Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kurumin na Folha

Notícia publicada por brain em outubro 9, 2003 11:53 AM | TrackBack


willedu (willedu@users.sourceforge.net) disse: " A distribuição Kurumin, já bem conhecida nossa, foi descrita hoje na Folha, na parte de informática, sob o título 'Linux funciona direto do CD e não altera micro'. Achei bom divulgar, já que essa distribuição (excelente) está cada vez mais famosa."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» JuBash () em 09/10 17:07

q legal! O Morimoto merece esse reconhecimento!
e pensar que tudo começou com a Geek!


» domus () em 09/10 17:10

Lembrando que ontem 08/10 o Jornal "A Tarde" www.atarde.com.br o de maior circulaçao na bahia tb publicou uma materia sobre o kurumin


» domus () em 09/10 17:11

ops uma correçao a materia é a mesma pois continha os creditos da folha

abraços


» Bach () em 09/10 19:25

Popularidade não significa Qualidade.
Se o Kurumin começar a ficar popular demais assim como qualquer produto ou pessoa você também é levado a uma chuva impertinente de criticas e Mentiras.
Se o Sistema não tiver maduro o suficiente sem graves erros e problemas de segurança melhor pisar no freio para não bater no poste.


» Evandro Guglielmeli () em 09/10 20:56

Bach, um colega aqui do lado gostou muito da sua sugestão e manda perguntar se ele pode usar sua idéia na empresa de software dele...

o nome do meu colega é Willian Gates II

=)


» Flavio Moreira () em 09/10 23:11

Essa "sacada" aqui em cima (bill gates) foi uma das mais legais que eu vi nos ultimos anos - HA HA HA - Parabens Evandro ! :-)

A propósito ... só para constar :

Kurumin 2.04 (final)

BitTorrent (P2P):
http://www.flaviao.brturbo.com/kurumin-2.04.iso.torrent

HTTP :
http://www.flaviao.brturbo.com/kurumin-2.04.iso


md5sum : 7eb1e6ff931a20a0b29a68274a1aaab3 kurumin-2.04.iso


Não sabe o que é BitTorrent ? http://www.guiadohardware.info/artigos/259/


» LinuxKurumin () em 10/10 05:59

BACH, VOCÊ É UM OTÁRIO SEU MANÉ NADA A VÊ QUE VOCÊ ESCREVEU AI SUA MULA!
VOCÊ NÃO É BEM VINDO AQUI NÃO!
NUNCA VI UMA PESSOA ESCREVER TANTA MERDA ASSIM.

LINUX ROX!!!


» Filipe () em 10/10 07:42

Infelizmente faltou os créditos do Knoppix.
Que lêu e não conhece muito bem, tem a idéia que foi tudo "feito pelo kurumin".
Inclusive é citado o ótimo sistema de reconhecimento de hardware, que por acaso veio do Knoppix, certo?
Podar alguns programas para ficar <200MB e traduzir algumas coisas e depois levar toda a fama não é certo!
Nada contra o Kurumin tanto que tenho tbm um carteira!!!!, mas a Folha num sentimento 'Policarpo Quaresma' foi negligente quanto ao reconehcimento do trabalho.


» Flavio Moreira () em 10/10 08:24

Sobre os creditos :

Se faltou os creditos, nao foi culpa da "Kurumin S.A." que não mandou release algum (a materia foi feita pelo proprio jornal). Na página do Kurumin está dito que é uma modificação do Knoppix. Veja a PRIMEIRA frase no site oficial http://www.kurumin.org : "O Kurumin é uma distribuição Linux destinada a desktops baseada no Knoppix. Ele mantém o mesmo sistema de detecção de hardware, mas é muito menor, apenas 193 MB, (...) " - Do jeito que o colega coloca, dá entender que o Kurumin omitiu esta informação, quando na verdade quem omitiu foi o jornal (lembre-se isso não é "notícia plantada"). Não é a prática do Kurumin de utilizar ideias alheias sem o devido credito - veja que as vezes um simples script (icone magico) contem o nome do colaborador , algo como : "Este script é baseado na idéia de fulano-de-tal , modificado por sicrano-de-tal". E se formos falar em credito , temos qie comecar por Richard Stallman, passando pelo Linus, passando pelo Debian, passando pelo Knoppix - nada contra - é um orgulho poder dizer que o sistema deriva de uma comunidade de prestigio ! :-)


» omorp () em 10/10 09:31

Concordo plenamente com o filipe. mas isso é devido a burrice tradicional da mídia informatizada do brasil. alguns dias atraz, por exemplo, o novo nmap equipado com identificador de serviços foi descrito por um "jornalista especializado" em informática como uma nova(?) ferramente "hacker" desenvolvida por chineses(!!!) rolando no sub-mundo da internet. ahahah tem que rir, e rir MUITO pra nao chorar.

agora, o Morimoto tem *SIM* sua parcela de culpa nessa fama indevida do Kurumin, ja que como o tal Kurumin é apenas uma customizacao basica, com i18n e l10n configurados para o brasil por padrão, ele tinha OBRIGAÇÃO de fazer como a Conectiva fez no inicio, PRESERVAR O NOME DOS QUE REALMENTE MERECEM CREDITO (eg: Conectiva RedHat Linux). Quem conhece o Morimoto de longa data, desde os primórdiors (NG de hardware e etc..), sabe *muito bem* que isso não foi um erro ou engano, ele simplesmente *USURPOU* todo trabalho desenvolvido no Knoppix, rebatizou de Kurumin para benefício próprio.

