Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software

Notícia publicada por brain em agosto 28, 2003 11:55 AM | TrackBack


Hoje a coluna software dá atenção a dois projetos nacionais que precisam de voluntários para apoiar e complementar.

O primeiro é um teste de perguntas de múltipla escolha sobre software livre, cujo protótipo (implementado em shell e dialog) está disponível para download nos detalhes desta notícia. O autor, Pierre Freire (pierrefreire@yahoo.com.br) aguarda suas manifestações e possíveis sugestões e contribuições via e-mail. Quem sabe possa ser interessante incluir questões dos exames de certificação da Conectiva e do LPI para usar como ferramenta para simulados? Confiram. E se tiverem propostas de trabalho em Cuiabá, mandem para ele também ;-)

O segundo é apenas uma idéia: criar um mod do Kurumin contendo softwares de uso comum em escolas e universidades brasileiras, a exemplo de outras distribuições educativas que existem no mundo (e até no Brasil). Não sei se este projeto se choca com outros já em andamento, mas sei que existe a demanda. O autor da proposta é o Cabral (cabrone@ig.com.br), e embora ele peça apenas sugestões e a doação de um HD, tenho certeza de que ele também ficaria feliz com a doação de conhecimento e esforço ;-)

Questionário de múltipla escolha em dialog

por Pierre Freire (pierrefreire@yahoo.com.br)

Conforme proposto pelo e-mail estou te enviando os fontes do shell script. Na verdade ele é bem simples, fiz o script com três pensamentos:

01 - Estudar um pouco sobre o dialog

02 - Ajudar a s pessoas a aprenderem um pouco mais sobre o Linux, estou te enviando um prototipo, as perguntas ainda nao estao definidas, na verdade estou te mandando para que você tenha uma idéia do que quero fazer e me dar sua opiniao, sobre o que acha.

03 - Mostrar um pouco sobre shell.

Estou fazendo uma versao em PHP e outra em TK/TCL. Ele nasceu da seguinte idéia, estive no site da 4linux e vi que o Aurelio ia dar um curso sobre shell script, como recentemente sai do trabalho, nao pude fazer o
curso, entao resolvir estudar o material e fiz este shell script que pode até servir para alguem aprender alguma coisa( Espero ajudar alguem).

Estive outro dia, pegando o seu PPP-Facil, e colocando uma interface com o dialog, achei ele muito legal, quando terminar eu te mando para vc ver como ficou.

Continuando, o programa esta bem documentado, ele tem os seguintes arquivos:

show.sh - ARquivo principal
config_show.cfg - Arquivo de configuração do Script
lib_shell.lib - Bibliotecas

E um diretorio chamado dados onde tem o arquivo com as perguntas e o conteudo da tela de abertura.

O arquivo config_show.cfg tem duas variaveis:

arqdados: Esta variavel indica qual vai ser o arquivo com as perguntas

ARQABERTURA: Indica qual vai ser o arquivo com o texto de abertura.

Bem, enfim, esta bem flexivel, basta ver o layout do arquivo de perguntas e criar o seu proprio jogo. Pode ser perguntas de Linux, Portugues, Matematica, e assim vai.

Desculpa ocupar o seu tempo, espero que goste e possa contribuir com alterações, ideias, eu gosto muito de programar e resolvir que agora em diante vou fazer software livre, estou querendo um controle de gado que
vou fazer sobre GPL.

Qualquer duvida entre em contato.

Pierre Freire (pierrefreire@yahoo.com.br)


Proposta: Mod do Kurumin para uso acadêmico

por Cabral (cabrone@ig.com.br)

O meu projeto ainda não saiu da minha cabeça, mais por falta de um hd que de vontade de faze-lo. O projeto se resume em uma distribuição linux voltada ao meio academico.

A ideia surgiu em uma das minhas aulas da faculdade, depois que um professor reclamou muito da qualidade de um software proprietário de geração de gráficos.

Vendo que a versão era muito antiga, perguntei o porque da não realização de um upgrade e a resposta foi seca: custo. Em outra aula uma professora exigiu a entrega de um trabalho em meio magnetico (um grafico de uma planilha eletronica) e alguns alunos questionaram que não tinham um software de planilha eletronica (mesmo pirateado) e que os laboratórios da faculdade viviam cheios.

