Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Situação dos projetos de localização para o Brasil

Notícia publicada por brain em julho 6, 2003 07:39 PM | TrackBack


O Gustavo Araujo Bittencourt (gustavo.bittencourt@capes.gov.br) mandou um comentário muito interessante sobre os projetos de localização para o Brasil do OpenOffice, do Mozilla e do Mozilla Firebird: "Recorro a você e a comunidade que freqüenta o "Linux in Brazil" em busca de compreensão de como está se organizando a comunidade de Software livre no Brasil. Minhas dúvidas começaram algumas semanas quando decidi participar ativamente de algum projeto de desenvolvimento de software livre. Essa decisão tem dois motivos, o primeiro era retribuir de algum modo os benefícios que o uso do software livre tem me proporcionado e segundo entender o funcionamento e a dinâmica de um projeto deste tipo, que tenho certeza é bem diferente de um projeto de TI convencional. Queria também que o projeto em questão tivesse impacto direto no esforço de popularização o software livre no Brasil. Partindo dessa premissa procurei informações sobre três projetos de localização para português do Brasil que considero da maior importância: as localizações do OpenOffice, do Mozilla e do Mozilla Firebird. Foi então que as minhas dúvidas e inquietações surgiram. Vou separar as questões por projeto:"

O restante do texto do Gustavo está nos DETALHES. As questões dele são interessantes mesmo, e eu também gostaria de vê-las respondidas. Com a palavra as equipes nacionais do OpenOffice, Mozilla e Mozilla Firebird!

Segue o texto do Gustavo:

"
- OpenOffice - Provavelmente o projeto mais importante para a popularização do Linux em desktop. Infelizmente a SUN não deu apoio à localização do OO para o português do Brasil, apesar das promessas de fornecimento do Star Office gratuitamente para escolas públicas. A Conectiva talvez seja a empresa que mais interessaria à localização completa do OO, até que ponto ela contribui para isso? Um grupo não muito grande de colaboradores (http://br-pt.openoffice.org/creditos.html) coordenados por Claudio Ferreira Filho tem feito um belo trabalho de localizar o projeto e lançaram recentemente a versão 1.0.3 beta 4. Porem essa informação não é clara, ex: ao procurar chegar à localização brasileira a partir do sítio oficial do OpenOffice (http://www.openoffice.org/) chegamos a uma página totalmente desatualizada (http://br-pt.openoffice.org/index.html) que menciona uma versão antiga, 1.0.1 beta 3. Contudo existe outra página (http://www.openoffice.org.br/), esta sim atualizada. Quantas pessoas não ficaram sabendo de versão mais nova somente porque não atualizaram aquela página? Quando será que o português do Brasil entrará no "branch" oficial do OpenOffice?

- Mozilla - Algo me espantou ao procurar informações sobre a localização do Mozilla, simplesmente encontrei duas iniciativas. A primeira através do sítio oficial do Mozilla que aponta para uma empresa "COS Informática" (http://www.coslinux.com.br/mozilla.php), a segunda no sítio da "Querência Livre" (http://mozbr.querencialivre.rs.gov.br/). Será que na verdade é a mesma iniciativa porem apenas com duas páginas diferentes? Se forem realmente duas iniciativas independentes, isso não é desperdício de esforço? Como interessado em participar, qual das iniciativas devo aderir?

- Mozilla Firebird - Este último na verdade foi o primeiro que busquei, pois sou um usuário fã deste software. No sítio oficial do software (http://www.mozilla.org/projects/l10n/mlp_otherproj.html#phoenix) aparece como responsável pela localização para o Brasil o senhor Cesar Romero e a página da localização (http://phoenix.liws.com.br/). Nem o senhor Cesar respondeu meu e-mail, nem a página da localização está funcionando. Parece que depois das contas fantasmas, empresas fantasmas, inventamos o projeto de software livre fantasma.

Pensei muito aonde colocar essas questões, a princípio colocaria nos fóruns de discussão dos próprios projetos, por fim achei mais interessante postar ai no "Linux in Brazil" pois tenho certeza que em sua audiência existem colaboradores desses projetos. A essas pessoas, por favor, não me interpretem mal, acredito no grande trabalho que estão realizando apesar da escassez de recursos materiais e humanos.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Job () em 06/07 22:19

Tambem pensei em colaborar, porem achei a organizaçao da localizaçao muito fraca.
Sinceramente, achoq ue so vao colocar no branch oficial, quando estiver completo.


» Caio Begotti () em 07/07 00:05

Sobre o Mozilla:

Eu não tenho cacife pra falar isso mas lá vai. Ah, antes de mais nada, acompanhe a seguinte thread http://lists.querencialivre.rs.gov.br/pipermail/mozbr-dev/2003-March/000024.html ela começa com a mesma pergunta e tem ótimo final. Como complemento, leia essa também http://lists.querencialivre.rs.gov.br/pipermail/mozbr-dev/2003-May/000172.html ela fala sobre o pacote do Mozilla do Debian usar a tradução do Moz/Br e não da CosLinux, com resposta dada pelo mantenedor do pacote e o porquê.

Acho que sobre o Mozilla podemos resumir nisso:

- A CosLinux está listada no site do Mozilla, mas até aí isso não significa muito.
- O Debian usa a tradução do Jefferson que faz parte do Moz/Br.
- O Moz/Br é uma comunidade de desenvolvedores e usuários comuns.
- As traduções do Jeferson são mais completas e saem mais rápido. Qualquer um pode ajudar e é bem-vindo pra isso, de fato.

Quer minha opinião? Fique com o Moz/Br, cujo site é http://www.openoffice.org.br/mozilla/. Lá existem 2 listas de discussão, uma de anúncios, área para fácil colaboração e possui um ótimo respaldo técnico e organizacional. Ah, e está crescendo fácil...

Se precisar postar alguma dúvida nas listas, não fiquem sem graça, lá todo mundo é gente fina :)

Abraço,


» Claudio Ferreira () em 07/07 13:19

Sobre o Mozilla/Firebird
Qto ao Moz/BR, o Caio deu uma explanação excelente, e só comeplementaria dizendo que o Firebird, q é uma derivação do Mozilla, entrará naturalmente na nossa comunidade, apesar de ter visto q já existe um trabalho iniciado.

Sobre o OpenOffice.org.br
Passamos por *diversas* dificuldades técnicas que, aos poucos, estamos superando, no entanto, qto ao teu comentário da desatualização do br-pt é mais do que plausível, e já está corrigida.
Comentando, o sítio do br-pt é muito limitado e o openoffice.org.br é um servidor com mais recursos. Conseguimos achar uma alternativa a poucos tempo atrás, que facilitará a nossa vida.
Qto ao branch, já está incorporado no 1.1b2. Se baixar este fonte, já terá o equivalente à versão beta 0.4 do OOo em pt-BR. Para o 1.1rc1, está previsto a incorporação total da tradução. Na pior das hipóteses(lembrando de Murphy), na 1.1rc2 .
Atenciosamente

Claudio Ferreira


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.