Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Revendo o passado: Edital de 2001 sobre uso do Windows provocou polêmica

Notícia publicada por brain em setembro 9, 2003 12:09 PM | TrackBack


Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) mandou um link para uma matéria de 2001 do Estadão que dizia:"A decisão do governo em optar pelo sistema operacional Windows no edital para implementação de metas para a universalização de serviços de telecomunicações em escolas públicas de ensino médio e profissionalizante, utilizando recursos do Fust, está provocando reação no mercado, principalmente entre os concorrentes da Microsoft. 'Se é para universalizar, não consigo entender porque optaram por um sistema mais caro, se com os mesmos recursos seria possível colocar mais computadores nas escolas', afirmou o CEO da Conectiva, Sandro Nunes." Ele comentou: "Não consigo entender fatos como estes. Parece-me que o Governo vai no retrocesso do avanço tecnológico. Enquanto lutamos pela nossa liberdade tecnológica o Governo quer nos prender às amarras do software pago (e pirata) já que nem todos temos as devidas licenças exigidas. "

Atualização: Ele não mencionou que a notícia era antiga, e comentou como se fosse nova - e publicamos inicialmente como se de fato fosse nova. Falha nossa por não checar a data! Mas agora que ela já está aqui, fica a reflexão sobre o que mudou nestes 2 anos: agora ao menos o MEC licita computadores com dual boot, e vários setores governamentais têm iniciativas na área livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» lombra () em 09/09 12:34

Estão vendo né? Tio Bill tá adorando... É ora de agirmos mais do já agimos! E mais do que nunca a revista Geek já está dando uma boa e ótimo oportunidade para o SL Brasileiro... vamos mostrar pro "WinGov" que a gente tem o poder da liberdade de escola e podemos "ajustar" a forma tecnológica de atuação do governo brasileiro que parece so estar andando igual a um siri!


» Manoel Pinho () em 09/09 12:37

O link para o Estadão está quebrado. Onde foi publicado isso ?


» Augusto Campos () em 09/09 12:45

Manoel Pinho, aqui o link abre com perfeição...

Augusto


» Mahna Mahna () em 09/09 12:46

Estranhei quando vi que o Sandro Nunes está ali como sendo o CEO da Conectiva, coisa que ele não é a tempo. Foi aí que reparei no link: essa notícia é de 30 de agosto de 2001! Não é a tôa que está dando link quebrado...


» Mahna Mahna () em 09/09 12:49

De fato o link está funcionando. Li no comentário que ele estava quebrado e nem testei. Mas, enfim, lá está a confirmação da data da notícia: "Quinta-feira, 30 de agosto de 2001 - 14h54". Fica a dúvida do porque o Paulo Zambon ter botado na roda uma notícia tão velha...


» Augusto Campos () em 09/09 12:57

oooops! pausa para uma correção rápida então!


» Augusto Campos () em 09/09 13:04

Pronto, dei uma remendada e assumi o erro. Mahna Mahna, eu também estranhei o nome do Sandro Henrique ser citado como CEO da Conectiva, e fiquei intrigado por que eles não teriam colocado a citação dele no contexto da Abrasol. Achei que o erro era do jornal, mas parece que desta vez o telhado de vidro era meu ;-)


» Daniel Fonseca Alves () em 09/09 13:25

Há dias e "DIAS" na é Augusto!
Gostei da remenda, bem criativa !;)


» Paulo Zambon () em 09/09 15:19

Humm... Perdão antes de tudo. Explico meu erro. Vi o post no www.forumgdh.net (http://www.forumgdh.net/viewtopic.php?t=93969) e procurei o link, que é do Estadão, através do google e postei aqui. Postei pelo link do Estadão pela veracidade dos fatos, esquecendo de checar sua data. Como a mensagem é recente lá, pensei que estava tudo correto e decidi postar aqui. Eu sempre procuro ajudar a todos aqui e no site do www.guiadohardware.net onde sou membro há algum tempo. Peço perdão pelo meu erro. Não tive intenção alguma de incitar nada. Simplesmente quis retransmitir a notícia tendo a finalidade de informar, nunca de polemizar, tampouco de levantar uma polêmica infundada. Espero que reconsiderem minha falta de atenção, que gerou todo esse reboliço. Estou escrevendo somente agora pois acabei de chegar do meu trabalho.


» Klaatu () em 09/09 16:06

Esta notícia pode não ser tão velha assim se prestarmos atenção no seguinte detalhe:
O sistema GESAC (Governo eletrônico Serviço de atendimento ao cidadão) Está sendo implementado nas escolas, repartições públicas e outros bichos com grupos de 10 micros conectados à Internet por um sistema clone do Star One, e a cartilha do sistema PROÍBE a utilização do Linux textualmente. O tal sistema ainda está em instalação em todo o Brasil e exige que se rode o window$ por causa do VNC e do RPA que são feitos para o SO da M$.


» critico () em 09/09 17:41

Linux, Sistema Gratuito.
Entao porque eu paguei 65U$D por um disco da conectiva na livraria mestria?


» critico () em 09/09 17:46

Retifico. Eram 3 discos e um manual.
O outro disco o terceiro continha softwares.
Mas de forma alguma ele nao pode ser gratuito senao ninguem precisava comprar.
Se voces olharem para as isos que a tal conectiva disponibiliza. Meu deus... que horrivel.
Porque eles nao disponibilizam como o Debian por exemplo? Querem faturar em cima do Linux alegando gratuicidade, querem ser futuros bill gates se aproveitando da boca suja da banda podre da midia que nem sequer entende o que se trata quando se fala em codigo aberto ou software livre, porque eles editam seus textos no frontpage e no word.


» Augusto Campos () em 09/09 17:51

Crítico: O Linux é um sistema *livre*, não necessariamente gratuito. Mas o Conectiva, que você comprou, é gratuito - se você optou por pagar, é uma escolha sua. Se preferisse fazer o download grátis, poderia fazê-lo sem problemas.

Mas confesso que não entendi a relação disso com o assunto em questão...


» Incógnito () em 10/09 03:11

Sinceramente, que diferença faz vir com o linux em dual boot, e vir sem o linux? a licença tem que ser paga do mesmo jeito, ou acham que a micro$oft cobra menos se dizer que vai instalar numa máquina com linux? com dual boot, o linux NUNCA será usado por ninguém nas escolas, afinal, qual aluno e/ou professor vai trocar as facilidades atrofiadoras de cérebros de um Janelas XP?


» Manoel Pinho () em 10/09 07:24

Incógnito,

Eu acho a mesma coisa. E em poucos meses alguém vai reinstalar o Windows, como habitualmente, e ele vai apagar o lilo/grub. Aí, mesmo que o linux ainda esteja instalado, o windows vai entrar direto.

É melhor então forçar o governo a pelo menos ter redes mistas nas escolas. Assim, quando não houver mais computadores com Windows livres (é, eu sei como são os alunos; eles sempre escolhem o meio mais fácil) a galera vai ser forçada a usar o linux. Quando os administradores de informática das escolas começarem a perceber que as máquinas com Windows não duram meses na mão dos alunos, vão acabar pedindo mais com linux.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.