Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: KPreg e GQ

Notícia publicada por brain em setembro 3, 2003 11:24 AM | TrackBack


A coluna Software de hoje traz o GQ, que é uma interface para a manipulação de diretórios LDAP, e o KPreg, que é um projeto nacional que (na minha opinião) supera algumas limitações do Klipper. Confira!

KPreg

por Huberto Gastal Mayer (beto@debian-rs.org)

http://kpreg.codigolivre.org.br

KPreg é um aplicativo desenvolvido em Linux / KDE, para as pessoas que estão cansadas de digitar repetidamente os mesmos dados pessoais em inúmeros formulários na web, ou em outros softwares que requerem estes mesmos dados. KPreg é Software Livre, e está licenciado pela GPL.

Comecei este projeto para começar a aprender à programar para KDE.
Recebi alguns emails de usuários de várias partes, relatando bugs e sugestões; além de comentários de usuários sobre suas impressões!
O desenvolvedor do KDE Ralf Nolden recentemente me mandou um patch para corrigir o meu empacotamento para Debian.

GQ

por f2r

O software que eu indico hoje, é para o pessoal que precisa mexer com bases LDAP. O GQ (http://biot.com/gq/) é um browser LDAP extremamente leve escrito em gtk. Permite diversas operações como exportar ldif's, criar novos objetos, alterar dados, etc. Muito util para quem, como eu, não tem muita paciencia para ficar contruindo ldif na mão quando precisa alterar alguma coisa na base LDAP.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo Piva () em 04/09 11:28

Uso o GQ aqui no laboratorio para pequenas alteracoes / consultas na base. MUITO bom!

Mas para scripts e automatizações de tarefas, o ldap-tool continua sendo essencial!

T+.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.