Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado o Projeto FREERP - ERP livre

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2003 09:52 PM | TrackBack


Antonio Marcelo (amarcelo@plebe.com.br) disse: " Temos o prazer de anunciar o lançamento do Projeto FREERP, uma iniciativa em software livre que tem como objetivo desenvolver um software de ERP (Enterprise Resource Planning) e MRP (Manufacturing Resource Planning), totalmente adaptado as realidades de nosso país, contemplando módulos como: Controle de Estoque, Contabilidade, Folha de Pagamento, Workflow e Produção. O projeto está aberto para colaborações e conta com o total apoio da ABRASOL (Associação Brasileira de Software Livre).  O projeto nasce em um momento em que as empresas procuram um produto livre com caracteristicas nesta linha de negócio: A linguagem padrão será o PHP (100% livre); Total independência de Banco de dados. Visite o nosso fórum, que já está aberto para discussões."

Quem está em busca de soluções nesta área pode aproveitar e se informar sobre como contribuir com o desenvolvimento do projeto. E quem não é da área corporativa talvez tenha interesse em saber o que é ERP.

Já tivemos uma discussão anterior sobre este assunto, inclusive com sugestões de vários sistemas de ERP de código aberto e parcialmente aberto.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 01/10 08:39

Isto muito me interessa!!! ;-)
O melhor é que esta inciativa vai ser porta de entrada para o Linux em empresas que não possuem capital para comprar um sistema ERP proprietário(Micro e pequenas empresas por exemplo).
E melhor ainda, feito em PHP pode ser alterado sem muitos problemas.


» usuário () em 01/10 10:23

Uma empresa que desenvolve sistemas aqui no RJ tem um sistema MUITÍSSIMO comercializado aqui (versão pra Windows...). Perguntei se tinham planos desenvolver o sistema para Linux. Resposta não...

O sistema é EXCELENTE e muito aceito aqui. Mas as licenças pra Windows matam qualquer um...


» Manoel Pinho () em 01/10 10:38

Usuário,

Fale o nome desta empresa aqui para sabermos justamente de QUEM NÃO COMPRAR. Só assim as empresas serão pressionadas a pensarem no linux seriamente...


» Rafael Goulart () em 01/10 10:56

Para acessar o fórum há necessidade de registro, mas o sistema não está enviando a mensagem para confirmação.


» Juan Carlos Castro y Castro () em 01/10 11:26

Rafael: comigo também!!! Será que o IP do servidor de e-mail deles caiu em alguma lista anti-spam???


» Daniel Bueno () em 01/10 11:39

Muito Bom! Acredito que todos os softwares empresariais devem partir para esse caminho. Dando liberdade para os programadores e analistas se voltarem para a área de negócio e não ficarmos inventando a roda todo dia.


» Usuario () em 01/10 12:11

SIC (Sistema Integrado Comercial)

http://www.sicnet.com.br/

só ouvi falar bem. Porém pelo que o suporte deles me passou só pra Windows...


» Ronaldo Yoyart () em 01/10 12:38

Muito boa esta iniciativa, porém espero que a colaboração neste software venha não só apenas de colaboradores do Brasil, mas também de todo o mundo, isto se faz necessário , ja que um sistema de ERP só nacional, vai competir apenas com sistemas como Magnus da datasul, e outros como o Empresário 3 (se é que é um ERP), infelizmente para que empresas de porte internacional como a RRDonnelley, Cyclades e outras possam utilizar este ERP, existe a necessidade de se pensar em se fazer o sistema seguindo algumas premissas:
1)Multilingual
2)MultiMoedab (ReaL, Peso Argentino, Peso Chileno, Dolar, Euro, etc...) (quem esta por cima quer ver os resultados da empresa na moeda do país que ele estiver, se for Brasileiro em Reais/Dolar, se for americano Dolar, etc... independete da moeda que é utilizada pela sua subsidiária, além de inumeras outras coisas)
3) Flexibilidade na mudança de legislação de cada país/estado "visto que existem taxas de impostos diferentes para cada estado, Nota fiscal só existe no Brasil, etc..."
4)Existir alguma consultoria que de o suporte necessário ao empresário em cada uma das localidades suportadas, pois por exemplo, no caso da empresa em que trabalho, o negócio dela é imprimir livros, digitalizar imagens,etc, para ela não interessa ter um grupo de programadores desenvolvendo, alterando, resolvendo bugs localmente o sistema, ela quer entrar em contato com seu parceiro, dizer o problema que esta acontecendo, e o parceiro responder com a solução.

5) Não existe item 5 :-)


» Marco Muller () em 17/10 12:04

Acho verdadeiramente um desestímulo às empresas da área de informática que como a minha estão prestando consultoria e desenvolvendo sistemas.

Inclusive este negócio de software livre, inclusão digital, inclusão social me parece puramente ideológico e na contramão da evolução tecnológica.

Devemos sim exigir uma redução na carga tributária deste país e enxugar o tamanho desta máquina que se chama estado que é dispendiosa, ineficiente, burocrática e corrupta. Assim em vez de ficar chorando quanto custa um Windows vamos trabalhar e ter lucro, este país é campeão em pirataria e quebra de patentes e não em pesquisar e criar patentes.

SOFTWARE LIVRE..... ERP LIVRE.... utopia que somente prejudica a nós todos.

Att

Marco Muller
Analista de Sistemas


» Clarisse Ferrao () em 06/02 14:14

Boa tarde!

Sou engenheira de producao e estou bastante interessada neste projeto pois estou buscando um aplicativo com estas caracteristicas.


» Luis () em 06/05 12:21

Estamos desenvolvendo uma versão do software SIC para rodar em qualquer computador e sistema operacional, desde que o mesmo tenha um navegador web html/javascript. Um exemplo deste sistema está em nosso site, na loja virtual SICNET, www.sicnet.com.br/comprar


» Ednilton () em 12/05 13:31

Estou com um projeto acadêmico para desenvolver o Sistema em Java com 100% das ferramentas open source, logo estamos fazendo ainda a análise do sistema porém começaremos do zero, o CompiereERP não será adotado. Queremos saber como podemos realizar contribuições após o lançamento da primeira versão beta.
Ednilton Rauh
Curitiba - PR


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.