Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva fez 8 anos

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2003 10:11 PM | TrackBack


A Conectiva, primeira distribuição de Linux brasileira a alcançar projeção no mercado, fez 8 anos no final de agosto. Foi há um mês atrás, mas ninguém me avisou! Perdi a festa, mas assim também não vou ter que gastar dinheiro com presentes ;-) Curiosamente, o anúncio do aniversário no site da empresa está com a data de 19 de setembro - aparentemente não fui o único a esquecer!

O comunicado oficial diz: "Para demostrar o crescimento da empresa, basta citar alguns números recentes. Só este ano, já foram realizados 1 milhão de dowloads na página da Conectiva. Paralelamente, mensalmente são comercializados cerca de 15 mil exemplares da Revista do Linux e mil kits de treinamento. Além disso, a Conectiva mantém uma média de 15 novos projetos corporativos a cada mês.", além de trazer uma análise escrita por Rodrigo Stulzer, um dos diretores da empresa: "Ao longo desses oito anos, a Conectiva manteve seu primeiro e principal objetivo, que é alavancar cada vez mais o uso do Linux no País. A diferença é que agora o mercado já conhece o sistema operacional e está cada vez mais voltado para ele. Assim, nossa meta atual é concretizar projetos em andamento e gerar novos negócios nos mais diferentes mercados, dos setores corporativo e governamental"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» indignado () em 01/10 08:29

Pena que a empresa brasileira de linux, não valoriza as empresas de médio e pequeno porte, pois eles tem a cara de pau de cobrar 30 mil reais para configurar um servidor de mail.

Como pequenas e medias empresas precisam de linux, elas utilizam outras distribuicoes, por isso a conectiva é desprezada em alguns casos.

A imagem formada pela conectiva é pessima, vamos ver se ficando mais velha ela aprende....


» byCE () em 01/10 09:24

Não creio que Suse, RedHat, Mandrake cobrem pouco pelo "suporte oficial" de empresas.
Mas sempre resta ao administrador das pequenas empresas a possibilidade de contratar outras empresas (uma "especializada") para realizar o suporte e baixar - gratuitamente - os isos de qualquer distribuição.
Não que eu seja um grande utilizador de conectiva mas, racionalmente, prefiro ajudar o nosso mercado a crescer e gerar empregos do que ajudar os já muito "bem-ajudados" mercados americano, alemão ou francês...
----------------------------------------------


» MediaSonic () em 01/10 09:32

É, mas neste caso não dá... A qualidade em si do C.L. é ruim.


» Manoel Pinho () em 01/10 10:35

Não sou o dono da verdade e acho que ainda preciso aprender muito sobre linux, mas já usei quase todas as principais distribuições desde 1996 e o CL não foi minha primeira distribuição.

Uso o CL desde a versão 3.0 e desde então utilizo primordialmente esta distribuição nos meus 3 computadores que lido diariamente (como desktop científico). Uso eventualmente também Red Hat e debian em outros computadores e cada uma tem vantagens e desvantagens. Já utilizei o CL em vários pequenos servidores e não tive grandes problemas em nenhum deles.

Vejo muita gente falar mal do Conectiva sem apontar no que ela realmente é ruim, ou seja, acusação sem provas. Geralmente também são as mesmas pessoas que mudam de distribuição na primeira dificuldade que têm, geralmente causadas por ignorância delas próprias. São as mesmas pessoas que também nem sequer têm o trabalho de reportar um bug no bugzilla da Conectiva, e olha que é a única grande distribuição em que vc pode relatar um bug em português !! Se a Conectiva têm mais dificuldades em identificar os bugs é porque nós brasileiros costumamos ser acomodados e esperar que os outros (geralmente gringos) resolvam por nós...

Quer queiram ou não a Conectiva foi fundamental para a popularização do linux no Brasil e pela tradução de diversos programas que todas as distribuições linux se beneficiam.

A principal fraqueza da Conectiva não é a parte técnica, que conta com excelentes profissionais, mas o marketing e a gerência administrativa. Já tive diversos problemas, por exemplo, com assinaturas da Revista do Linux e também já verifiquei pessoalmente a ineficácia do pessoal de vendas ao solictar uma visita de um representante, mas nem por isso taco pedras na empresa e faço votos que ela continue melhorando e crescendo no país. O que vocês afinal querem ? Uma SuSe que força a venda de caixinhas ? Uma Red Hat que agora só se importará com a versão advanced (para grandes clientes) ? Claro que se pode usar essas ou outras distribuições mas o que eu quero é mostrar que nenhuma distribuição não possui desvantagens.

Parabéns à Conectiva pelo seu aniversário !


» Islenho () em 01/10 12:15

Manoel, vale lembrar que a Red Hat deu início e está patrocinando o projeto Fedora, que é uma, digamos assim, continuidade da sua distro voltada para pequenos e médios clientes. Portanto, acredito que não seja justo ao dizer que a Red Hat só se preocupará com clientes de grande porte. Acredito que ela está se preocupando agora até mais com sua versão p/ pequeno e médio porte fomentando um projeto específico para esse fim.


