Notícia publicada por brain em agosto 1, 2003 11:18 AM
| TrackBack
Este artigo da LinMagAu responde a uma pergunta típica de usuários corporativos que começam a conhecer o OpenOffice: "cadê o access?"
Com bastante detalhamento e imagens de telas, você poderá entender como é o suporte a funcionalidades similares às do MS Access no OpenOffice, dentro do escopo suportado por esta suite.
Apesar de poder trabalhar com outros SGBDs, eu faria como o PHP5. Incluiria o SQLite como padrão e o assunto estaria resolvido. Um acréscimo de 200/300K com ótima funcionalidade, sem problemas de licença e evitaria este tipo de pergunta. ;)
E realmente, ter que instalar um SGBD não é uma tarefa trivial para um usuário final.
Quem precisar de algo mais poderoso é só instalar.
Vou enviar a sugestão para o pessoal do OO (quem acha a mesma coisa pode enviar a sugestão também, se é que eles não tiveram a idéia ainda)
Recentemente o pessoal do projeto Firebird lançou uma versão embedded do banco de dados deles... estou usando e achei os recursos muito melhores que os bancos embutidos que já havia visto, talvez seja uma alternativa interessante.
Se vocês ainda não prestaram atenção a versão 1.1 vem com suporte nativo a MySQL. Acho que a maioria apoiou ele por ser muito usado em pequenos Banco de Dados na INTERNET, isto é, popular.
Concordo que um SGDB simples integrado e embutido é muito bom para usuários inexperientes, assim como gostaria muito que existisse um suporte nativo para PostgreSQL, o qual na minha opinião é a melhor opção, mesmo que para alguns novatos seja duro no começo.
Isso por que é o melhor SGDB Free e faz com que o usuário possa ter uma maior escalabilidade. Se o PostgreSQL estiver bem integrado ao OO, para o iniciante vai bastar os wizards que fornecem uma interface parecida com o ACCESS. E para que é mais experiente, dá para criar uma aplicação muito robusta e estável e usar o OO como interface para formulários e relatórios, além de documentos.
Eu ainda não testei o OO1.1 com o MySQL para saber como ficou a integração. Já é um começo pois espero que venha o suporte nativo para o SQLite e outros mais....
E viva a liberdade de escolha do usuário!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.