Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

As últimas da SCO

Notícia publicada por brain em junho 18, 2003 09:51 AM | TrackBack


Até o momento não houve nenhum novo lance emocionante da briga SCO x IBM, mas o CEO da SCO andou fazendo algumas declarações contra o Linux, os BSDs e até insinuando que os sistemas operacionais da MS podem estar violando propriedade intelectual de sua empresa. É natural que eles queiram fazer bastante barulho, atenção é praticamente a única coisa que eles têm a ganhar. Mas aparentemente o coeficiente de desespero está cada vez maior ;-)

A primeira novidade é esta análise do MozillaQuest do código mostrado pela SCO até agora para 2 analistas independentes que toparam assinar o seu acordo de não divulgação. Um deles, o ex-programador do kernel do Unix Bill Claybrook (hoje diretor de pesquisa para Linux e Open Source do Aberdeen Group), compartilhou com a comunidade suas opiniões sobre as evidências apresentadas pela SCO. Veja a matéria original para os detalhes, mas o resumo é o seguinte: ele não viu nada que indique que o Linux é derivado do Unix, ou que exista propriedade intelectual da SCO no Linux.

Segundo o New York Times, a SCO questionou as práticas de Linus Torvalds com relação ao respeito a patentes.

Olivier Hallot (olivier@ig.com.br) disse: "Muito boa entrevista com o presidente da SCO. Apresenta claramente o caso da SCO VS IBM e seu impacto no Linux. Linuxistas, preocupai-vos. Leitura obrigatória para se enteder o caso do ponto de vista da SCO."

Cesar Cardoso (cesar@zyakannazio.eti.br) disse: " Esta matéria da Byte quebra todos os recordes em termos de inacreditabilidade da SCO. Eles deixam no ar ameaças contra o FreeBSD, colocam a Apple em suspenso, falam que a Microsoft licenciou pouca coisa e diz que a IBM colaborou com o 'eixo do Mal' ao 'disponibilizar' tecnologias como a SMP no Linux! Fala sério..."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» sergio () em 18/06 10:33

É impressão minha ou estão se utilizando de todos os recursos para prejudicar o Linux? Parece que tem o dedinho da ms nessa historia! Será que eles não são os verdadeiros donos da SCO? Eles até compraram a empresa que fazia o Rav, anti-virus pra servidores linux. Já que não tem competencia pra fazer algo que presta, vão começar a jogar sujo? Que é isso, Bill? Estão se metendo até nas decisões políticas do nosso país, como se estivessem preocupados com o latinos. E ainda ficaram espantados com aquela pesquisa mundial onde ¨descobriram¨ que os brasileiros acham o Sr. Bush mais perigoso para o mundo que os terroristas. Se liga...


» Nithael du Lac () em 18/06 10:39

Nao eh possivel que todos realmente acreditem que isso envolve apenas uma briga por dinheiro e copyrigths entre duas empresas de grande porte... ... - -'
Na minha concepcao existe mesmo eh uma grande SABOTAGEM DE BAIXO NIVEL surgindo, demasiadamente ATRASADA, em cima de nossa comunidade.
Empresa (ateh entaum respeitavel pela minha pessoa) vendo que perdeu uma enorme oportunidade simplesmente dando de costas ao desenvolvimento do gnu-linux, agora fica chorando uma miseria de 3 bilhoes que nao chega a pagar TODOS os desenvolvedores que se viciaram em cafe contribuindo ao sistema.
Ja que eles tomaram esse rumo, pq nao acabar com a licenca GPL e TODOS exigirem seus respectivos 3 bilhoes + apoio financeiro do governo americano? E aproveitando o BARCO, processa-la por tentativa de privar todo um desenvolvimento/conhecimento de um sistema que envolveu o intelecto e a boa vontade de muitos espalhados pelo mundo.

Chegar ao ponto de: - Aumentar a indenizacao pq Gnu-LInux foi passado com suporte a SMP a "CUBA";
- Aproveitar-se de leis-falhas Norte-Americanas que NAO TEM COMO serem aplicadas a questoes IDEOLIGICAS

.. eh falta de respeito demais. ... ...Alias! Eh falta de senso de ridiculo!

Absurdo dos Absurdos.. "viagens das viagens"... que todos queimem no inferno do capitalismo e sucumbam a licensa GPL

_|oo|


Daniel Carneiro do Nascimento


» sergio () em 18/06 10:47

Como se fosse só os americanos quem desenvolve software pra Linux!! O Linux é 'Patrimônio da Humanidade'!! Pertence a todos, e a ninguém!! Está acima de qualquer ideologia política ou financeira, e ninguém pode dizer que pode ou não pode ser usado aqui ou ali. As leis de um país se aplicam apenas a esse país, e não ao mundo todo. Ô turminha que se acha, esses gringos...


» Nithael du Lac () em 18/06 10:52

A SCO parece akela EX NAMORADA.. que vacila feio.. e agora.. merece " UM GELO" da galera...
ahhahahahahah


» Nithael du Lac () em 18/06 10:54

MEU DEUS!
Sera que BUSH vai atacar a Siria e CUBA por terem LINUX!?!?!?!?!??!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!??!?


