Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nature confirma o que já sabíamos ;-)

Notícia publicada por brain em junho 30, 2003 10:12 PM | TrackBack


Érico A. Henrique (ericohenrique@bol.com.br) disse: "Saiu no site da Nature pesquisa comprovando o que os adeptos do software livre já acreditavam mas agora têm argumentos científicos para apresentar: 'Programas de computador são desenvolvidos mais efetivamente quando seu código é livremente acessível para todos', diz a reportagem do site da Nature. Além disso a mesma artigo mostra que ë preciso um conjunto mais capacitado de programadores e um maior número de usuários para manter um software dentro do modelo proprietário no mesmo nível de um software livre.Ou seja, tão logo o número de usuários de software livre cresça a tendência é destes ganharem a luta contra os softwares proprietários.A reportagem numa das mais conceituadas revistas científicas do planeta ainda traz uma pequena intervenção do Eric Raymond."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 01/07 08:18

A Nature é uma revista referência no mundo científico(muito cética e exigente ao apresentar os seus artigos).
Esta notícia é ótima !
A M$ pode enganar muitos mas não pode contradizer as leis naturais.
Bom saber que existe a verdadeira ciência, praticada de maneira idônea e racional, sem o uso de falsas pesquisas e experiências que somente usam de falácia para apresentar seus resultados.


» Peter Parker () em 01/07 08:58

Sou muito a favor do software livre, mas não vejo pq não pode co-existirem softwares proprietários. Não acho que tudo no mundo deva ser GPL, como jogos e softs para nichos bem específicos.


» Adailton () em 01/07 09:10

Também acho que podem co-existir.

Porém, se os dinossuros foram extintos (menos o mozilla), isso também pode ocorrer com os software (e suas politicas) que não evoluirem. Evoluir, as vezes, é andar para tráz, no tempo, também!

Só não que ser escravo, principalmente da M$ !


» Daniel Fonseca Alves () em 01/07 09:35

Voltando ao assunto de segurança que foi muito discutido em outra matéria, pois esta metéria també fala disto.
Segurança para mim é você se sentir seguro, seja numa casa, carro ou bairro.
Você se sentiria seguro numa casa aonde as plantas e fundações estão guardadas a sete chaves ? Num Bairro aonde você desconhece os vizinhos ? Num carro que é revisado somente por uma mecânica autorizada ?
Esconder o fonte realmente faz desaparecer os bugs de segurança mas por que eles não foram encontrados(ainda).
Softwares Livres têm mais exploits publicados, é normal pois se as plantas de uma casa são conhecidas se pode fazer uma revisão de projeto e aprecerão problemas.
Se conhecece os vizinhos saberá de estrupadores ou doidos de plantão.
Se pode fazer uma revisão em diversas mecânicas descobre-se problemas que o outro mecânico nào viu.
Se uma engenheiro publica 50 problemas de segurança e corrige em uma casa com plantas conhecidas, publica 5 problemas que encontrou numa casa e corrige em que a planta é desconhecida. Qual é a mais segura ?
Você decide.


» João Melo () em 01/07 15:16

Piter Parker, o que a "Nature" enfoca é justamente a evolução. Em ciência não se discute progresso, mas evolução, que necessita do conhecimento acumulado a disposição e domínio de todos. A Teoria da Relatividade está disponível para consulta. Quem se habilita? :^) )
- http://www.geocities.com/pinetjax/ -

[ ]s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.