Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre o SUSE 9.0

Notícia publicada por brain em outubro 1, 2003 12:16 PM | TrackBack


Recebi da SUSE o press-release sobre o lançamento da versão 9.0 de sua distribuição de Linux, previsto para o dia 24/10. Como o texto completo também foi publicado pelo LWN, vou poupá-los de uma cópia em inglês, mas mencionar apenas os destaques:

- Suporte nativo (opcional, claro) a processadores de 64 bits da AMD
- Suporte a partições NTFS (inclusive com redimensionamento de partições NTFS pré-existentes já durante a instalação)
- Inclusão de um kernel de teste da série 2.6, para quem quiser testar. O kernel default continua sendo da série 2.4. A SUSE fez a mesma coisa em sua versão 7.1, incluindo na época uma versão de teste da série 2.4, então a grande novidade. Na prática, isso garante que todos os pacotes da distribuição estão prontos para trabalçhar com a nova série, e você não terá problemas para incluir seus próprios kernels.
- Suporte a mais modelos de winmodems
- Detecção automática de conexões DSL durante a instalação
- KDE 3.1.4, OpenOffice.org 1.1, kernel 2.4.21
- Menus mais organizados, e com sincronização entre KDE e GNOME
- Facilidade para incluir durante a instalação um pacote de ferramentas familiares a usuários avançados (exemplo: mutt, emacs, windowmaker)
- Método de auxílio à recuperação do sistema em caso de dano aos arquivos de configuração básicos
- Configuração do Samba, Apache, DNS, DHCP e outros serviços através do YaST
- Inclusão do User Mode Linux
- 1050 páginas impressas de documentação

O LinuxToday analisa o anúncio da SUSE, incluindo aí a mudança do nome SuSE Linux para SUSE LINUX.

O Auder (scanreg@bol.com.br) também aponta a cobertura da PC World: "Apesar de a versão 9.0 ser baseada no kernel 2.4.21 do Linux, ela já traz alguns recursos que só surgirão na versão 2.6 do kernel. Entre as novidades, há melhorias no gerenciamento de energia e na arquitetura de som do Linux. O SuSE 9.0 virá também com uma "versão de testes" do kernel 2.6 para uso de programadores mais sofisticados."

É engraçado perceber que eles entenderam errado o que significa o suporte a partições NTFS, rebatizando-o como NIFS, atribuindo a ele o poder de permitir particiopnamento e afirmando que o SuSE usa este sistema, e não que permite o compartilhamento fácil de discos com outros sistemas operacionais que usam este sistema: "Na tentativa de aumentar seu apelo com usuários de Windows, a nova versão do SuSE Linux usa o sistema de arquivos NIFS. Em uso em conjunto com o Windows, esse sistema de arquivos permite particionar com rapidez um disco rígido."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre Arruda Paes () em 01/10 14:03

Estou com a grana pronta para um Athlon 64, que será usado como servidor. Só falta achar um vendedor!

Com a SUSE lançando essa versão, o negócio deve pegar fogo... :)



» Joselito () em 01/10 14:19

To com meu P2P pronto pra baixar o SUSE 9.0.
Infelizmente ainda vou rodar no meu IA32 :-(


» Eri Ramos Bastos () em 01/10 14:42

É incrível como os "repórteres de informática" são ruins. Não tem o menor preparo e, em 99,99% do casos, não tem a MENOR idéia do que estão falando.
Basta acompanhar IDGNow, Info e outros sites para ver que o despreparo e incompetência são pré-requisitos para escrever matérias de informática.
Ainda bem que existem sites como Linux in Brazil, PontoBR, Linuxsecurity, UnderLinux e outros, pra ficar só nos nacionais, onde ninguém se importa com seu diploma de jornalismo... só com sua competência.
Desculpem se peguei pesado.


» Magno K. Nardin () em 01/10 21:02

Já fui daqueles que achava a atitude da SuSE de não distribuir as imagens dos CDs péssima. Contudo agora estou vendo que ela é uma das poucas empresas que conseguiu sobreviver e manter fiel às idéias de seus fundadores, com a filosofia de software livre superando o software proprietário, etc.

Vou, com certeza, comprar o pacote do SuSE 9.0 Profissional quando estiver disponível por aqui e acho que está na hora de empresas como a Conectiva, Mandrake, etc, pensarem em parar de distribuir as imagens da distribuição completa. No máximo deveriam fornecer um CD de boot para instalação via ftp, como faz a SuSE.


» Luiz Antonio Bertaci () em 01/10 21:50

Na Parte de configuraçao de modem estou com dificuldades de configurar meu modem.......


» EdCrypt () em 02/10 15:12

Por essa e por outras que esses "sites de informática devem permitir comentarios nos artigos...


» Geraldo Guimaraes () em 16/11 16:46

Boa tarde.
Nao e bem um comentario, mas uma duvida.
O Suse Linux consegue reparticionar particoes NTFS sem perda de dados?
Abraco,
Geraldo


» Augusto Campos () em 16/11 22:00

Geraldo, o 9.0 anuncia que sim


» Leonel c.dacruz () em 04/02 00:03

Muito bom, cheio de novidades pra quem nao sabe nada como eu.Dificil e configurar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.