Em uma terceira havia uma prática em um software de simulação eletronica, e como sempre tem alguem que tem uma certa dificuldade em aprender o programa, foi solicitado ao professor que fornecesse uma cópia pirata do programa, mas ele negou a fornecer (e eu concordei com ele, se é proprietário é proprietário e deve-se pagar por ele).

De um tempo para ca andei procurando sobre software que me atendesse nestes pontos e após ler o tutorial do Marimoto sobre como fazer um MOD do Kurumim, me veio a idéia: Porque não criar um Kurumim somente com os programas utilizados pelos universitários da minha faculdade? Sem frescuras, sem programas de musicas, irc e afins? Que a faculdade pudesse padronizar o seu uso e até mesmo distribui-los ao calouro e veteranos, para que todos tivessem em casa "aquele programa de simulação de circuito" (somente um exemplo, nada contra os outros cursos....)

Bom o que mais me toma tempo é fazer uma coletanea de programas que realmente possam fazer parte da grade de um curso, tipo: computação editores de texto, IDE's e compiladores (quais as limguagens?). Publicidade, comunicação e afins: será que somente uma suite oficce resolve?

Se a ideia vingar eu gostaria de receber (e-mail: cabrone@ig.com.br)informações de quais os programas que as pessoas utilizam em seu curso (se já me fornecerem em linux, melhor ainda) com uma breve descrição. E se alguem quiser me ajudar mais ainda, eu aceito a doação de um hd em boas condições (tá, eu sei que um hd é barato, mas minha faculdade não é.....:)) Será que tem gente com disposição a ajudar? Aposto que a disseminação do linux será altamente beneficiada, pois estamos lidando com os formadores de opinião do futuro(vide os casos dos bancos, com as contas universitárias....)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/08 12:27

Não sei se esse é o lugar correto para fazer as sugestões/correções do seu script, Pierre Freire. Inicialmente pensei apenas em enviar um mail para você, mas imaginei que ter as minhas opiniões discutidas aqui pode ser mais produtivo. Minhas observações são:

1. As questões estão legais, mas acho que tem muita questão na parte de 'fofoca' de programadores de software livre. Embora eu saiba que saber sobre pessoas particulares neste mundo pode ter um bom peso, não acho que seja fundamental, por exemplo, para um exame de certificação. Assim, acho perguntas sobre 'de onde é o líder de projeto do samba' ou 'o pingüim é o símbolo do kernel porque o Linus Torvalds foi mordido por um' não acrescentam nada e ainda distraem.

2. Do mesmo modo, eu acho que saber onde foi desenvolvido cada parte do sistema (o padrão POSIX, o X, o TCP/IP etc.) não é tão importante assim, se você almeja fazer um questionário técnico.

3. Desde a unificação do GCC com o EGCS, ele não significa mais GNU C Compiler. Agora ele é GNU Compiler Collection. Confira em http://gcc.gnu.org

4. Ao contrário do que sua pergunta diz, o OS/2 parece ser compatível com POSIX. Verifique esta página: http://www.osdata.com/holistic/api/api.htm (note que eu disse "parece" porque existem diversos tipos de conformidade e de versões do POSIX).

E, por último, parabéns pela iniciativa. Tomara que minhas sugestões ajudem.


» Mário Baccarin () em 28/08 12:36

Estou tentando configurar o meu notebook Compaq Armada E500 com linux conectiva 8 mas não consigo fazer funcionar os hardwares como modem ( Lucent Win Modem (mobile lucent v.90 modem) ), Son ( ESS maestro mpu401 device), Video (Ati rage mobility Agp)rede cartão PCMCIA com cartão Compaq netelligent 10/100 e o infravermelho

caso alguem possa me ajudar eu agradeço

Abraços

Mário Baccarin
www.baccarin.com.br


» Augusto Campos () em 28/08 12:40

Patola:

Vendo seus comentários sobre as perguntas, e à luz do trecho da manifestação do Pierre Freire que destaco aqui: "estou te enviando um prototipo, as perguntas ainda nao estao definidas", aproveito para lembrar aos demais colegas que uma das coisas que o Pierre quer é obter perguntas interessantes para colocar no teste. Ele populou a base com perguntas simples apenas para ter o que mostrar ;-)