» Manoel Pinho () em 01/10 13:03

Islenho,

Eu entendi a idéia do fedora e realmente é uma boa idéia para os usuários domésticos, que normalmente não se preocupam com suporte ou cursos. Fico só em dúvida como será daqui para a frente o uso do Fedora em pequenas empresas, que por um lado não têm dinheiro para comprar a versão do Red hat advanced e por outro gostariam sim de um suporte, cursos, etc que a Fedora não terá. Pelo menos a Red Hat mostrou-se coerente e com uma atitude correta perante a comunidade linux. Só não sei se foi uma boa estratégia para a nossa realidade brasileira (sem $$$). Se a Conectiva for esperta, poderá se aproveitar desse nicho de mercado se continuar oferecendo versões de baixo custo.


» Islenho () em 01/10 13:20

Oi Manoel.

Hum, é realmente isso é algo a se pensar. Porém, encaro isso como mais uma oportunidade do que um problema propriamente dito. Quem sabe empresas comecem a prestar suporte em uma determinada distro, no caso o Fedora.


» indignado () em 01/10 14:39

Discordo do Pinho que "oferecendo versões de baixo custo". Tá bom, a versão é de baixo custo mesmo, e daí? e como fica o suporte? vc já fez um treinamento oficial da Conectiva? Solicite um suporte tecnico, veja quanto e o custo de contrtato de manutencao da conectiva!!!!! Eles são muito caros.
Ta certo que posso estar errado, mas a minha tristeza e que a conectiva não quer saber de medios clientes, ou seja quando esses solicitam servico, a conectiva simplesmente joga o preco la em cima para o cliente nao fechar a proposta.

O negocio da conectiva e vender para o governo, pois eles sabem que la a teta e' gorda. Por isso a conectiva não tem estrutura para suportar varias empresar, por isso o mercado e aberto, e nos acabamos importando ou comprando caixinhas.

Entao veja, ha espaco para todos, por isso a conectiva nao liga muito para o proprio pais!! Nao e a toa que ela tinha escritorios fora do pais.

O ideal e que a conectiva dominasse o Brasil, como a suse faz, porem ela nao ta nem ai, despreza clientes conterraneos..



» Pierre () em 01/10 20:13

Olá Manoel,

Eu concordo com seu ponto de visto em vários pontos, sobre o papel relevante da Conectiva na divulgação do Linux no Brasil, com a distribuição e documentação do mesmo no nosso idioma, sobre a qualidade do produto que não sou tão fã mas não é ruim. Mas em relação ao Suse que força e quer apenas vender as caixinhas, e que a Red Hat só se preocupa com os clientes corporativos, eu tenho certeza que a Conectiva apesar de ser brasileira não é a madre "Tereza de Calcutá das distribuições". Se acompanhar a ascensão da conectiva desde os primordios tempos do Marumbi e do Guarani, verá que a Conectiva há muito tempo deixou os usuarios de desktop de lado, só porque ela disponibiliza as isos não se pode falar que ela tem atenções voltadas para o Usuario.
Falo isto, mas de maneira alguma quero dizer que o modelo de negócios dela esteja errada, pois afinal de contas é uma empresa e como dizia o Comandante Rolim "nada substitui os lucros" e hoje a conectiva tem vários investidores que querem resultados.
Se for olhar para o Linux do lado romântico, idealista e social, o que nos resta mesmo é o slackware mesmo com o radicalismo do Patrick e a Debian que com certeza é a madre Tereza das distribuições, pois não existe o lucro e sim o envolvimento social.
Enfim Conectiva, Suse, Red Hat, são farinhas do mesmo saco ( Apesar da profissionalização ser importante para o Linux ).
O que dizer é que o modelo de negócios é parecido com Red Hat, Suse e Conectiva, e na minha opinião Suse e Red Hat são superiores tecnicamente. ( uma opinião pessoal)

Pierre


» Rogerio A. de Sousa () em 02/10 09:00

uso o que há de melhor; não quero saber se é nacional ou não. Alguém aqui bebe aqueles refrigerantes "cola" de 50 centavos e deixam de beber coca-cola?


» Manoel Pinho () em 02/10 11:42

"Alguém aqui bebe aqueles refrigerantes "cola" de 50 centavos e deixam de beber coca-cola?"

E aquela denúncia do presidente da Dolly de que a M$, quer dizer, a Coca-Cola manda matar os seus concorrentes ?

E a morte estranda do dono da Schincariol ?

Tudo bem que a Coca-Cola é realmente boa (ao contrário do M$ Windows) mas pelo menos ela não tem um monopólio, mesmo tendo a maior parte do mercado. Vc não precisa comprar um Hamburguer da Coca-Cola só porque ele não pode ser comido junto com um guaraná Dolly...


» jose carlos de almeida () em 12/02 10:54


Tentei instalar na minha máquina o linux conectiva 6.0 , só que já existia instalado o windows 98 SE, fiquei com problema grave, a tela do meu computador travou e ficou piscando de maneira alternativa entre o azul e preto na interface gráfica, e não consegui instarlar os pacotes, a saida que eu tive depois de incancávelmente, reformatei a máquina e não quiz tentar de novo instalar o linux, fiquei desistimulado, qual a melho solução para faze-lo

mande-me Dicas

Obrigado

Jose Carlos
12/02/2004


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.