Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dica sobre o screen

Notícia publicada por brain em julho 31, 2003 08:56 PM | TrackBack


O LinuxDicas publicou uma dica sobre o screen, um interessante e muito útil gerenciador de sessão para a sua shell. Se você se interessar, esta edição da Coluna do Aurélio dá mais detalhes sobre os recursos deste sistema.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Brincadeiraneh () em 01/08 00:10

Sinceramente acho que é brincadeira neh . Que dica que tem la no site linuxdicas sobre o screen ? Se for o que ta no link, vai me desculpar neh.

Acho que estes sites como linuxdicas e tal querem é visitas... isso que importa para eles. Olhem o artigo das "dicas" (a coluna do aurelio tem isso e mto mto mto mais... este artigo da linuxdicas (nem pode ser chamado de artigo) é pra rir neh.
=====================================
Para quem gosta ou adora o shell do Linux existe o "screen", que quando habilitado atua como um gerenciador de janelas em modo shell. Para poder habilitá-lo execute:

$ screen

Pronto, agora você pode curtir as maravilhas desse console, como por exemplo fazer:
Colocar uma barra de tarefas mostrando a hora do seu sistema Linux no shell: pressione as teclas Ctrl+a, solte e depois ":", sem aspas é claro. Aparecerá no canto inferior esquerdo de sua tela um prompt, então digite:

hardstatus alwayslastline "%c %w"

É só teclar enter e temos uma barra permanente (até que você saia do screen) com os nomes das janelas abertas e hora atual.


Criando uma nova janela: pressione Ctrl+a, solte e depois "c", sem aspas. Pronto, você tem um novo shell. Lembrando que você pode criar vários shells podendo assim executar em cada, uma tarefa diferente... gostou? :))


Saindo do Screen e recuperando depois a tela onde você estava: pressione Ctrl+a, solte depois "d", para recuperar a tela onde estava digite:

$ screen -r

Pronto, você está no mesmo local de antes de sair do screen.


Listando as "janelas" criadas pelo screen digite:

$ screen -ls


Quanto mais você mexe no screen, mais alucinado se fica por usar essa maravilha, além do mais sendo no shell do sistema.

Preste bem atenção, pois a tecla pressionada tem que estar minúscula, pois se você pressionar Ctrl+a depois "S" a tela se divide em duas, hehe... essa é uma outra função do Screen...

O Screen tem várias funções como de copiar conteúdos no shell e outras que você poderá descobrir digitando Ctrl+a seguido de "?", sem aspas.

Você pode configurar o Screen editado o arquivo /etc/screenrc.

LAMSS.

Por: Anderson

=========================================

Para rir nao é ?


» Tiago Cruz () em 02/08 17:24

o nome do site irá mudar www.linuxcopias.com.br


» aijá () em 02/08 22:26

Não achei brincadeira não...

Como se vai aumentar o número de usuários de linux se os sites sobre linux não facilitarem as coisas, mesmo indicando o que há em outro site?

Me desculpem, mas isso parece um pouco esnobe...


» Augusto Campos () em 03/08 14:02

É isso aí, aijá. Eu aproveitei a ocasião da publicação do artigo pelo LinuxDicas para postar aqui algo sobre o screen. O artigo de lá era curto e não explicava nem 5% do que o screen faz? Não tem problema, eu aproveitei e coloquei o link para outro artigo que complementava.

Com isso, muita gente que nunca tinha ouvido falar sobre o screen ou não imaginava que ele era fácil de usar agora ficou sabendo, o autor do artigo pequeno fica estimulado a escrever mais coisas, além de vários outros efeitos positivos.

Fica o convite aos críticos para que escrevam artigos maiores, ou que fomentem a criação destes artigos por outras pessoas, e depois mandem o link para eu postar!

Sério, a comunidade Linux tem dentro de si mesma a semente do seu fracasso quando ao invés de ajudar ficamos criticando quem dá seus primeiros passos para tentar contibuir - nem que seja na forma de um artigo de dois parágrafos!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.