Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Itautec vende PCs com Linux

Notícia publicada por brain em agosto 22, 2003 11:56 AM | TrackBack


Roberto Pereira (betolinux@hotmail.com) mandou a notícia do Terra que diz: " 'A Itautec começou a investir no Linux sem grande alarde. A empresa está lançando no mercado um PC de baixo custo para projetos educacionais e de governo baseado no sistema operacional de código-aberto.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joerlei P. Lima () em 22/08 13:21

A iniciativa é boa, já os preços...
Por esse valor compra-se um PC completo, com disco rígido e gravador de cds.
Aqui em Goiânia estão à venda PCs on-board, com HD de 20 GB, drive de cd-rom, 128 Mb de ram, caixas de som, modem (winmodem on-board), por R$ 999,00. Com R$ 700,00 extras vc troca a placa mãe por uma ASUS, dobra a quantidade de ram e ainda troca o drive de cdrom por um gravador de cd...
A menos que o modelo venha com monitor de LCD (o que não é o caso), não vai competir com os micros "caseiros" de jeito nenhum.


» Clovis Sena () em 22/08 14:56

bom dia,

quem sabe o ITAU tira a porcaria do w2k buguento dos caixas automaticos e usa algo serio.


» Roger de Almeida () em 22/08 15:32

A questão do preço envolve o modelo econômico. Enquanto na china e países vizinhos, local em que se fabricam inúmeras peças que usamos em nossos computadores, escravisam seus empregados, pagando baixissímos salários, contando com apoio irrestrito de seus governos, aqui no Brasil, para montar um computador como a Iatutec o faz, salvo alguns componentes, a carga tributária é altíssima.
Não é atua que os micros de "grife" não passam de 4% do que é comercializado por aqui.

Mas a intenção de vender o PC com o GNU/Linux, mostar quão eles estão atentos às mudanças. Que fique como exemplo.

Abraços
Roger


» Lewis () em 22/08 20:24

O meu sonho era o caixa do Itau usar Linux o win2k só da pau, mas acho q vou ter q trocar de banco mesmo!


» Alexandre Martins () em 23/08 20:45

Bem, sou usuário BESC e pela RVA (Rede Verde Amarela) já usei muitas vezes os caixas eletrônicos do BANRISUL para transações. Funciona 10 e vem com a simpática imagem do TUX na "tela inicial". Mas concordo com o Roger, como o assunto aqui é PCs com Linux O&M e não bancos, realmente você pode comprar diversos produtos "made in Ásia" muito mais baratos, isso se chama dumping econômico que (além de usar trabalho semi-escravo) pratica preços abaixo do custo de produção com objetivos claros de desmantelar a concorrência e dominar mercados. Aí eles passam a ditar os preços. PARABÉNS À ITAUTEC PELA INICIATIVA.
Vamos brigar para reduzir cargas tributárias e valorizar a indústria nacional que deixa as divisas dentro do país.


» Alexandre Martins () em 23/08 20:48

Alías, para complementar (e já dando umas alfinetadas) é por isso que eu continuo usando o Conectiva Linux, embora hajam distros melhores no mercado. Há seis anos uso e critico para que passem a oferecer um sistema melhor que os remendos que eles fazem com deb e rh...


» Andre Chiode () em 28/08 13:43

Eu acho a iniciativa da Itautec muito boa, mas ela nao foi a primeira a investir em sistemas de baixo custo, existem projetos ja sendo utilizados pelo governo do estado de Sao Paulo que utilizam sistemas equivalentes baseados em GNU/Linux em seus postos do Poupa Tempo para disponibilizar acesso a internet para a comunidade (projeto Acessa Sao Paulo). Ja com relacao aos precos,.... A quantidade de impostos para se fabricar hardware no Brasil eh absurda... Quem sabe um dia isso mude......


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.