Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dicas para administração de projetos livres

Notícia publicada por brain em julho 2, 2003 10:16 PM | TrackBack


O mantenedor do projeto peek-a-booty publicou uma lista de lições que ele aprendeu mantendo um projeto de software livre. Algumas são polêmicas e abertas a discussão (como a escolha da linguagem de programação), e outras são certamente interessantes para quem deseja liderar o desenvolvimento de um software livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/07 11:40

Muito interessantes os comentários dele, mas acredito que reflitam mais uma visão pessoal do que uma visão geral sobre projetos livres -- apesar de eu não ter esta experiência liderando um projeto do tipo.

Em especial sobre as linguagens, acredito que C e C++ ainda apresentam muitas vantagens, e acredito também na viabilidade do Java mesmo sem a pessoa ter a JVM instalada. Ferramentas como o gcj (http://gcc.gnu.org/java/) acopladas com o java-gnome (http://java-gnome.sourceforge.net/) ou ainda o gnome-gcj (http://gnome-gcj.sourceforge.net/) podem tornar uma aplicação java compilada absolutamente indistingüível de uma aplicação C/C++ compilada.


» s () em 05/07 22:52

Pode sim, porém bem mais lenta do que se implementada com C.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.