Notícia publicada por brain em setembro 18, 2003 12:45 PM
| TrackBack
Hoje a coluna Software tem duas sugestões bem diferentes entre si: o TinyCOBOL é uma alternativa para quem por alguma razão precisa suportar aplicações nesta veneranda linguagem, e o GnomeOffice é a versão 1.0 de uma suíte desktop para o GNOME.
TinyCOBOL
por Anamim
http://tiny-cobol.sourceforge.net/
Outro dia foi o Basic, agora é a vez do bom e velho COBOL, ou melhor, do TinyCOBOL. O projeto TinyCOBOL está desenvolvendo um compilador livre compatível com o COBOL 85 para o Linux, e qualquer outro lugar onde se rode o gcc, inclusive no Windows usando o MinGW ou o Cygwin.
O projeto tem uma forte influência brasileira, tendo sido iniciado pelo brasileiro Rildo Pragana que liberou sob a GPL um compilador COBOL que desenvolvera no MS-DOS.
Existe inclusive uma homepage totalmente dedicada a comunidade brasileira.
Se você gosta, ou precisa, de usar essa linguagem clássica, dê uma olhada no TinyCOBOL, e quem sabe até ajude o projeto.
GnomeDesktop 1.0
O anúncio do lançamento da versão 1.0 do GnomeDesktop não traz nenhum software propriamente novo, mas demonstra claramente a maturidade dos componentes desta suíte desktop livre: AbiWord-2.0, GNOME-DB-1.0 e Gnumeric-1.2.0. Falta um software para prepara apresentações, mas no ritmo que eles vão, logo surge um ;-)
O AbiWord e o Gnumeric são bem conhecidos, mas o GNOME-DB merece uma apresentação, por ser uma interface amigável para acessar os dados do PostgreSQL, MySQL, MS SQL Server, Sybase, Oracle, Firebird, IBM DB2 e mSQL, além de fontes ODBC, arquivos do dBase/xBase, MS Access e SQL Lite. Além disso, ele acrescenta acesso fácil a recursos de todas essas bases para documentos dos demais componentes do GnomeOffice.
como assim "suite desktop" ?
Alo pessoal, gostaria de saber qual o compilador
COBOL disponivel para LINUX, levando em conta que possuo a aplicação rodando no UNIX com COBOL da MICROFOCUS em um servidor HP900 da EDISA (COBOL 600).
Um abraco.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.