Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Armazenamento: PostgreSQL e Prevayler

Notícia publicada por brain em setembro 24, 2003 10:03 PM | TrackBack


O PostgreSQL está precisando de desenvolvedores interessados em participar do seu programa de beta testes para uma série de novas características apetitosas da próxima versão do sistema. Antes de participar, tenha certeza de ter compreendido o alerta em letras vermelhas no alto da página do link!

Outro software relacionado que está alcançando nova versão e poderia se beneficiar dos seus testes é o Prevayler, uma maneira revolucionária de fornecer prevalência de objetos sem recorrer a bancos de dados tradicionais. Se o conceito não interessou por si só, o que você acharia se eu citasse os números oficiais? Que tal queries JDBC 9000 vezes mais rápidas que no Oracle? Ou 3000 vezes mais rápidas que no MySQL? Estes números de cair o queixo foram obtidos em testes com os dados do Oracle e do MySQL completamente cacheados em RAM, para oferecer igualdade de condições.

Claro que há outros itens a comparar além da velocidade, mas se o ganho em rapidez interessa, e se você está disposto a fazer experiências, confira!

Ah, e o Prevayler é LGPL e brasileiro ;-)

Atualização: O pontoBR está com uma discussão sobre o Prevayler, após um post bastante cético comparando o Prevayler a um banco relacional.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.