Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Xen, um monitor GPL de máquinas virtuais para x86

Notícia publicada por brain em outubro 2, 2003 09:29 PM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " A Universidade de Cambridge (Computer Laboratory Systems Research Group) anunciou a versão com código aberto do Xen, um monitor GPL de máquinas virtuais para x86. Xen permite rodar múltiplas imagens de sistemas operacionais ao mesmo tempono mesmo PC, com níveis de desempenho sem precedência e isolamento de recursos. Mesmo sob as cargas de trabalho com maior demanda o overhead no desempenho é apenas de poucos pontos percentuais - consideravelmente menos do que alternativas como o VMware Workstation e User Mode Linux. Isso faz o Xen ideal para uso em hospedagem virtual segura ou mesmo apenas para rodar múltiplos sistemas operacionais em uma máquina desktop. Eles estão portando 3 SOs diferentes para rodar no Xen: Linux 2.4, Windows XP e NetBSD."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Aran () em 02/10 22:12

Pronto! Agora o Linux vai decolar nos desktops, rodando Windows e Linux ao mesmo tempo, ao invés do "popular dual boot", podemos rodar no windows apenas os jogos e aplicativos realmente raros.


» Manoel Pinho () em 02/10 22:21

Calma ! O problema desse sistema é que ele precisa modificar um pouco o sistema operacional que será usado na máquina virtual. Como o Windows é fechado, depende da aceitação pela M$...

Pelo que li no README o Windows XP já está quase pronto, mas eles só conseguiram mudar porque possuem acesso ao código do Windows.

Se a M$ liberar uma imagem do XP para uso com esse sistema até seria possível usar na prática. Mas e a ativação ?


» rafael () em 02/10 22:41

seria interessante que alguém testar e postar aqui se funciona... uma boa seria mandar a sugestão pro morimoto pra ele compara com o vmware :-)


» Woody () em 03/10 00:17

Não acho que seja legal rodar Windows dentro do Linux, além de o desempenho ser inferior não segue a
filosofia GNU.


» jcarlos () em 03/10 03:58

/p rodar aplicativos windows acho mais interessante o amadurecimento de projetos como Wine..rodar programas for windows sem precisar comprar nem concordar /c a licença e produtos da micro$oft já seria ótimo...
o que eu acho interessante em maquinas virtuais eh criar redes virtuais... principalmente no meu caso que ñ tenho um monte de micros pra ficar fazendo experimentos..hehehe


» Fernando () em 03/10 08:46

O bom, para ambiente de desenvolvimento é uma maravilha.
Ajuda a testar com Sistemas diferentes.


» liquidSLAVE () em 03/10 09:56

Eu testei o Xen ontem , rodei duas intancias do linux simultaneamente , achei o treco bem interesante.
Para acessar o Xen atravez do linux existem algumas ferramentas xi_(alguma coisa) , com elas eh possivel
abrir um prompt do Xen ou monitorar o consumo de recursos dos outros sistemas. Outra coisa legal , eh que eu pude definir discos rigidos virtuais usando particoes distintas e um sistema nao pode acessar o do outro , o que torna o trem mais seguro. Caso algum invada um sistema ele nao tera acesso ao outro , a nao ser que ele tenha acesso ao Xen.

Software Bom , promete pacas, vamos acompanhar


» jcarlos () em 03/10 15:43

liquidSlave, vc chegou a usar o vmware tbm? sabe se houve grandes diferenças no desempenho dos 2?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.