Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Como utilizar o GRUB

Notícia publicada por brain em setembro 2, 2003 10:46 AM | TrackBack


Andrei Drusian (drusian@linuxbsd.com.br) disse: " Este é um artigo de nível básico, que visa a mostrar as opções e funcionalidades básicas do Grub. O Grub (Grand Unified Boot Loader) é um gerenciador de boot, assim como Lilo e outros, que utiliza o padrão Multiboot, sendo capaz de carregar diversas imagens de boot e módulos. O Grub também permite buscar imagens pela rede, por cabo seriais, suporta discos rígidos IDE e SCSI, sistemas sem discos e terminais remotos. Possui interface por linha de comandos ou menus de escolha. Ele é flexível, funcional e poderoso, podendo iniciar sistemas operacionais como FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, GNU/Linux, GNU/Hurd."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 02/09 10:57

/boot/grub/menu.1st ? Pra mim sempre foi /boot/grub/menu.lst, que eu pronuncio como "menu-list" e não "menu-first".


» Andrei Drusian () em 02/09 12:01

Caro Patola,

Garanto que por mais tosco que um cara seja, ao entrar no diretório "/boot/grub/" e não encontrar o arquivo "menu.1st" ele perceberia que ocorreu um erro e editaria o "menu.lst".

Mesmo assim obrigado pelo feedback..



» Ademar () em 03/09 00:04

Este artigo chegou em uma hora muito boa, acabo de ter problemas com o grub ao reinstar meu windows...
Agora nunca mais perco o boot.
Valeu


» ofranja () em 03/09 00:08

Cá entre nós, eu não sei como muita gente ainda prefere o LILO. Ter uma linha de comando disponível na inicialização é o melhor recurso que eu vejo num gerenciador de boot.

É isso.


» Andrei Drusian () em 03/09 11:27

Ofranja,
Eu gosto muito do LILO pela simplicidade, com certeza o grub é muito mais sofisticado e oferece maiores recursos..
Mas prá mim o lilo dá e sobra. Eu gosto de aplicativos simples e descomplidados, um outro motivo de eu usar é que estou 100% familiarizado com ele, se por exemplo eu precisar, sei escrever do zero um arquivo de configuração completo do lilo (coisa que no grub não sei, pois é bem complicado), incluindo varios sistemas, adicionar uma belo background na tela e varias, varias features nele..
Ainda bem que existe varios e temos opção de escolher qual gostamos mais :D

Abraços amigão


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/09 11:40

Na parte de configuração (fazer um /boot/grub/menu.lst versus fazer um /etc/lilo.conf) eu acho o lilo tão complicado quanto o grub. Na verdade, acredito que muita gente prefere o lilo por preguiça de reaprender algo que já faz normalmente. Pelo menos era o meu caso, quando eu ainda não o usava!

A parte complicada mesmo do grub é a parte de manutenção - especialmente aprender a mexer no shell dele e aquelas coisas do grub-install. Mas justamente por isso esta é a parte mais crítica e importante: a que vai dar ao administrador do sistema recursos para recuperar o boot em casos de pane.


» Andrei Drusian () em 03/09 13:28

Eu faço uma configuração completa do lilo em poucos minutos,
Na verdade, acredito que muita gente prefere o lilo, simplismente por atender suas necessidades, por se sentir bem em usa-lo, confiar nele etc.. etc.. e não preguiça. Eu não tenho preguiça de aprender amigo, pelo contrario. Se você tinha, não vamos generalizar !!! okay

Eu não preciso do prompt do Grub para inicializar meu sistema em caso de perda do boot, pois eu tenho meu disquetinho, cds etc.. nada complicado ( lilo -b /dev/fd0 ) prá que vou precisar do console de recuperação? acho que os administradores são mais precavidos (ao menos eu) e não ficam dependendo somente de um prompt, afinal pode acontecer algum erro com ele tbm...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/09 15:03

Andrei, "preguiça de reaprender algo que já faz normalmente" e "por atender suas necessidades" na verdade são dois jeitos de falar a mesma coisa.

É verdade, muitas vezes dá pra resolver com discos de boot, rescue CDs e outras parafernálias. Mas, por exemplo, onde trabalho, nenhum micro tem CD nem disquete por medida de economia e segurança, e em ainda outros casos uma interface de manutenção já no boot dá uma flexibilidade que o lilo não oferece. Por exemplo, instalei um novo kernel, coloquei os parâmetros quase todos corretos, mas troquei uma letrinha... pô, no lilo vou ter que ter o maior trampo pra refazer - entrar no sistema por um disquete de boot, editar o arquivo de configuração, rodar 'lilo' como root novamente... no grub basta editar a entrada e pronto, bootar normalmente e então corrigir o erro na configuração.

Antigamente só existia o lilo e todo mundo o usava. Mas hoje em dia o grub tem abocanhado o espaço do lilo justamente por isso - apesar de mais complicado, ele dá mais segurança.


» Wellington Vieira () em 07/01 18:10

Tive que reinstalar o Windows em uma máquina só que eu perdi o Grub como eu faço para recuperar o Grub ?
- Tendo em vista que única solução que tive foi reinstalar o linux de novo.


» Luis () em 24/02 19:49

Alguem sabe se tem como fazer o grub, instalado na MBR dar boot em um cd bootavel?
È que não tenho acesso a bios e nem drive de disquete.


» rogerio () em 12/04 18:42

Gostei muito da explicacao de como configurar o grub e tudo mais so tem um detalhe quando carregar o windows, vc nao precisa que ele esteja na primeira IDE ele pode estar na segunda, basta usar um artificio,

title Windows XP
hide (hd0,0)
unhide (hd0,1)
rootnoverify (hd0,1)
chainloader +1
makeactive
map (hd0,0) (hd1,0)
map (hd1,0) (hd0,0)

desta forma vc esta dizendo ao windows q ele esta na primeira ide.Tenho o windows em outro hd e nao configurei o boot de coloquei ele na segunda ide e dou o boot normalmente, com esse artificio. Se eu tirar o hd do linux continuo a dar boot normalmente no windows e vice e versa.
Tenho um problema, fiz uma cagada e o lilo esta dando boot no ligar do, glub como concerto issso?Posso restaurar o glub via configuracao?


» Felipe CDR () em 16/04 17:30

onde eu digito esses comandos????/

title Windows XP
hide (hd0,0)
unhide (hd0,1)
rootnoverify (hd0,1)
chainloader +1
makeactive
map (hd0,0) (hd1,0)
map (hd1,0) (hd0,0


» Jayro Freitas () em 05/05 23:15

Gostaria onde conseguir progras gratuito para ser utilizados através do linux. GRUB e outros. teria algum que suportasse extensão *.mdb usado no access office.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.