Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Indústria responde às novas alegações da SCO

Notícia publicada por brain em julho 22, 2003 01:14 PM | TrackBack


Já publicamos hoje cedo outra notícia sobre as novas declarações da SCO, dizendo que o Linux infringe seu recém adquirido copyright sobre o Unix System V e que todos os usuários corporativos do sistema serão obrigados a pagar a ela uma taxa de proteção contra a possibilidade de processo judicial.

Felizmente representantes de diversos setores do mercado Linux já se posicionaram e responderam através da imprensa, como sumariza este artigo do LinuxToday. Vale a leitura, mas cito algumas das manifestações apenas para saborear o fato:

A IBM, via assessoria de relações com a mídia, disse: "A IBM desconhece qualquer código do Unix System V no Linux. A SCO precisa mostrar abertamente este código antes que qualquer pessoa possa julgar sua afirmação. A SCO parece estar pedindo que os consumidores paguem por licenças baseando-se em alegações, não fatos."

Da SuSE, também via relações públicas: "A SCO ainda precisa provar as infrações aos direitos autorais ao menos uma vez, não precisa?"

Da Red Hat, via porta-voz: "A SCO ainda não nos contatou e embora nós tenhamos pedido a eles que nos mostrem o código infrator, eles não nos mostraram nada. Assim, a Red Hat continua a insistir que não estamos violando nenhum direito de propriedade intelectual. O Red Hat Linux está completamente sob a GPL e a licença da SCO é simplesmente desnecessária para nossos consumidores."

Eben Moglen, o consultor jurídico da Free Software Foundation, explicou que os usuários de Linux precisam da licença da SCO para usar um produto que eles não adquiriram dela tanto quanto precisam comprar direitos autorais diretamente do produtor quando compram uma cópia de um filme - ou seja, eles não precisam. Se essa responsabilidade existe, ela é do distribuidor, e não do consumidor. Portanto... segundo ele, consumidores não precisam se preocupar com a ameaça de ser processados pela SCO. Vale lembrar que a SCO afirma (mas não explica - nem quando solicitada) que devido às ações praticadas pela IBM, os consumidores finais ficam expostos a processos sim.

Por outro lado, ainda segundo Moglen, os distribuidores podem mesmo ser processados (se vão perder é outra história ;-) mas não podem aderir à licença proposta pela SCO, pois isso violaria a seção 7 da licença GPL. Ele se prontificou a atender desenvolvedores de software livre que sintam necessidade de aconselhamento legal.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» sputnix () em 22/07 13:57

>...explicou que os usuários de Linux precisam da licença da SCO para usar um produto que eles não adquiriram dela tanto quanto precisam com...

está errado!!!
faltou um não!!!


» Paulo Junqueira () em 22/07 14:02

Que chato... por não terminam logo com isso...

Espero que a SCO perca e tome um processo de volta, de todo mundo junto que foi prejudicado pelas acusações da SCO, direta e indiretamente.

Que jogo sujo e baixo...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/07 14:35

Melhor do que a notícia são seus comentários. Bastante elucidativos e ajudam a evitar 'histeria coletiva' e oturas reações preocupadas. Eu estava lendo essas notícias hoje de manhã e iria submeter algo, mas não ficaria tão claro quanto sua explicação.


» Augusto Campos () em 22/07 15:40

sputnix, discordo - não está faltando nada na frase não...


» Augusto Campos () em 22/07 15:44

Mas mesmo assim acrescentei uma frase extra lá, para ver se fica mais claro pra você


» Paulo Eduardo () em 22/07 16:49

Para elucidar definitivamente quaisquer dúvidas relativas as patentes da marca "UNIX" e seus padrões (em inglês):
http://www.unix.org/backgrounder.html


» EAC () em 22/07 16:53

Cadê o pronunciamento oficial das outras empresas que formam o consórcio United Linux. Por quê a SCO continua fazendo parte deste consórcio ??? Tem certas coisas que não dá para entender.


» Chmod () em 22/07 17:02

Vcs já viram isso ? http://www.sco.com.br/pr160603.htm

Ridículo !!!


» Augusto Campos () em 22/07 17:37

É bom que a SCO ainda faça parte do consórcio. Você não notou? Fazendo parte do consórcio, ela ainda está, ativa e voluntariamente, vendendo Linux e distribuindo o kernel sob a licença GPL :)

Quanto mais ela permanecer no consórcio, melhor...


» Jack () em 22/07 21:21

É uma pena que isso esteja acontecendo... Se até a pouco as dificuldades eram grandes para provar/convencer empresários e gerentes de TI menos lúcidos sobre a viabilidade do uso/implementação do sistema, onde o fato do Linux ser um Free-software era consumado, agora tenho a impressão de que infelizmente mais entraves serão levantados para a implementação do Linux em projetos de TI por parte de diretores/gerentes mais conservadores.

Cabe a nós, comunidade Linux, esclarecemos o fato e nos certificarmos se realmente nenhuma pena cairá sob as empresas (clientes finais). Afinal de contas, particularmente, jamais imaginei que a SCO iria conseguir o copyright sobre o Unix System V!!!


