Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

KOffice 1.3 - Previsão de Lançamento

Notícia publicada por brain em setembro 12, 2003 09:18 AM | TrackBack


Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) disse: " Há muito tempo estava curioso para saber sobre a possível data de liberação do KOffice 1.3. Navegando um pouco encontrei a previsão de lançamento do KOffice, marcada para o dia 15 de outubro. Creio que a novidade mais atraente, além de correção de bugs e outros, é a da utilização dos mesmos filtros do OpenOffice.org. Isso mesmo, o KOffice usará os mesmos filtros de importação e exportação do OpenOffice.org na sua suíte. Além de uma boa notícia, pois o KOffice é uma suíte Office bem mais leve do que a do OpenOffice.org, este 'aproveitamento' dos filtros do OpenOffice.org pelo KOffice mostra a união da comunidade Linux. Este é um dos muitos exemplos positivos que um software com código aberto pode demonstrar, isto é, a cooperação e a escalabilidade sustentável, sem a concorrência desleal."

Já havíamos anunciado esta unificação de filtros, com um pouco mais de detalhes - confira!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Huberto Gastal Mayer () em 12/09 10:40

Acho que há uma confusão aqui. O que haverá na versão 1.3 serão novos filtros de importação/exportação para o OpenOffice, e não *os mesmos* usados pelo OpenOffice. E na próxima versão do KOffice serão adotados os mesmos formatos de arquivos do OpenOffice.


» Paulo Zambon () em 12/09 11:40

Humberto,

Acho que você está equivocado. Veja o que o próprio Augusto escreveu na matéria de 28 de agosto, a qual reporta o link logo abaixo da minha matéria:

"Claro jr. Se ambos os projetos usam os mesmos formatos e filtros, não é preciso ficar um se esforçando para poder importar o formato do outro. E outros editores, tipo o abiword, também não vão precisar desenvolver dois filtros diferentes, um para o kword e outro para o OpenOffice Writer. O mesmo vale para o Gnumeric em relação ao Kspread e o OpenOffice Calc, e por aí vai."

Postado por: Augusto Campos em agosto 28, 2003 11:41 AM

Creio que isso resolve a questão.


» Bogo () em 12/09 14:27

Isso quer dizer o que?? Que poderemos abrir e salvar arquivos do M$Office??


» Paulo Zambon () em 12/09 14:30

Isso mesmo, é só esperar e conferir!


» Huberto Gastal Mayer () em 12/09 15:14

Paulo,
Muitas informacões sobre o futuro do Koffice em http://dot.kde.org/1061919133/ . Fala sobre o formato dos documentos do Koffice virem a ser igual aos do OpenOffice Serão os mesmos formatos a partir das versões pós 1.3. Não há nenhuma referência sobre os filtros do Koffice serem os mesmos do OO. Nem nas listas koffice-devel http://lists.kde.org/?l=koffice-devel&r=1&w=2 , pelo contrário, seguem ativamente os desenvolvimentos dos filtros, até porque o Koffice e o OO usam APIs incompativeis.


» Paulo Zambon () em 12/09 22:05

Huberto,

Como sou um leitor "meia boca" em inglês e pelas várias expressões que ainda não compreendo vou ficar , até que veja e leia o contrário, com minha opinião sustentada na do Augusto. Mas não sabia da questão das APIs e por isso, como já disse, vou esperar e dar uma de São Tomé (ver para crer). Até mais.


» Roger de Almeida () em 13/09 12:37

A filosofia do código aberto, possibilita a reutilização de código e o seu aperfeiçoamento. Desse modo, seria muito benéfico se os desenvolvedores do KDE (Koffice) e Gnome (Abword / Gnumeric) e outros, se unissem aos do OpenOffice. O software livre ganharia um pacote de escritório muito superior ao bom MS-Office.

