Notícia publicada por brain em outubro 7, 2003 11:27 AM
| TrackBack
Otavio R. Piske (AngusYoung) disse: "Lembro que algumas semanas atrás você publicou uma notícia sobre um teste de velocidade Gentoo x Debian x Mandrake ... Pois bem, na GWN desta semana saiu o resultado de alguns testes (Gentoo x Mandrake) feitos para uma apresentação na Hispalinux 2003. Ainda não é suficiente para refutar o primeiro teste, mas pode ser bastante interessante para quem ficou com 'a pulga atrás da orelha' com relação ao Gentoo."
A notícia anterior a que ele se refere é esta aqui, apontando uma notícia do GentooBr sobre um comparativo de desempenho entre Gentoo, Mandrake e Debian onde o Gentoo ficou em último - o que é no mínimo estranho para uma distribuição que pode ser 100% compilada com otimização específica cada máquina. Mas a notícia de hoje parece oferecer um contraponto interessante.
Gentoo é ruim... Use LFS
Qual foi a metodologia usando nessa comparação?
Foi usando cronometro de mão?
Para mim essa comparação não tem valor.
Existem software para linux que façam esse tipo de comparações?
Eu acho que em uma comparação onde as diferenças de tempo estão na ordem dos minutos, e não dos segundos, até um cronômetro analógico de acionamento manual serviria para apontar quem é mais rápido.
Não creio que exista comando no Linux que permita medir o tempo de alguns dos processos usados no teste original (e.g. abrir uma planilha no gnumeric ou para duplicar uma imagem no Gimp). Outros, como o tempo para compilar o kernel, poderiam eventualmente ser medidos com o comando time, que além de medir o tempo de execução de um comando qualquer, ainda separa entre real, user e sys. Experimente aí, com qualquer comando simples - exemplo: "time ls -la"
Não tenho nada contra o Gentoo, mas acho que quando uma distribuição faz uma coisa em 7 minutos e a outra faz isso em 9 minutos, dá de achar muitos culpados - menos a escolha do cronômetro ;-)
Aliás, a abordagem do pessoal do Gentoo é digna de aplausos - ao invés de questionar o teste, eles partiram para tentar melhorar seu desempenho.
Abraços
qnd comecei a utilizar linux brincava no conectiva marumbi, readhat5 e slack (se nao me engano 7, e foi bem na epoca q tavam no 3.2 e deram saltos nos numeros ate chegar no 7), o slack era a que rodava mais rápido, tempo de carregamento, etc.. nao sei se na época por incompetencia minha /p configurar/desabilitar serviços etc pq ainda estava aprendendo.. a um tempo atras /c uma maquina nova (p3) tava usando slack e resolvi testar o gentoo já tinha certa experiencia em compilação de programas, queria deixar tdo personalizado etc.. o sistema me *pareceu* tão rapido qnt o slack.. e junto ganhei facilidade na instalação e manutenção do sistema atualizado que ñ tinha no slack, além de poder personalizar as coisas até mais do q fazia no slack.. hj em dia acho q mesmo q meu gentoo fosse um pouco mais lento que outra distribuição eu a utilizaria pq as facilidades que disse acima são recompensadoras..
foi o primeiro sistema de gerenciamento de pacotes que gostei pq não me deu dores de cabeça. ontem fui puxar a iso do kurumin e nao tinha bittorrent instalado, qnd fui puxar o programa tinha opção pra suporte a interface X, que incluia mais bibliotecas que coisas q nao ia usar (so o console no bittorrent ja ta bom pra mim) em uma distribuição rpm ou deb, provavelmente eu ia ter q puxar esse pacote e mais um monte de dependencias.. ufa.. comentário acabou ficando grande
tb me familiarizei com gentoo devido ao esquema de empacotamento muito simples de se manipular, bom a questao do tempo que um programa leva em consideraçao as outras distros, pouco importam pra min, pois oq me encantou mesmo foi o "emerge" mas no meu ponto de vista pessoal, noto uma estabilidade melhor em relaçao as outras distros
t+
today is my birthday :)
Gentoo é ótimo, mais depende de quem configura e usa.Não é pra qualquer um não.Quer dizer, ele vai rodar, mas só o fará bem, se vc for fera!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.