Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Downloads noturnos em linha discada

Notícia publicada por brain em julho 28, 2003 10:37 AM | TrackBack


O Adriel Lyra (adriel_lyra@ig.com.br) encontrou uma maneira interessante de divulgar o seu grupo de usuários: mandar dicas! Eis a primeira: " Para quem usa conexão discada para acessar a internet, uma boa pedida é deixar o computador ligado após a meia-noite e programar o shutdown para antes das 06:00Hrs. Isso é muito fácil. Após acessar a internet e deixar seu download iniciado (pelo BitTorrent ou por outra forma qualquer..), abra um terminal e dê o comando (como root é claro): shutdown -h +05:58
Maiores detalhes no GULIZO"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/07 11:00

Quando eu tenho que fazer shutdown agendado, eu prefiro fazer pelo dæmon atd a usar o recurso de tempo do shutdown. Isso me dá mais flexibilidade na tarefa...

Pra quem não conhece, o atd fica rodando e executa, como o crond, tarefas agendadas em tempo predeterminado. Ele é usado em conjunto com o utilitário at, que agenda as tarefas para execução. Assim, quando eu quero que o computador me sirva de despertador às 6 da manhã, eu faço:

echo 'mpg321 -s /mnt/tmp/mp3/* | esdcat' | at 6:00

Ou ainda quando quero agendar a continuação de um download para daqui a 3 h:

at now + 3 hours << EOF
cd /mnt/filmes
wget -c http://illegalpiratedivxwarez.com/screwmpaa/latestmovie.avi
EOF

Posso ver o que está agendado com o comando 'atq' e 'desagendar' com o comando atrm.

Um jeito de incrementar a solução dita no tópico é, ao invés de desligar completamente o computador ou de esperar chegar meia-noite pra ligar na internet, fazer ele ligar à meia-noite e desligar às 6 da manhã:

echo '/usr/local/bin/ligaprovedor.sh
cd /mnt/freshmeat
wget -c -r -l 4 http://freshmeat.net' | at 0:00

echo 'killall wget
/usr/local/bin/desligaprovedor.sh' | at 6:00

Lembrando ainda que o comando at recebe um script através da entrada padrão, e que esse script será executado sem ter um terminal à disposição - razão pela qual alguns programas podem não funcionar.


» asd () em 28/07 13:50

Puta merda... isso eh noticia pra se postar ? Ou melhor, nem eh noticia. Devi ter ido para o DIcas e so feito um aviso...

Nossa este Guilzo tem a manha em. haha


» Adriel Lyra () em 28/07 15:15

asd,
Você deve estar muito longe da realidade.
Primeiro, não deveria ficar colocando palavras de baixo calão neste site.
Segundo, certamente o pessoal do br-linux assim o fez para nos dar uma força, pois sabe que estamos começando agora e sempre nos ajudamos mutuamente.
E caso voce tenha uma notícia melhor.... porque não envia pro br-linux postar pra gente?????


» Elvis Vinicius () em 29/07 01:29

CUIDADO COM O OPERADORA TELEFÔNICA!!!

Em diversas operadoras não existe mais redução da tarifa nos horários noturnos e no fim semana. Simplesmente ninguém não avisou nada e só se viu contas de telefone estourando, inclusive a minha. Troquei de operador e assinei ADSL. Saiu mais barato do que pagar os pulsos à operadora.

;)


» Cadu () em 29/07 08:19

Elvis,

Isso é a maior mentira que eu já escutei. Boato, spam, qualquer coisa, menos verdade. Não acreditem nisso. Antes, liguem para a operadora para verificar se isso é verdade.

Ah! E parem de postar coisas que vocês 'acham' que seja verdade.

T+


» /home/josceley () em 29/07 21:20

Cadu, o que o Elvis falou tem um certo sentido. Moro numa cidade na Grande Vitória, a 5 minutos de Vitória. Porém, como meu provedor está hospedado em Vitória, a ligação para ele não é local. Concluindo, não pago interubano mas a tarifação única não existe, pois não é a mesma cidade. Descobri isso a pouco, sempre pensei que fosse tarifação única, mas a Telemar informou que é apenas na mesma cidade. Talvez esse seja o caso dele.

Josceley


» Elvis Vinicius () em 30/07 02:54

Cadu,

Não é mentira, Como eu falei, em diversas operadoras, não em todas. E desde quando atendente de operadora sabe resolver alguma coisa. A única que eles falam a respeito é que eu tenho que entrar em contato com o provedor.

E eu sou bem rígido quanto a conferir quanto tempo gastei conectado.

E isso foi até matéria de revista.

T+


» Phractal () em 30/07 14:22

Complementando a dica: Muitas motherboards permitem agendar um horário para boot automático. Assim, basta deixar o PC ligado à tomada e na hora programada iniciará. Funciona com PCs ATX, e é necessário o uso de agendamento de tarefas (Cron), como discar para o provedor e iniciar o aplicativo de download. Scripts simples podem implementar muitas coisa interessantes tbm (por exemplo, se a tentativa de conexão falhar).


» Augusto Campos () em 30/07 14:31

Fim do pulso único é apenas uma lenda da Internet, e não é preciso ir muito longe pra obter comprovação de que não passa de boato mesmo:

http://www.google.com/search?q=hoax%20fim%20do%20pulso%20%C3%BAnico&ie=UTF-8&oe=UTF-8

Elvis, se sua operadora de telefonia está cobrando pulso no horário em que não devia, ela está desrespeitando norma da Anatel, que continua em vigor em todo o Brasil.


» Anderson Maciel () em 30/07 17:03

Nao sei se ja falaram ai em cima pois nao li todos os comentários, mas, o cron é muito mais util nesse caso pois com ele vc nao precisa desligar a maquina, na minha casa eu tenho programado no meu cron para ele conectar dias de semana as 0:00 e desconectar as 5:55 (pra garantir) e nos fins de semana conecta sabado as 14 e dai soh segunda feira as 5:55 que desconecta...isso eh mais util pois voce pode ver o que baixou logo em seguida quando acorda sem ter de ligar a maquina novamente.


» junior () em 27/08 14:06

Instalei o linux pela primeira ves (conectiva)
e não sei como configurar o modem pois eu queria me conectar (modem lucent v90) alguem pode me da umas dicas


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.