Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novidades sobre as funções ZZ

Notícia publicada por brain em julho 3, 2003 10:39 AM | TrackBack


Caio Begotti (caio1982@gmx.net) disse: " Não bastando ter nova versão lançada (3.0612, download aqui), agora as Funções ZZ (mais de 50 funções em shell, bastante úteis no dia-dia junto a um terminal) contam com livro de endereços para você deixar seu recado e também com a área 'Quero Ajudar Vocês, Como Faço?', onde os usuários e interessados podem descobrir uma forma de ajudar no
desenvolvimento e popularização das funções. As funções contam ainda com uma lista de discussão por e-mail, em http://br.groups.yahoo.com/group/zztabtab. Dêem uma passa no site oficial e vejam com seus olhos: http://aurelio.net/zz"

E aproveitem para visitar o site do autor das funções ZZ!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 03/07 10:47

Boa! Não conhecia e aprovei.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/07 11:09

Bem que elas podiam ser compatíveis com zsh... Lembro que uma vez peguei uma versão delas e adaptei pra esse shell, que é infinitamente superior ao bash.


» Eri Ramos Bastos () em 03/07 13:26

Patola,
Ou você não conhece o bash ou eu não conheco o zsh. Você pode dar exemplos concretos que sirvam de base para sua afirmacao?

[]'s


» porkaria () em 03/07 13:27

lá vai esse imbecil começar outro flame

"X é muito melhor que Y porque eu sou o pato e eu to falando que é"

vá procurar tua turma seu inconveniente


» Alexandro () em 03/07 13:37

Hahahahaha

Patola, vc como comediante é o máximo!


» Bob () em 03/07 13:53

Patola, não é melhor dizer NA MINHA OPINIÃO ... ?
Ou entao coloque argumentos concretos que provem que você está certo ou entao pare de falar simplesmente as coisas.
Quando disser que algo é melhor do que outro você tem que provar o que está dizendo... ou então pare de se basear nos que outros dizem e tenha personalidade propria.
Dizer por dizer não vale.

Viva o Aurelio e as ZZ*.


» Fabiano () em 03/07 14:24

Pô, Patola, geralmente eu te defendo (a turma pega um pouco no seu pé, as vezes...) mas vc parece que gosta. Dquia a pouco a gif do rodapé vai ser "Linux Area: No Patola" com uma imagem de um pato (ou de uma caixa patola ;-) ?).
Abraços
Fabiano


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/07 14:28

Agora até mencionar minha opinião sobre zsh e bash num comentário em que o ponto seria dar compatibilidade aos scripts zz vira flame? Pois não vou pedir desculpas, a susceptibilidade de quem reclamou está exacerbada demais. 'Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc."'.

Quanto a quem quiser discutir seriamente sobre comparações bash x zsh, coisa sobre a qual, garanto, tenho bastante conhecimento e experiência, mande email para mim: meu endereço está no link do meu nome. Talvez uma discussão séria resulte em um artigo aqui no Linux in Brazil, mas xingar minha mãe ou dizer que 'eu tenho que provar' algo que comentei marginalmente não terá este mesmo efeito.

Bob, meu caro, seu email é inválido. Mande um email válido para mim que se necessário eu te dou uma introdução às diferenças (e vantagens) do zsh.


» Augusto Campos () em 03/07 14:55

Aos demais leitores:

Por favor não mordam a isca. Se o cara prefere o zsh e acha que isso o qualifica para afirmar em um fórum público que o zsh é infinitamente superior ao bash, deixem ele :-) Começar uma flamewar por isso é a pior reação possível, ainda mais quando se trata de uma pessoa notória justamente por ter o talento de começar flamewars a partir de suas opiniões expressas bem assim como acabamos de ver:

Ao Patola:

Como eu já disse várias vezes, eu acharia muito legal se você escrevesse um artigo explicando por que acha uma alternativa superior às outras (não importa se estiver falando de distribuição, de ferramenta de desenvolvimento, de shell ou do que for). Eu prometo que publico. Mas eu também acho chato quando tu vem aqui no fórum de discussão e diz uma coisa dessas, e depois ainda se espanta quando os demais respondem acidamente, e uma flamewar começa. Ia ficar tudo bem mais tranquilo se você dissesse algo como "eu prefiro zsh", ou "se as funções ZZ fossem em zsh, poderiam aproveitar tal e tal recurso adicional". Não estou negando que a zsh seja mesmo ótima, mas afirmar isso assim, do nada e em termos absolutos, em uma matéria em que há muito espaço para opiniões e preferências pessoais, é como fazer uma afirmação do mesmo estilo mas comparando times de futebol, religiões.... Pode até haver uma melhor, você pode até estar certo, mas sempre vai gerar discussão ácida e sem levar a mudanças de opinião.

