Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ITWeb comenta OpenGroupware

Notícia publicada por brain em julho 16, 2003 11:49 AM | TrackBack


antonio carlos (acvsilva_at_terra.com.br) mandou o link para o ITweb que diz: "As iniciativas de fonte aberta continuam sendo a pedra no sapato da Microsoft. E é exatamente esse o papel que o estreiante OpenGroupware.org quer exercer perante os produtos de servidores que fazem parte da linha Microsoft Exchange. A organização é irmã do projeto OpenOffice.org, uma comunidade de desenvolvimento de aplicativos de desktop que pretende fazer frente ao Office, também da Microsoft. Os grupos se compremetem a desenvolver tecnologias que trabalham de modo interoperável. Como explica Gary Frederick, líder do OpenOffice.org, o OpenGroupware.org pretende ser o substituto do Microsoft Exchange. Por enquanto, o OpenGroupware.org está desenvolvendo aplicativos de servidores que rodam no sistema operacional Linux e Sun Solaris."

comentamos o assunto antes, mas achei conveniente também oferecer este contraponto do NewsForge, que considera um erro o produto ter sido anunciado para a comunidade de usuários finais antes de ter um instalador funcional ou ao menos uma documentação completa sobre como instalar.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 16/07 12:11

o OpenGroupware ao meu ver uma iniciativa excelente, aliás, estamos longe de soluções para Linux no mundo da colaboração.Só para lembrar que alguns ótimos produtos (Notes,Groove) só rodam em windows.Na arena P2P seria bom se tivermos soluções de colaboração,file sharing,IM tudo INTEGRADO...torcer pra isso ocorra.

Carlos


» Carlos Araujo () em 16/07 12:12

o OpenGroupware ao meu ver é uma iniciativa excelente, aliás, estamos longe de soluções para Linux no mundo da Colaboração.Só para lembrar que alguns ótimos produtos (Notes,Groove dentre outros) só rodam em windows, no caso do notes só dispomos da versão descontinuada.

Na arena P2P seria bom se tivermos soluções de colaboração,file sharing,IM,email tudo INTEGRADO...torcer pra isso ocorra.

Carlos


» Augusto Campos () em 16/07 12:16

O Notes roda em Linux sim :)


» carlos () em 16/07 13:01

que o Notes roda em Linux sabemos, o problema é que a o desenvolvimento pra Linux ficou pra trás, isto é, a versão última não roda sob linux.De todo modo,apesar do poder do Notes, espero ansioso que o oGo decole...:-)

para mim o cenário ideal seria uma workspace usando a arquitetura P2P, um ambiente onde pudessemos ter IM,email,file sharing e tudo o mais integrado.Hoje o produto mais interessante é o Groove, exclusividade o mundo windows,pena..


» carlos () em 16/07 13:01

que o Notes roda em Linux sabemos, o problema é que a o desenvolvimento pra Linux ficou pra trás, isto é, a versão última não roda sob linux.De todo modo,apesar do poder do Notes, espero ansioso que o oGo decole...:-)

para mim o cenário ideal seria uma workspace usando a arquitetura P2P, um ambiente onde pudessemos ter IM,email,file sharing e tudo o mais integrado.Hoje o produto mais interessante é o Groove, exclusividade do mundo windows,pena..


» Carlos Araujo () em 16/07 13:04

Por meus Post estão duplicados?


» jr () em 16/07 17:02

Porque você aperta duas vezes?


» Marcelo R. Minholi () em 16/07 17:16

Enviei um e-mail no dia em que fiquei sabendo do projeto para seus coordenadores e já me incluiram no projeto para fazer a internacionalização para o Português do Brasil. Ainda não tive oportunidade de ver o código e nem de começar a tradução pois estou no SDSL, mas semana que vem já vou por a mão na massa pra liberar a tradução o quanto antes...


» djalmir () em 17/07 08:16

Desculpe minha ignorância, mas o que vem a ser um groupware? E qual a importância disto numa empresa? Ele é tb importante pra usuários comuns, como o OpenOffice?


» Alexandre Figueiredo () em 17/07 09:34

Se me permite djalmir, vou explicar.
Você já deve ter ouvido falar sobre Gestão do Conhecimento - GC. Se não ouviu, em breve estarei liberando a minha monografia.
As ferramentas de Groupware auxiliam o terceiro pilar de sustentação da GC. Ela se apoia em pessoas, processos e tecnologia.
As ferramentas de groupware podem ser síncronas ou assíncronas. A primeira permite a interação entre duas pessoas ao mesmo tempo, por exemplo: IM, IRC ou videoconferência. A segunda permite a interação, mas cada pessoa no seu tempo, por exemplo: e-mail e ferramentas de workflow.
A diferença entre groupware e workflow é que a primeira permite uma comunicação informal e a segunda utiliza de processos formais.
O Groupware permite que a troca conhecimentos tácitos, na GC chama-se socialização (tácito para tácito), dentro da empresa. Algumas ferramentas permitem guardar esses conversas, criando históricos, tornando o conhecimetno tácito para explícito - externalização. Dessa forma, o conhecimento passa a fazer parte da empresa. O que, na GC chama-se memória organizacional.
Isso foi apenas um resumo. Espero ter sido compreendido.
Abraços.


» djalmir () em 17/07 19:36

hehehe, mais claro que isso só saber calcular o perfil de intensidade do feixe de prova no campo distante a partir da equação de difusão de calor numa amostra dopada com terra rara e bombeada com feixe de excitação gaussiano!!!!!

Brincadeirinha, eu entendi, mais ou menos, o recado. Só não entendi onde o software trabalha aqui, o que ele faz de verdade.


» Caliman () em 18/07 13:08

O groupware eh basicamente um sistema para gerenciar a troca de mensagens e documentos entre seus usuarios, como o Microsoft Exchange Server, por exemplo, que muitos enxergam apenas como um servidor de email, mas tb pode servir e compartilhar news, calendario, agenda, contatos...


» Caliman () em 18/07 13:09

O groupware eh basicamente um sistema para gerenciar a troca de mensagens e documentos entre seus usuarios, como o Microsoft Exchange Server, por exemplo, que muitos enxergam apenas como um servidor de email, mas tb pode servir e compartilhar news, calendario, agenda, contatos...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.