Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Aplicativos do GNOME 2.4

Notícia publicada por brain em maio 30, 2003 10:08 AM | TrackBack


under (nascimento2103@yahoo.com.br - ex-0x005f) disse: "O Galeon deixa de ser o browser oficial do Gnome. O pessoal do Gnome publicou a lista dos aplicativos que entram e saem do Gnome 2.4, veja aqui."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tiago Cruz () em 30/05 11:18

Alguém já usou esse Epiphany?
Estou usando o FireBird e gostei muito dele, olha que eu ira fanático pelo Galeon ;-)


» Alfa () em 30/05 14:29

Curiosidade!
Por acaso o Epiphany/Firebird/Galeon não usam o Mozilla como engine?
O Plug-ins (Java, Flash, etc.) são os mesmos?
Qual a diferença básica e prática entre eles?
Sem flames, por favor!


» joselito () em 30/05 14:32

pq o mozilla ou o firebird nao sou os browsers oficiais do Gnome ?
alguem sabe ?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/05 14:44

joselito, estou meio que chutando, mas suponho que é porque o mozilla usa apenas GTK+, não bindings gnome totais. O Epiphany, ao contrário, não somente segue todas as diretivas do gnome 2.0 como promove integração muito boa ocm o ambiente.

Aliás, é por esse mesmo motivo que o Galeon não foi adotado. Porqeu desviava em muito das diretivas do gnome.


» f2r () em 30/05 18:17

patola, é exatamente isso.
O mozilla e o firebird não podem fazer parte do gnome oficial, simplesmente por _não_ serem aplicações gnome. Não lidam com componentes gnome (somente agora algo desse tipo esta sendo escrito), sequer usam gtk2 (usam XUL, que é um toolkit do proprio mozilla para desenvolvimente multi plataforma baseado em xml), nem mesmo funcionam 100% com a clipboard do gnome.
O que eles estão decidindo é "o que vai ser considerado como desktop gnome oficial"... quer dizer, qual é o conjunto de programas que é considerado o Desktop (que é a versão principal do gnome). A outras classificações, como extras, fifth-toe e mais umas maluquices :) .
O epiphany é um fork de antigos desenvolvedores do Galeon, que não concordavam com alguns rumos do galeon. O gnome escolheu o por ter metas semelhantes à do gnome, obederem bem aos conceitos de interface com o usuario , e por seus desenvolvedores serem mais abertos a sugestoes dos gnome-hackers.
Porem, nao eh por isso que o galeon vai deixar de existir, mto menos que as distribuicoes não irão mais distribui-lo.. Ele ainda é o mais usado :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.