Notícia publicada por brain em maio 30, 2003 10:01 AM
| TrackBack
O José Alexandre Ferreira (jaf@fundepes.br) mandou o recado: "Eu acabei de ver a notícia em seu site sobre o Cluster de Knoppix. Eu estou terminando meu trabalho de conclusão de curso (TCC) pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas - EXATAMENTE sobre esse assunto. Tema: Criando modelos de agrupamento de computadores para computação de alta performance utilizando clientes leves. Eu descrevo dois modelos para portabilizar (no sentido - fácil transporte) um aglomerado de computadores para computação de alta performance. É discutido o uso do knoppix, assim com o boot remoto no nós escravos. Ele está quase pronto (95% feito) e eu gostariz que vc fizesse um adendo na sua notícia. Ele pode ser recuperado (formato zip) aqui."
Melhor que fazer um adendo é publicar uma nova notícia né? É legal quando a pesquisa acadêmica nacional se aproxima da comunidade Linux.
Eu mostro nesse trabalho os passos necessários para se ter um cluster em minutos. Inclusive abordando o uso de clientes através do boot remoto (utilizando disquete), além do mesmo com o knoppix (boot pelo cdrom).
Eu devo está montando uma hpage com todos os detalhes da implementação e o .iso dos clientes em meu site em breve.
Achei interessante o material porque estou "tentando" usar o Kurumin como servidor de boot remoto - já funciona precariamente :
http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?t=674
Mas o caso é que tomei a liberdade de passar os arquivos da noticia CLUSTER para html, pois no arquivo compactado estão em formato proprietário Word (além de ser necessário baixar e descompactar o zip ).
Link : http://www.flaviao.brturbo.com/cluster
O conteudo é o original - não foi alterado nada dentro dos arquivos.
Vivaaa!!! Já faz tempo que eu estou longe da Ufal e como a minha área é física e não computação eu não fazia idéia de como estava se desenvolvendo um estudo na área de Linux em Alagoas. Na verdade nunca ouvi falar em nenhuma atividade neste sentido! Parabéns ao Alexandre Ferreira pela iniciativa. Sucesso pra vc! E se vc conhecer outros projetos ligados ao Linux em Maceió, vc deveria tentar postar aqui no site. É sempre bom ver este tipo de iniciativa crescer.
[]'s Djalmir.
Eu tenho esses arquivos em formato .sxw também. Escolhi o .doc por ser, sem sombra de dúvida, o que a galera leiga em Linux utiliza.
Eu disponibilizei o .iso no http://www.fundepes.br/alexandre/knoppix.iso
Inclusive esse .iso possui a biblioteca ray-tracer para rederização de imagens (a mesma utilizado no filme Titanic) e está funcionando sem nenhum problema.
Existe um grupo de Usuário Linux tb em Alagoas. É o lug-al e pode ser acessado através da url: http://br.groups.yahoo.com/group/lug-al/
Inclusive já existem projetos ligados a área social que o pessoal está encampando utilizando GNU/Linux.
Também desenvolvi meu projeto final de curso sobre um cluster Beowulf, gostaria de entrar em contato para uma possível troca de conhecimento e material pois ainda pretendo estender esse assunto para um futuro Mestrado. Valeu!
Eu devo está colocando a disposição uma nova versão do TCC ainda hj. Assim que eu defender, estarei publicando uma página para extender esse trabalho ainda mais.
eu gostaria de saber mais sobre o Cluster.....
gostaria de saber mais sobre este cluster para aparesentação de um trabalho na faculdade por favor me responda breve
Ira acontecer aqui em maceio um curso de linux com um consutor especializado em debian e ltsp (boot remoto). O curso terá duração
total de 32horas e será realizado no bairro do Feitosa na Acesso.net.
O Consultor do projeto, Aderbal Botelho, informou que as vagas são limitadas. Os interesados, precisaram passar por uma avalização antes
do inicio do curso.
Este curso é voltado a administradores de rede e sistemas Unix, Linux
ou Solaris ou para quem tiver curiosidade sobre o sistema linux e o ltsp.
Para informações adcionais
Acesso.net
320-3309
GOSTARIA DE SABER SE VCS DAO CURSO SOBRE LINUX OU INDICAM ALGUMA IMPRESA?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.