Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre a união entre Red Hat e Fedora

Notícia publicada por brain em outubro 1, 2003 12:34 PM | TrackBack


Dando continuidade à nossa notícia anterior sobre a união entre Red Hat Linux e Fedora, surge esta análise do Linux Journal sobre os motivos e os prováveis efeitos da ação tomada pela Red Hat. Espero que a comunidade de usuários fique feliz por ver esta distribuição tornar-se ainda mais livre e mantida pelos próprios desenvolvedores, com menos interferência da empresa.

Vale um comentário adicional: menos interferência não significa ausência total de interferência. Eu considero isso normal e aceitável - cada desenvolvedor e cada usuário sabe o grau de independência e liberdade que espera de sua distribuição.

Mas quem não quer interferência de empresas e procura uma distribuição que recuse completamente qualquer pacote que não seja 100% livre sabe para onde ir. Segundo Richard Stallman, fundador do projeto GNU e da Free Software Foundation, "não há nenhuma distribuição instalável que possamos recomendar - todas elas possuem ou recomendam pacotes não-livres". (detalhes nesta nota a uma recente entrevista de RMS).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» dbrandl () em 01/10 14:42

Eu acredito que o GNU/Linux Debian seja ainda um distribuição 100% Livre e desenvolvida por voluntarios. Ou seja a Red Hat tem tudo a ganhar quando os próprios usuarios começarem a desenvolver junto.

[]´s


» Joerlei P. Lima () em 01/10 14:55

E eu acredito que há espaço tanto para aplicações/distribuições 100% livres e também comerciais. Existem áreas em que softwares comerciais atendem melhor do que softwares livres. Entretenimento é uma delas. Prova disso é que os melhores jogos para linux são comerciais.
Aplicações mais específicas, como CAD, são outro exemplo.
Uma distribuição que não é 100% software livre e que está crescendo e se tornando um excelente opção, inclusive para desktops é a SUSE (agora tudo em maiúsculas). Se não fosse "comercial", eles não poderiam incluir o freetype com o BCI (Byte Code Interpreter) habilitado, o que garante uma excelente qualidade de fontes, por exemplo. Mesmo assim você ainda pode instalar onde quiser, quantas vezes quiser.
Mas claro, esse modelo da RedHat é bom, pois acredito que isso vá dar uma acelerada e melhorada na qualidade da distro. Certamente que para uso corporativo é melhor uma distro comercial, com suporte, mas como plataforma de desenvolvimento, é muito bem-vinda.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/10 15:11

Sobre usar o computador para entretenimento, Joerlei, eu acho que logo em breve você poderá rever o que disse.

É verdade que os jogos hoje em dia estão muito avançados. Hoje em dia qualquer jogo precisa mais do que uma boa idéia, precisa de uma trilha sonora, ótimos desenhos, um engine 3D rápido, um servidor multiplayer, etc.

Mas... você tem acompanhado a evolução dos jogos livres ultimamente? Tem visto os ganhadores da votação do sítio http://www.happypenguin.org e principalmente as novidades que apareceram depois disso? Temos ótimos engines 3D (CrystalSpace e Cube, por exemplo) aparecendo em código livre, temos ótimas idéias despontando, muitos RPGs 3D, muitos jogos de nave (até o velho parsec - http://www.parsec.org - agora virou GPL), de luta, de corrida, de tabuleiro...

Se por um lado ainda não existe um jogo livre da qualidade de Warcraft III ou Neverwinter Nights, suponho que seja questão de tempo. Existe muita gente empolgada cada vez mais empenhada nisso, e é só questão mesmo de acaso até um cérebro único, daqueles que conseguem juntar vários ingredientes (engines livres, músicas de colaboradores, roteiros, desenhos, etc. - que, lembremos, ao contrário dos mesmos componentes de jogos proprietários, pode ser reutilizado!) de forma desafiadora e instigante e jogar o holofote em um jogo que estoure a boca do balao - se for livre, por sua vez, acaba gerando um efeito cascata, disseminando a idéia para outros empolgados.