Peço assim, mais uma vez, que você se abstenha de fazer esse tipo de comentário aqui.

Complementando, o desenvolvedor das funções ZZ certamente ficaria feliz em receber um port delas para o zsh. Mas eu não acredito que ele tenha grande interesse em portar pessoalmente para todas as shells possíveis e imagináveis, só porque algumas pessoas acham elas infinitamente superiores às outras


» Mandark () em 03/07 16:43

Esse Aurelio é muito fera. Inclusive ele é mencionado no livro sobre Shell/Expressoes regulares do Julio Cesar (outro papa de shell).

Ps.: O livro é muito bom, divertido e didático.


» Rafael-Santos () em 03/07 20:57

Pô Patola!! Primeiro vc diz que o zsh é infinitamente menhor que o bash e depois diz que não vai dizer o porquê???
Eu sou um novo usuário e nem nunca usei o zsh, não estou duvidando da sua opinião mas agora, queria saber o motivo dela.
Pode responder isso? Porque o zsh é melhor que o bash e sendo assim porque a maioria usa o bash???

Abraço!
Rafael-Santos


» guara () em 04/07 01:19

Ele ser mencionado no livro sobre Shell/Expressoes regulares do Julio Cesar e as funçõesZZ, existem outros trabalhos ótimos do Aurélio.

- http://guia-er.sf.net/ : aquele monte de caracteres estranhos tratados de forma que até eu consegui entender.
- http://txt2tags.sourceforge.net : gera páginas html, xhtml, sgml, man, etc utilizando um texto com algumas marcações que pode ser editado com qualquer editor simples.


» djalmir () em 04/07 13:55

cês perdem mais tempo brigando com o patola que falando da notícia, eu hein!

Eu uso funcoeszz a algum tempo no linux, mas não consegui por pra funcionar no windows. Nem usando o cygwin. Será que alguém pode dar uma dica ou indicar um tutorialzinho pra esse caso específico?
blz!


» /home/josceley () em 04/07 15:13

Essas funções ZZ são um barato.
Iniciativas assim tem que ser sempre divulgadas, para mais pessoas usufruirem delas. Eu as conheci hoje, e tenho certeza de que muitas pessoas gostariam de ter uma ferramenta assim.
Temos que divulgar!


» Documento () em 04/07 20:27

Haha, é muito hilário ler estas mensagens do Patola.

O jornalista Simão escreve sempre um artigo para o jornal Estado de Minas e lá ele comenta sobre termos que sao empregados de forma nada habitual... (PSDB e tal, quem ja leu sabe do q to falando)... acho que esta parte da msg do Patola pode ir para lá.
"...a susceptibilidade de quem reclamou está exacerbada demais..."

Tucanaram o Patola! RaRaRA.... ele fica querendo escrever bonito mas é cheio de erro de pontuaçao nas msgs dele!

Viva o nosso idolo Patolo!

Ae Patola!, vou cadastrar vc em alguns sites pornos em!. hahaha.


» Caio Begotti () em 04/07 23:06

Djalmir,

Já tentou perguntar na lista zztabtab do Yahoo? O link está na notícia, e lá o pessoal que usa Cygwin poderá te ajudar :)


» Ruia () em 05/07 23:06

Pessoal nao se esqueçam que o Patola é o rei dos reis e ele sabe mais que todos nos juntos, entao deixa o cara dizer...

Agora so me pergunto o porque dele nao dizer esses tipos de coisas nas maillists apropriadas, tipo... falou q zsh é melhor q bash... fala entao na maillist do bash... fala que slack* é uma merda... fala na lista do slack....

Aí vc vai ter argumentos firmes e quero ver vc se virar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.