Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

NAT com uma placa de rede no servidor, agora em português

Notícia publicada por brain em outubro 8, 2003 08:03 PM | TrackBack


O Gustavo Sverzut (gustavo@linuxdicas.com.br) mandou o link para a tradução do artigo do Linux Journal que indiquei no início desta semana. Ele relata: "Este artigo tem por objetivo ensinar você a economizar uma placa de rede, seja por dinheiro, espaço (PCI/ISA) ou qualquer outro motivo, anime-se, pois é muito fácil compartilhar internet usando somente uma placa de rede! Esta técnica foi testada com um HUB."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Peter Parker () em 08/10 22:56

Gustavo, muito boa iniciativa. E Augusto, valeu por publicar. Muita gente já me perguntou sobre isso (nat com uma placa só).


» Douglas Augusto () em 09/10 05:04

Quais são as implicações dessa abordagem, em termos de segurança, ao invés da "tradicional" que utiliza duas placas?


» Matheus () em 09/10 09:27

Salve !

Gustavo parabens mesmo e ao Augusto publicar esse otimo artigo.

att


» Marcus Grando () em 09/10 11:42

O problema desse modo é simplesmente a insegurança...


» h4d3s () em 09/10 12:00

Que problemas de segurança implicaria essa implementação??? Mesmo com a configuração correta de um firewall para esse modelo através de restrições por IP e não por interface poderiamos ter quais tipos de problemas???


» Toti () em 09/10 13:07

Varios problemas.. O principal deles, é que as redes não vão estar fisicamente separadas.. (AVISO: Isso é teoria, e é muito dificil de acontecer na pratica) Algum pacote pode entrar pelo modem adsl, com o endereço forjado, e ele não passará pelo firewall, mas sim irá direto para o computador alvo. Também seria possivel rodar um sniffer no modem adsl (isso é teoria..) e capturar todos os pacotes que rodam na rede local que deveria ser "segura" pelo firewall.. Algum pc da rede interna também poderia trocar seu ip para um ip que o modem adsl reconheça, e burlar o firewall.. São muitas as inseguranças..

O artigo original, fala sobre a adsl em modo pppoe que é imune a algumas dessas vulnereabilidades, mas ainda sim, usar esse esquema em uma rede em produção, é loucura (no meu ponto de vista..)


» gbitten () em 09/10 16:13

Essa configuração pode permitir algumas brincadeiras:
- Transmitir pacotes das máquinas internas diretamente ao modem e consequentemente para internet.
- Ou ainda derrubar o Firewall/NAT/Linux se utilizando de alguma vulnerabilidade conhecida, assumir os IPs dele e transformar uma estação interna no novo NAT da rede.
- Se consiguir instalar um backdoor em alguma estação interna, então pode-se de fora fazer os dois itens acima. Depois disso é festa ;)

Como disse no post acima, isso na teoria, na prática é outra historia. Evidentemente na rede de sua casa você não precisa ter essa preocupação. Porem imagino que ninguem é louco de fazer essa implementação numa rede comercial.


» Gustavo Sverzut Barbieri () em 09/10 21:02

Caros,

Obrigado pelos elogios!

Aos que querem saber sobre a segurança, dizem existir possibilidade de insegurança, pois eu não acredito... ou ao menos acho improvável de ser conseguido. Eu explico:

Todos os pacotes tem que passar pelo modem para entrar na rede, certo? Na rede interna você usará os IPs resevados à rede interna (192..., 10...). Ao enviar um pacote forjado para a máquina, provavelmente ele se perderia nos roteadores, que tentariam manter o pacote numa rede interna, pois os ips tem este designio. O mesmo para sair do modem.

Como na computação nada é impossível :) pode existir a possibilidade, porém não acredito que alguém realize esta proeza!

Vou perguntar para alguns professores sobre isso, posto uma resposta mais concreta depois.

Gustavo


» GILVAN () em 08/03 12:50

QUERO SABER COMO CONECTAR INTERNET ATRAVES DE UMA REDE LOCAL , CONECTANDO COM O SERVIDOR PRINCIPAL
DESDE JA AGRADEÇO ,OBRIGADO


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.