Isso aconteceu exatamente com o mundo dos aplicativos para o GNU/Linux. A indústria de jogos é mais competitiva e muito mais dinâmica, e por isso mesmo mais frágil a mudanças de direção. Será que não estamos à beira de experimentar uma quebra neste setor? Eu acho que sim.


» sss () em 01/10 16:27

Opa... nem a merda do Debian ????
Eles se vangloriam por isso... haha


» Manoel Pinho () em 01/10 17:05

Só fala mal do debian quem nunca se deu ao trabalho (ou não teve oportunidade) de usá-lo. Claro que ela tem pontos a serem melhorados e alguns defeitos mas é uma distribuição séria, bem-feita e com várias vantagens sobre as outras também.


» Ark () em 01/10 17:24

Pois é, nós usuários de Debian sabemos que a distro tem seus pontos positivos e negativos. Só usuários de Slack é que não conseguem ver pontos negativos. Aliás, o RMS diz que o Debian não é livre pq o site tem links para pacotes não-livres. Mas isso até o próprio site da FSF tem. O cara as vezes toma uns chás muito fortes.


» Slack () em 01/10 17:35

"Só usuários de Slack é que não conseguem ver pontos negativos."

Claro que conseguimos, vemos centenas de pontos negativos nas outras distros.

Na nossa procuramos muito, mas não encontramos nenhum.


» Alex () em 01/10 17:41

Richard Stallman é um chato chorão que vive reclamando que não dão valor para o GNU. Depois de ter assistido o Revolution OS eu tive plena certeza de que ele pensa que é um Fidel Castro dos softwares.


» Lewis () em 02/10 02:57

O único ponto fraco do Debian é que ele é feio que dói :)

Eu gosto do Stallman, mas as vezes ele usa MUITA droga!


» Lewis () em 02/10 02:59

Slack:

Como vcs atualizam a dist? Esperam o Patrick liberar a nova iso?


» Joerlei P. Lima () em 02/10 08:40

Patola,
Eu tenho acompanhado sim o happypenguin, visito pelo menos duas vezes por semana. Conheço a maioria dos jogos livres, estão evoluindo muito rápido. Espero que o freeciv, por exemplo, ganhe gráficos mais bonitos, o jogo em sim é muito bom (tudo bem que só ganhei do computador uma vez) mas os gráficos são sofríveis.
Admito que estou mais preocupado com o lado "corporativo" do software livre do que com entretenimento, por exemplo, mas essa é uma área que ajudará a trazer os usuários domésticos também.
Também não sou xiita. Acho que software livre pode muito bem conviver com softwares proprietários. O que não abro mão é de uma plataforma livre.
PS. Lembra das discussões na Linux-br há poucos anos, onde muitos afirmavam, citando famosos institutos de pesquisa, que o linux jamais chegaria ao meio corporativo? Chegou. Agora é a vez de conquistar um espaço cada vez maior no desktop.


» Peter Parker () em 02/10 10:15

Ainda acredito que, como citado acima, nichos muito específicos, como jogos, CADs, logísiticos, e etc ainda continuarão sendo softs comerciais por um bom tempo. Também não vejo problema na co-existência de programas livres com comerciais.


» Ed Crypt Debian () em 02/10 14:36

O comentario do sss fo totalmente infeliz.
E eu não acho o Debian tão "feio". O maior defeito talvez seja que a paranoia com segurança (alias. necessária hoje em dia) torna a Debian stable um pouco desatualizada... talvez...

Quanto ao RMS, teve um ponto que eu estava achando ele até menos radical, quando perguntado sobre as distros KGX. Que lembra da richa por causa dos "anos de deserviço" (ou algo assim) da licença do qt?


» Ed Crypt Debian () em 02/10 14:38

Ah é, mas é claro que eu não concordo com a opinião dele (RMS) sobre o Debian...


» Slack () em 02/10 17:10

"Como vcs atualizam a dist? Esperam o Patrick liberar a nova iso?"