se bem, que a customização é tão porcamente feita, que em varios menus e opções do sistema podemos ver o nome "Knoppix" aqui e ali.. eu sinceramente não consigo assimilar todo esse alvoroço que estão fazendo com relação ao Knoppix-Kurumin-Linux transformando o Morimoto, que comecou a mexer com linux ontem, em desenvolvedor e "tradutor".

isso é brasil


» AValle () em 10/10 10:10

Opa gente, ninguém do gdh quer tirar os créditos de ninguém :) tanto que o próprio Flávio já mostrou que logo de cara o Morimoto avisa que o Kurumin é baseado no knoppix.
Porque não a gente ajudar, em vez de criticar? Vamos pegar o que falta pra traduzir e mandar pra ele inserir nas versões futuras.


» EdC rypt () em 10/10 11:36

É isso ai. o responsável pela matéria da Folha é o pessoal da redação da Folha e seus superiores.


» Carlos E. Morimoto () em 10/10 12:17


Não é bem assim, já tem umas 1.500 horas de trabalho em cima do Kurumin, não é apenas um trabalho de tradução.

Mas bem, cada um tem liberdade para pensar o que quiser, se passe o meu tempo discutindo nos fóruns ao invés de trabalhar, o Kurumin nem o GDH existiriam. >:-P


» Filipe () em 10/10 13:46

Caros Marimoto, Flávio e demais,

Meu ataque é direto aos jornalistas da Folha, não quis degradar o trabalho feito no Kurumin. É óbvio que os jornalista da folha é que estão levando um puxão de orelha em meu post!!!
Inclusive mandei um email para Folha muito antes de ver isto aqui, dizendo que o autor da matéria BRUNO GARATTONI nem se deu ao luxo de ler no site do Kurumin e pesquisar um pouco mais antes de sair falando.

O kurumin não é muito mais do que uma remasterização do Knoppix e com a mudança dos "locales"(i18n e l10n configurados para o Brasil). Por isso que é fundamental os créditos do Knoppix.

E esse negocio que o Flavio falou de:
...E se formos falar em credito ,temos que comecar por Richard Stallman, passando pelo Linus, passando pelo Debian, passando pelo Knoppix...
Não faz sentido. Você cita a fonte direta apenas!!!
Quem for procurar sobre o knoppix descobre que vem do Debian.
Quem for procurar sobre Debian descobre que é uma distro de Linux.
Quem for procurar sobre Linux descobre que veio do Linus,.....,Minix......,Tanenbau........
Já imaginou se cada autor de livro colocar recursivamente na bibliografia as bibliografias dos livros referências?? Inviável heim?!?!!!
Deu a impressão que realmente não era para citar!!!!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/10 14:11

Minha opinião sobre essa acusação do omorp:

Software livre é isso. Qualquer um pode pegar o trabalho anterior, renomear e fazer seu próprio. Mesmo que o Kurumin seja apenas um i18n + l10n do Knoppix, isso já é alguma coisa - e alguma coisa que ajuda bastante muita gente!

Viva com isso: o Morimoto não fez nada que os criadores do Debian e do Knoppix não quisessem que ele fizesse. A licença explicitamente permite e incentiva isto. Você pode dizer do modo que preferiria que ele pusesse a coisa - "Kurumin Knoppix GNU/Linux", ou "Kurumin Knoppix Debian GNU/Linux" (por que o Knoppix não tem Debian no nome? =P), mas isso está longe de ser algum tipo de defeito que denota oportunismo. A meu ver, o reconhecimento na página do Kurumin que ele seja baseado no Knoppix, de modo bem visível, é muito mais do que suficiente.

No dia em que os desenvolvedores do Debian ou Knoppix vierem reclamar, aí sim podemos discutir se ele foi oportunista. Mas até lá, não fale pelos outros. Quem deve denunciar é a vítima...


» rip () em 11/10 14:08

Entao podemos dizer que o Nano é tb uma copia do pico... pq vai ser parecido la em moscow.


» Adailton () em 12/10 23:09

Alguns dias atras, encontrei um 'técnico' falando mal do Linux, que era feio, só linha de comando, coisa de hacker.
Saquei meu CD com o Kurumin e desmenti o cara na hora ! (era a versão 1.4)
Depois, passei o CD para um amigo instalar, este, por sua vez, repassou para outro conhecido e assim sucessivamente ...
SoftWare livre é isso, você pega, modifica (pode ser uma letra apenas), coloca um novo nome e os creditos, e temos uma nova distribuição ...

To ate pensando em fazer uma ...


» Valdo () em 14/10 10:03

O Knoppix deve ter dezenas de filhos espalhados pelo mundo e o omorp vem se preocupar com o pequeno Índio. Será que é porque ele está crescendo rápido?
"Brasileiro" se pondo contra brasileiro :(

Realmente, "isso é Brasil".

Valdo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.