Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software: albuns virtuais, RPMs e gateway simplificado

Notícia publicada por brain em outubro 6, 2003 12:24 PM | TrackBack


A sugestão de software de hoje é o SPGM - Simple Picture Gallery Manager, um gerador de álbuns de imagens para visualização na web. Ao contrário do Album (já mencionado previamente nesta coluna), que é em Perl e gera arquivos HTML e thumbnails estáticos para upload ao servidor web, o SPGM é em PHP e monta os albuns sob demanda.

O Wilfredo Tomaselli (perguntad0r@bol.com.br) complementa os links para sites de busca de pacotes de instalação publicados recentemente aqui na coluna Software: "Além do RPMFind (http://rpmfind.net) e do RPMSeek (http://www.rpmseek.com), já citados aqui, há também outro bom site de pacotes RPM: RPM PBone Search. No site é possível encontrar pacotes das seguintes distribuições: RedHat, TurboLinux, PLD, Mandrake, Conectiva, SuSE, ALTLinux, Engarde, Caldera, Trustix, Arklinux e outros. É possível também encontrar pacotes armazenados no SourceForge (http://sourceforge.net/) e em outros sites. Vale a pena experimentar."

Para completar, o Felippe Mercurio (felippe.mercurio@terra.com.br) deu o toque: "Já está disponível para download o Coyote Linux 2.2.3." O Coyote é um sistema fácil de instalar que transforma um PC de poucos recursos (pode até ser um 486 sem HD) em um roteador/firewall para dar acesso de redes locais à Internet. Nossa área de tutoriais conta com um tutorial do Coyote escrito pelo Gabriel Armbrust Araujo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» alexandre () em 06/10 13:41

parabéns pelo excelente tutorial.


» Rafael Goulart () em 06/10 15:10

Assino em baixo do rpm.pbone.net. Para quem utilizá-lo, procure também utilizar o seu ftp para baixar os pacotes, é muito rápido.

Uma vantagem que vejo no pbone em relação ao rpmfind é a busca dentro dos arquivos dos pacotes, que é mais eficaz.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.