Lewis :

Usamos um utilitário de atualização : O Slackpkg


» Manoel Pinho () em 02/10 17:31

Isso é "atualizador" ? Ele trata das dependências e conflitos ?

Isso para mim é mais uma rudimentar ferramenta para baixar os pacotes, ou seja, um script que faz downloads de pacotes baseado em informações em um arquivo e que baixa o software através do wget.

apt-get update Slackware


» Slack () em 02/10 18:08

"Isso é "atualizador" ? Ele trata das dependências e conflitos ?"

Não vamos entrar novamente num longo Thread sobre a utilidade ou não do tratamentos de depêndencias no Slackware pq. acho que ninguém aqui tem mais saco para ficar lendo isto.

"Isso para mim é mais uma rudimentar ferramenta para baixar os pacotes"

Ainda bem que vc. colocou o "Para mim", denotando que isso é uma OPINIÃO sua, e
não um argumento técnico

De qualquer forma, se a ferramenta faz
serviço, qual o problema em ser um script ?

Mas que a ferramenta atualiza o slackware, atualiza.


» Slack () em 02/10 18:11


A Propósito, o primeiro comentário que
coloquei sobre não vermos defeito no slack
e somente nos outros era só uma brincadeira.

Devia ter colocado uns :) ou ;) para o
pessoal entender que o objetivo era divertir
e não gerar polêmica.



» Manoel Pinho () em 02/10 18:22

AVISO: Este último comentário com o meu nome NÃO é meu !! Agora algum idiotinha está usando o nome dos outros para agredir.

Augusto, porque esse site não tem um login com senha para identificação ? Além de ser chato redigitar os seus dados quando o cookie expira, o sistema atual dá margem a idiotas como esse.


» Peter Parker () em 02/10 19:35

Manoel, bem vindo ao clube dos clonados.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 02/10 23:25

Manoel, creio que o Augusto evite logins para evitar chateação pros usuários. Na verdade, essa é uma estratégia que funciona e incentiva bastante os comentários, não tenha dúvida. O ponto negativo é que todos temos que aceitar essa chateação dos "clones" e das falsidades ideológicas aqui. Você sabe que eu devo ser a maior vítima disso nesse sítio. =)

Joel fala disso no artigo dele "Construindo Comunidades com Software" - http://www.joelonsoftware.com/articles/BuildingCommunitieswithSo.html - em que ele advoga a simplicidade acima de tudo, inclusive o não-login.


» Chucky-o () em 03/10 09:57

Pô Patola, você deve ser realmente o mais clonado dos usuários daqui :)
Lembro que não podia haver nenhum comentário "teu" que já dava flames até a estratosfera.
Mesmo assim também acho que não deve ser modificado o sistema de comentários.
É mais rápido e menos burocrático.


» Augusto Campos () em 03/10 10:01

Se fosse fácil habilitar login opcional, eu habilitaria. Mas o engine que eu uso não tem este recurso (nem opcional nem obrigatório), portanto tenho um bom incentivo para seguir minha filosofia de simplicidade.

No fórum existe login opcional, e vocês não imaginam quanto pedido de suporte eu recebo de gente com dificuldades pra se logar. De fato eu prefiro não ter que dar este tipo de suporte, e me concentrar em conteúdo e discussão.

Tambném acho chato quando alguém é clonado, mas a comunidade de usuários daqui é esperta, e tem sabido lidar bem com a situação.

Augusto


» Joao Emanuel () em 15/03 07:11

Pessoal o Slack é muito bom e a ferramenta slackpkg atualiza somente os pacotes que tem que atualizar diferente do rpm que além de atualizar instala rpms, e isso é um saco. O Debian tem alguns problemas com o instalador atual, o novo ainda não vi, e a questão do gdm que precisa ser criado usuário e grupo e depois mesmo assim não funciona, além disso por causa da segurança fica desatualizado muito rápido e para pessoas que gostam tudo atualizado é muito ruim.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.