Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Criadores do Samba comentam sobre o uso de seu sistema pela SCO

Notícia publicada por brain em agosto 20, 2003 10:38 AM | TrackBack


Vejam que contradição: todos estamos cansados de saber que a SCO vem se posicionando contra a licença GPL já há algum tempo. Não é de se espantar então que eles tenham anunciado aos quatro ventos que estão incluindo o novo Samba 3.0, um software GPL capaz de substituir servidores de domínio baseados em Windows 2000 e superiores?

Considere ainda que nesta segunda-feira o CEO da companhia, Darl McBride, afirmou em uma conferência que o objetivo da licença GPL é destruir o valor do software. E no mesmo evento a empresa anunciou a incorporação do Samba à sua linha de produtos. Como você qualificaria uma posição destas?

Os desenvolvedores do Samba foram bem claros em seu pronunciamento a respeito, lembrando que seu produto é "livre para o uso de qualquer um. Até mesmo para hipócritas de carreira como a SCO".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Victor Zucarino () em 20/08 12:35

Uau, o pessoal do Samba falou mesmo! Na minha opinião, o Samba e o Apache são os mais importantes projetos voltados p/ o mundo Open. Claro q a SCO ñ poderia deixar de incluir o novo Samba em seu OS, senão ficaria p/ trás.


» Bogo () em 20/08 16:46

Deus... eles estão totalmenteperdidos!!! Se mudar a cor da grama, os caras morrem de fome!!


» Tiago Cruz () em 20/08 17:22

Vixe... esses caras são muito burros :-|
Ou melhor: Sem nexo


» Manoel Pinho () em 20/08 17:37

A GNU deveria lançar uma nova versão da licença GPL que tornasse ilegal o uso dos programas por quem contestasse a validade da licença judicialmente.

Não sei se é possível isso legalmente, mas eu queria ver como a SCO ficaria sem o gcc, o Samba e muitas coisar que devem ter sido usurpadas.


» Jorge Bastos () em 20/08 18:09

Fatos como este vem somente confirmar que a SCO está somente atirando para todos os lados e no escuro, na tentativa desesperada de acertar alguma coisa e se livrar do fracasso total.


» Jimi () em 20/08 23:29

Lembram ? Quando a Microsoft disse que o Linux não apresenta inovação tecnologica alguma e, em seguida afirma que o Linux é seu maior adversario no momento.
Não é também uma contradição? E contínua pelo que se percebe. Se não inova não poderia ser um adversario a altura.
Parece que essa doença pega. Quem será o proximo a fazer um auto de fé contra o Linux ou mais presisamente contra GNU/GPL BSD... etc
Não há necessidade de uma nova licença para coibir o e mau uso da GPL. Será que um empresario que se prese vai comprar um produto da SCO sendo esta foco de tanta discordia? Que o Linux sofre um prejuizo pela duvidas geradas bem se ve mas, a SCO tambem sofrera, por tantas outras duvidas que mostram a má intenção da mesma.
Mas estava eu a pensar: Não pode ser que os executivos e os advogados da SCO sejam tão ... obtusos, tapados, ignorantes dos fatos... assim. Parece ter algo errado, deixa todo mundo desconfiado, comos e isso tudo fosse uma isca, para algo que não compreendemos.
Sera pura propaganda, para ser lembrada ?


» Olivier () em 20/08 23:33

A SCO tem razão quando diz que a o Objetivo da GPL é destruir o valor do software por que o proprio Stallman criou o conceito de Software Livre baseado na 4a emenda da Constituição dos EUA, aquela emenda que trata de liberdade de expressão.

Como ele é inteligente, viu que software é na realidade informação, e informação é poder, e poder é dinheiro.

Quebre-se a informação (divulgação) que assim quebra-se o poder (uso da informção privilegiada/conhecimento) e quebra-se o dinheiro. Quebrar dinheiro é sinonimo de perder mercado e valor financeiro.

Esvazie o valor economico de uma atividade e v. perde todo o valor financeiro. Pra que pagar por aquilo que é de graça?

A GPL é de fato, a destruidora da industria de software... da forma como a conhecemos hoje.

Olivier


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.