!


» Antonio Jùniot () em 21/05 20:48

nada mais atrativo para um amante do baixo nível (lê-se assembly) que um sistema inteiramente desenvolvido numa linguagem realmente boa, compacta e merecedora de todos os créditos, estou mergulhando fundo nesse Menuet


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.