Abraços!


» Reinaldo Carvalho () em 23/07 00:08

Ei. Pensem um pouco.

1. A possibilidade da SCO levar algo nisso, é ZERO.

2. Quem vai ganhar com isso? O Linux!

Quanto mais eles fizerem 'barulho', mais o Linux vair estar na mídia! As pessoas vão querer saber do que se trata, e ele vai crescer.



» Golfe () em 23/07 00:47

Este caso da SCO ta repercutindo demais e o linux so está ganhando mais notoriedade. legal.

A proposito, quando fui ler a noticia fiquei triste com o banner do site.

Linux in Brazil
br-linux.org

O dominio já ta legal mas quando teremos

Linux no Brasil
br-linux.org

?

Temos que parar com essa mania de valorizar mais a lingua inglesa.
LINUX NO BRASIL


» slump () em 23/07 00:52

BSD domina, GPL sux, cheio dessas coisinhas frescurentas... :D


» Jimi () em 23/07 01:47

Afinal, se a SCO esta acusando os usuarios do Linux, estes não poderiam processar a SCO por danos e exisgir a prova ?
Funciona assim se alguém falar mal da fé alheia (religiosa), um fiel que se sinta lesado pode processar o caluniador.
Pelo que entendo, estão acusando os usuários de mater um código sem pagar a licença (pirata) em uso nos seus computadores.
Afinal a SCO "avisou a todos" que ha violação da licença do Unix. Só não mostrou a prova.


» Andre Froes () em 23/07 02:06

A Novell entrou na briga contra a SCO, ficando a favor do Software Livre!

http://www.novell.com/news/press/archive/2003/05/pr03033.html


» TaQ () em 23/07 08:14

Nesse link tem uma declaração da Suse:
http://www.suse.de/us/company/press/press_releases/archive03/sco_statement.html


» reed () em 23/07 09:15

os usuários não tem com o que se preocupar.
em muitos países as legislações protegem os consumidores de problemas como esse.

até pelo fato de muitos terem sido induzidos a adquirir o Linux por ser livre e gratuito, pela redução de custos nas empresas, e como muitos disseram, "evitar de se tornarem piratas de produtos MS"..

cada vez que vejo alguma matéria dessa, me lembro de um caso igual que teve com a Microsoft, quando a própria foi processada por incluir um programa que permitia a compressão do disco rígido chamado Double-Space no MS-DOS 6.0.
a MS perdeu na justiça e teve de pagar, e depois lançou o MS-DOS 6.22 com um novo programa chamado Drive-Space pra não ter de pagar royalities.

nenhum usuário foi processado pela empresa que processou a MS, e ficou só por isso.
no máximo é o que vai ocorrer com o Linux.

Se houver o erro, não é do usuário de Linux e este não pode ser condenado pelo erro(se houver) dos outros.

e enquanto a SCO não provar...


» Jack () em 23/07 09:27

Concordo contigo reed!!

O maior problema neste caso, pelo menos ao meu modo de ver, é dimensionar o quão duro será o golpe para as empresas coorporativas que desenvolvem e distribuem o Linux??? Será que isso não afetará seus planos de expansão de suas distribuições??? talvez inclusive a ponto de inviabilizar o negócio!!!

Não podemos nos esquecer que os usuários mais expressivos, a nível de coorporação, do Linux são empresas que mantém relações comerciais com estas organizações (RED HAT, SUSE, MANDRAKE, etc..). Será que isso NÃO vai influenciar negativamente este tipo de relação???


Eis algumas das perguntas que muitos estão se fazendo agora!!!


Abraços!


» Wconserta () em 23/07 09:48

O que esperar de uma empresa que por tras dela está a microsoft, a maior inimiga da comunidade GNU/Lunix.
Torce para que as ditibuições linux tomem as devidas providencia contra mais este golpe da microsoft


» gbitten () em 23/07 10:12

Apoiado Golfe !


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/07 10:28

Também apóio a idéia do Golfe. Linux no Brasil fica melhor do que Linux in Brazil. =o)


» Augusto Campos () em 23/07 11:12

Já eu acho "Linux in Brazil" muito simpático :)


» Daniel Fonseca Alves () em 23/07 13:30

Muito ruim!
É muito pequena a reação da comunidade Linux e distribuições!
A insinuação da SCO foi muito direta, espanta qualquer um que não está acompanhando o caso corretamente e isto cria um clima de insegurança perigoso. Acredito que uma ação mais rígida com a SCO por parte das instituições é mais que necessário. Aqui no Brasil a Abrasol(acho que este é o nome) deveria agir.
Cadê a Conectiva ?
Fora isto faço minha parte, não comento muito sobre o caso e se me perguntam explico corretamente sem deixar dúvidas.
O bom é que parece que houve uma enquete(não sei se foi na INFO ou no Terra informática) em que a maioria dos usuários acredita que o caso da SCO seria somente chantagem, espero que continue assim.


» Lewis () em 24/07 21:20

Eu acho ridículo os integrantes da United Linux não EXPULSAREM a SCO do conglomerado.

Outra coisa: a Conectiva é muda?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.