» Cadu () em 18/06 13:04

Muito boa a entrevista com o presidente da SCO? :)) Hahaha! Essa é a maior piada que já li aqui no Linux in Brazil . . .

Até parece que é verdade . . . não passa de farsa, besteira, jogo de marketing . . . a SCO nã vê a hora de ser comprada! Eles não querem mais nada . . . depois de tudo isso que já fizeram. Acusar a MS? Não sei o que é pior: acusar o Linus, a MS ou a Apple . . .

Imagine se eu vou me preocupar com uma empresa 'morta-viva' ( ou seja: falida. )! Tenho mais o que fazer.


» Antonio Cesar () em 18/06 13:09

Eu acho que este assunto já deu o que tinha que dar, já está chato........


» MediaSonic () em 18/06 13:17

Bem, com certeza não deve ter dedo da MS nisso, pois estariam se auto prejudicando, além do mais, existem ferramentas mais fáceis. O que está ocorrendo é que como disse o Cadu, a SCO quer se adquirida por alguma gigante e para isso faz tanto barulho...


» Avelino de Almeia Bego () em 18/06 13:39

E se a SCO tiver acesso ao GENOMA, e querer processar cada habitanta do planeta, por conter código genético de propriedade dela??? :-D
Tudo isso pode-se traduzir em:
"Por favor, alguém me compre!!!!"

Abraços.


» @lex () em 18/06 15:00

Ao meu ver isso só fortalece a comunidade linux !
Cada vez mais utilizaremos Linux dentro de nossas organizações e menos ms !
Quero ver eles (SCO, MS, entre outras) deterem a comunidade com uma simples copyright !!!
Usaremos GPL para combatê-los !
Força galera !!!


» cszf () em 18/06 18:13

Embora a SCO esteja agindo tresloucadamente, eu continuo a usar o Caldera OpenLinux 2.4 e o 3.1.1 nos meus notebooks. Sao excelentes. Nao confundo as posicoes atuais da empresa com a qualidade dos produtos que fabricaram.
Outra coisa : Aqui, volta e meia, fala-se mal` dos programadores da Microsoft. Estes sao os melhores que o dinheiro pode comprar. Sao da elite. Por que razao, entao, o windows tem tantos problemas? Ora, bolas! Porque as equipes de programadores nao sabem como a parte A do codigo casa com a parte B, ou com a C, etc... O codigo do sistema operacional inteiro nao eh conhecido pelos programadores. A eles so eh dado conhecer parte do todo, de modo que seja mantido segredo do sistema operacional. Isto parece nao ser do conhecimento da maior parte do pessoal que comenta aqui. Que os programas sao pesados, falhos e fazem os computadores parecerem lentos e obrigam o usuario a sempre renovar seus equipamentos com frequencia cada vez maior pode ser, provavelmente,tambem, estrategia de vendas que sustenta o grande mercado de computadores.
Antes de falarem mal dos programadores da Microsoft, pensem nisso, ok?


» Evandro Guglielmeli () em 18/06 20:42

Caro cszf, perdoe-me a discordância, mas os programadores da MS podem ser técnicamente competentes, apenas isso, porém eles não são absolutamente "os melhores que o dinheiro pode comprar".
O que é realmente bom não se vende, nem se submete a ter seu nome depreciado por causa de uma política administrativa equivocada.
Quanto ao resto, concordo contigo. Uma das mais inteligentes políticas comerciais da MS é mesmo a de forçar a constante atualização dos equipamentos (com o consequente faturamento dos fabricantes de hardware), é por isso que todos os "fabricantes" nacionais adoram vender micro com Windows - é garantia de uma nova venda em 12 ou 24 meses.
Não é preciso ser nenhum gênio para deduzir que todos estes "fabricantes" irão sempre apoiar a MS.


» Cadu () em 18/06 21:28

Windows: escrito pelos melhores programadores que o dinheiro pode comprar.
Linux: escrito por programadores que dinheiro nenhum no mundo compra.


» Norman () em 19/06 01:20

Infelizmente o estrago está feito. Os efeitos da tática usada pela SCO para tentar valorizar a si mesma numa possível fusão ou incorporação projetaram-se além da mídia técnica, e estão agora rolando de boca em boca no meio empresarial brasileiro. Nesse boca a boca ocorre uma distorção pior do que naquela brincadeira de "telefone sem fio". Hoje mesmo descobri que um cliente potencial (uma grande associação de classe) preteriu minha empresa e meu projeto por uma empresa com projeto baseado em plataforma Microsoft porque um diretor "ficou sabendo que a IBM roubou o Linux de não-sei-quem e agora todo Linux é considerado pirata" e outros delírios semelhantes...

Pelo menos há o consolo do tiro da SCO ter saído pela culatra na cara da própria, pois essa posição está liquidando com a credibilidade da empresa - além do que a SCO não lembrou que com a IBM não se briga, pois a azulona tem tantas patentes que acaba sempre achando um jeito de forçar a outra parte a um acordo ou desistência.

Mas só quando a poeira baixar é que poderemos ter uma idéia exata de quanta credibilidade o Linux perdeu fora do meio técnico-aficcionado. E confesso que eu fiquei meio assustado quando li este artigo da InformationWeek:
http://www.informationweek.com/story/showArticle.jhtml?articleID=10300314


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.