Para "traduzir" o OpenOffice é uma tarefa árdua. Tem que mexer diretamente no código. Assim o Cláudio da OpenOffice.Org.br me relatou por e-mail. Entretanto, o KOffice utiliza o sistema de lingüística do KDE. Fica mais fácil.

Hoje, eu ainda vejo como competição o desenvolvimento em separado desses pacotes de escritório. Vaidade é uma coisa danada. Fica um time jogando pra lá, outro pra cá, e, o que vemos é um desperdício de tempo.

Quem não gostaria de ver o OpenOffice com a mesma "leveza" do Koffice ou mais compatível com as famigeradas macros (armadilhas) do Excel?

Espero que essa notícia seja o inicio de tal união. O software livre só tem a ganhar. E os usuários também.

Abraços
Roger



» EdCrypt () em 13/09 17:02

Olhem os links na seção "Components" da pagina do gnome-office


» EdCrypt () em 13/09 17:04

Ops...
http://www.gnome.org/gnome-office/


» Peter Parker () em 14/09 22:12

Concordo com o Roger. E, infelizmente, concordo com o Icaza quando ele diz que o pessoal do KDE tenta refazer tudo sozinho, no caso se referindo ao KOffice...


» Huberto Gastal Mayer () em 14/09 23:41

O Icaza menosprezou alguns detalhes ao falar que o pessoal do KDE faz tudo sizinho. Apenas detendo-se ao KOffice.. o projeto Koffice começou, se lembro bem, em 1997. Neste tempo, a única suite decente que existia p/ linux era o StarOffice, desenvolvido por uma empresa alemã. Era propietário e gratuito apenas para fins não comerciais. O Gnome era ainda sonho remoto e uma suite office p/ gnome nem se pensava. Passou-se o tempo e a Sun comprou o StarOffice, mais um tempo depois o liberou sob a GPL com o nome de OpenOffice; então o pessoal do Gnome resolveu adota-lo recentemente para ser sua suite Office principal. Depois de tantos anos passados desenvolvendo e chegando ao ponto que o Koffice chegou, tem gente que acha que é simples um desenvolvedor abandonar um projeto e simplesmente passar a contribuir em outro, somente porque este outro está mais maduro e mais gente gosta/usa. Não é esse o espírito nem o rumo natural do software livre.
Não há como integrar um "pedaço" do KOffice no OpenOffice nem vice-versa, sem muito trabalho em compartilhamento de bibliotecas, que no momento são incompatíveis. O Koffice foi um dos pioneiros no mundo do software livre, como já falei, e creio que é um grande trabalho. Eu aqui uso tanto o Koffice quanto o OpenOffice, dependendo da máquina em que estou.
Tudo o que pode ser aproveitado em ambos os projetos no momento está sendo feito. Deste modo eu não vejo uma concorrência entree os projetos nem um trabalho isolado, como pensa o Icaza. Entre o que é possível fazer no momento:
- Usar os mesmos formatos de arquivo. Como o formato dos arquivos gerados por estas sutites é XML, é muito fácil e proveitoso para todos os usuários todas as suites gerarem os mesmos tipos de arquivos. Inclusive o Pessoal do Koffice vai mudar as estenções dos arquivos para serem iguais às do OO.
- O pessoal do Koffice pode aproveitar grande parte do trabalho de engenharia reversa já realizada pelo pessoal do OO para importar arquivos de outras suites propietárias, como a da MS.
- Como o Koffice tem e terá aplicações que ainda não existem no OpenOffice, o pessoal do Koffice está padronizando o formato dos arquivos gerados por estas aplicações para no futuro o pessoal do OO usa-los em seus virtuais aplicativos.
Como dá pra ver, há sim um grande trabalho colaborativo entre as equipes de desenvolvedores. Trabalho este que vai ao limite permitido tecnicamente, pois não é possível escrever um mesmo código em C++ que possa ser usado nas duas suítes, pois elas usam APIs distintas e incompatíveis.
Abraço à todos, Huberto


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.