Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Câmara dos Deputados anuncia a não renovação das suas licenças do MS Office

Notícia publicada por brain em agosto 26, 2003 12:10 PM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos@mdnet.com.br) disse: " Ótima notícia para o país e o Software Livre! 'De 18 a 22 de agosto, o governo federal deu mais um passo rumo ao Linux com a 'Semana de Software Livre no Legislativo'. O evento foi uma iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, dos presidentes das duas casas (João Paulo Cunha e José Sarney, respectivamente) e dos ministros José Dirceu, da Casa Civil, Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, e Gilberto Gil, da Cultura. O evento serviu não apenas para aprofundar as discussões sobre o uso de software livre no governo, mas também para avançar em termos práticos nesse sentido', disse o deputado federal Walter Pinheiro (PT / BA), um dos entusiasta da adoção de 'freeware' (SIC) na esfera pública, em entrevista ao Computerworld. Pinheiro afirma que a Câmara decidiu não renovar as licenças de uso do pacote de aplicações de escritório 'Office', da Microsoft, cujo custo total estaria, segundo o parlamentar, em torno de R$ 4 milhões, e estuda alternativas no software livre. O sistema de e-mails da Câmara também já está sendo substituído por freeware (SIC). Outras aplicações para sistemas 'open-source' também estão sendo analisadas'."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» zyk () em 26/08 15:45

Isto mostra que nem todos os políticos são gastões e que há uma esperança no fim do tunel. Com Linux e OpenOffice (ou algo do gênero) não vejo um motivo para pagar mais de 500,00 por um SO e mais 500,00 por um Office Suite, a não ser que seja magnata e não sabe o que fazer para gastar, o que não é exatamente a nossa situação. Muito bem, agora só resta saber o que farão com estes 4 milhoes que deixaram de gastar. Espero que gastem com coisas realmente necessários.


» NatuNobilis () em 26/08 19:03

A insistência do parlamentar em chamar Software Livre de "freeware" parece indicar que o único fator aí é o preço. Considero esta abordagem errada. A Microsoft já provou que pode oferecer preços mais baixos que os do Linux no caso da prefeitura de Munique, na Alemanha. Felizmente neste caso optou-se pelo Software Livre por razões estratégicas, e não simplesmente econômicas de curto prazo.
Se no Brasil a única razão for a econômica de curto prazo, existem grandes chances de a MS oferecer a licença do Office por 10 reais para o governo brasileiro, e o governo ACEITAR.

Não fui à Semana do Software Livre no Legislativo, mas espero que tenha ficado claro para os parlamentares presentes que a opção pelo Software Livre deve ser baseada em motivos ESTRATÉGICOS antes de qualquer outro. Até desta forma a vantagem acaba sendo econômica, porém aparentemente não a curto prazo, como usuários de 'freeware' desejariam.


» Enderson Tadeu S. Maia () em 26/08 19:05

Lendo a notíocia você percebe que o autor ainda confunde Software Livre com freeware, que pode ser um grande problema.
O problema é que Free pode significar Livre e Grátis, se não fosse por isso. :)


» Robledo A Oliveira () em 19/11 10:36

Acho que independente de terem agido partindo de princípios estratégicos ou econômicos, os parlamentares agiram corretamente. Não somos alemãos e não temos a mesma receita que o governo daquele país.Temos que pensar com nossas cabeças e utilizar nossa tecnologia.Por isso independente do princípio utilizado, a ação foi louvável, e será muito útil para o desenvolvimento principalmente dos softwares nacionais.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.