Abraços
Augusto


» Pierre Freire () em 28/08 12:53

Olá amigos,

Patola, em primeiro lugar obrigado pela atençao em ter usado e testado o script é algo muito simples, pensei em fazer apenas para aprender um pouco sobre shell e quem sabe ajudar alguem que esteja iniciando no shell. Em relação as perguntas, foram apenas exemplos que coloquei para que os amigos da comunidade nos ajudem a criarmos questionarios técnicos e quem sabe termos um material de estudo para as certificações Conectiva/LPI e outras.Quan me cerifiquei pela Conectiva, eu vivia atrás de simulados em português e foi dificil encontrar, entao tive a idéia. Destaco também como o banco de peguntas é flexivel, podemos criar questionarios sobre outros assuntos.
Estou com planos de criar este software em perl/gtk e uma versao em PHP, caso algum amigo da comunidade queira me ajudar, ficarei muito agradecido. Como estou sem trabalho atualmente estou empenhado em criar algun software de codigo aberto, tais como controle de escolas, estoques, etc.
Obrigado pelas criticas e pela atenção.

Pierre


» pierre () em 28/08 13:17

CORRIGINDO O TEXTO ACIMA :)

Olá amigos,

Patola, em primeiro lugar obrigado pela atençao em ter usado e testado o script é algo muito simples, pensei em fazer apenas para aprender um pouco sobre shell e quem sabe ajudar alguem que esteja iniciando no shell. Em relação as perguntas, foram apenas exemplos que coloquei para que os amigos da comunidade nos ajudem a criarmos questionarios técnicos e quem sabe termos um material de estudo para as certificações Conectiva/LPI e outras.Quando me certifiquei pela Conectiva, eu vivia atrás de simulados em português e foi dificil encontrar, entao tive a idéia. Destaco também como o banco de peguntas é flexivel, podemos criar questionarios sobre outros assuntos.
Estou com planos de criar este software em perl/gtk e uma versao em PHP, caso algum amigo da comunidade queira me ajudar, ficarei muito agradecido. Como estou sem trabalho atualmente estou empenhado em criar algun software de codigo aberto, tais como controle de escolas, estoques, etc.
Obrigado pelas criticas e pela atenção.

Pierre


» Bernardo Puglia () em 28/08 13:51

E quais seriam estes softwares de uso comum em escolas e universidades?

Andei dando uma procurada por aplicativos educacionais e achei vários, porém nenhum em português. Estou com um projeto de migração de uma escola para o ambiente Linux e se possível, gostaria de sugestões e nomes de softwares alternativos para este tipo de tarefa.

Muito obrigado :)


» Augusto Campos () em 28/08 13:57

Bernardo, esta é justamente uma das perguntas do Cabral :)


» Andre () em 28/08 14:59

O script do Pierre, eh um otimo exemplo de utilizacao do comando dialog para construcao de scripts no linux.
Muito bom, mesmo.
Parabens, Pierre.


» Dani () em 28/08 15:44

Tetei o seu script Pierre e achei muito legal a sua iniciativa de fazer um programa assim para ajudar a comunidade... muito legal mesmo.
Não tinha ideia do 'poder' que o shell script tem
Meus parabens Pierre


» macaco () em 28/08 15:47

Pierre,
Acho que seu projeto é bastante válido e eu abordaria alguns pontos:

1-) Repositório de perguntas/respostas que com o tempo será alimentado;
2-) Um engine de 'simulado' em uma linguagem simples (shell script, perl, python ? ) que seja genérico suficiente para ler um repositório externo. Logo , poderíam ser definidos padrões que inclusive poderiam ser expandidos e suportar diversas linguas, não somente o português. É apenas uma questão de tradução.
3-) A opção futura de interface (front end) - inúmeras opções gtk, qt ,etc

Eu particularmente gosto bastante de perl, que é excelente para tratamento de textos. Mas se escolher outra linguagem tudo bem. Sou voluntário para ajudar no engine.


» Rajiv () em 28/08 18:54

Achei a iniciativa em si merecedora de elogio. São essas pequenas (grandes!!!) atitudes que produzem grandes resultados. Lembra
"Toda grande caminhada começa com um pequeno passo". Parabens Pierre.


» sUELLEN () em 18/02 14:41

MANDE ME NOTICIAS


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.