Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

E agora, SCO? A Novell diz que você está blefando com as cartas dela...

Notícia publicada por brain em maio 28, 2003 01:06 PM | TrackBack


Nossa dose diária de notícias sobre a ação legal da SCO cobrando US$ 1 bilhão da IBM por ter inserido propriedade intelectual dela (retirada dos fontes do Unix) no Linux (seguida por declarações da mesma SCO afirmando que todos os distribuidores e usuários de Linux estão cometendo infrações e podem ser penalizados por isso) hoje vai ser um pouco mais divertida - pois o assunto já está virando uma novela, e a cada dia entram novos personagens.

Recapitulando, ontem vimos a primeira iniciativa de contra-ataque no campo legal, quando uma empresa alemã processou a SCO em tribunais europeus, exigindo que ela esclareça seus ataques (até o momento infundados) até sexta-feira, ou os retire. Este tipo de ação não é possível nos EUA, na situação específica corrente entre a SCO e a IBM.

No capítulo de hoje, a Novell emitiu um press release detalhando a sua recente comunicação feita à SCO informando que o copyright do Unix nunca pertenceu à SCO, mas sim à Novell. O documento informa ainda que a SCO sabe disso muito bem, pois vem repetidamente pedindo à Novell que transfira o citado copyright.

A Novell aproveita para reiterar seu apoio ao Linux e repreender publicamente a SCO por sua aparente tentativa de extorquir dinheiro dos distribuidores e usuários de Linux através de acusações que não são divulgadas justamente por serem baseadas em falsidade - segundo a Novell, a SCO está se expondo inclusive na esfera judicial, pelo dano que pode causar à comunidade Linux.

Agora ficou difícil para a SCO continuar na mesma rota, embora ela já tenha expedido a sua resposta tentando negar que a ausência de propriedade sobre o copyright mude alguma coisa. Podemos esperar grandes reviravoltas para o futuro próximo...

Leia também o texto de Bruce Perens.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 28/05 14:13

De quem a MS agora vai comprar o direito de usar os códigos em?


» Jair () em 28/05 14:16

É bom ver os grandes se pegando na arena :)


Jair,


» Knuckles () em 28/05 14:58

Alguém me responda essa pergunta: a MS num vai pode comprar o direito de usar o código UNIX agora, vai?

Bom, a SCO foi humilhada publicamente por um cachorro muito maior que ela. É... o fim da SCO está próximo... Porque depois a IBM poderia processa-la por calúnia e difamação.


» Alexandre Figueiredo () em 28/05 15:12

Como diria um amigo meu: "Mais hein!" Ou seja, sem comentários.
Depois dessa, eu ficaria calado. Parabéns a Novell.
Mentira tem perna curta... E tem gente que duvida!
:o)


» SdnNv () em 28/05 18:34

Mas a Novell tb não é santa. Vai querer tirar proveito de alguma forma. Ela não está negando que não existe código proprietário no Linux, mas que o eventual código fechado pertence a ela, e não à SCO. Então só mudam as moscas. Esse povo faz acordo entre eles, e o povão fica boiando. Não duvido se as empresas opostas se derem os braços e ainda saírem dando risada de todo mundo. O mundo dos negócios, ainda mais milionários, é podre e sem ética.


» Marcos de Souza (mds) () em 28/05 19:10

hahahaha !!!! no comments :P


» Flavio Machado () em 28/05 19:11

Pouco provável que a Novell vá fazer alguma coisa contra o Linux: numa pesquisa recente seus usuários aprovaram a orientação da Novell em direção ao Linux e que a Novell deveria interagir mais com o mundo OpenSource/Software Livre. Não foram poucos os clientes que disseram isso, na verdade foi algo com 75% dos usuários. Imaginem como ficariam "felizes" esses 75% de usuários que já deveriam estar pensando em Linux antes da Novell se mexer? Não que a Novell não pudesse fazer algo ainda assim, mas ela provavelmente seguiria o mesmo caminho da SCO, ou seja, booommmm


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 28/05 19:27

Acho interessante pôr o link da discussão na slashdot sobre isso aqui para referência: http://slashdot.org/comments.pl?sid=65718&threshold=1&commentsort=0&tid=123&tid=130&tid=185&tid=190&tid=99&mode=thread&pid=0 - há muitos comentários interessantes nela.

Sobre a Novell, SdnNv, eu também tenho bastante desconfiança do mundo corporativo, mas a situação que você disse parece improvável: além dos motivos alegados pelo Flávio Machado, a carta deles é bem clara quando diz a posição e planejamento deles para isso. Por exemplo: "Put simply, Novell is an ardent supporter of Linux and the open source development community. This support will increase over time." ou "Resumindo, Novell apóia ardentemente o Linux e a comunidade de desenvolvimento de código aberto. Este apoio aumentará com o tempo.". Em particular, se vocês lerem a carta de http://www.novell.com/news/press/archive/2003/05/pr03033.html a Novell ainda levanta a questão de ter tentado saber qual era esse código do Unix que estava no Linux, e de a SCO ter proposto um contrato de confidencialidade para revelar. Um contrato de confidencialidade, dependendo dos termos, seria simplesmente inútil nesse caso.


» Alex () em 29/05 08:34

Bem, como a discussão diz respeito a 2 sistemas que utilizo e considero futuros grandes parceiros para infernizar o maldito reinado da M$ ou para quem ainda não aprendeu a gerenciar redes utilizando ferramentas baseadas em LDAP, NDS ferramentas do genero !
Achei a atitude da Novell integra !
Viva Novell & GNU/Linux !!!
F...-se M$ Ruindows !!!!


» chuck () em 29/05 09:18

Concordo com o SdnNv,afinal a SCO não só ja apoiou o linux, como ja teve sua propria distro,por isso acho que o amor da novell pelo linux jai ser eterno enquanto dutar


» Knuckles () em 29/05 12:05

Bom, niguém respondeu a minha pergunta: a MS não poderá usar o código UNix então né??

Uma boa tacada da novell seria colocar o Unix num lincensa GNU... não seria d+? :o)


» Augusto Campos () em 29/05 13:16

Knuckles, a MS pode usar o código do Unix sim. A SCO tem o direito de licenciar este código a quem bem entender. O que a Novell afirma é que a SCO não é dona do copyright sobre o Unix, mas isto é uma coisa completamente diferente.

E mesmo que não pudesse, a MS poderia também usar o código dos *BSD e do Linux, se quisesse - mas aí ela teria que mudar sua política de licenciamento dos produtos envolvidos neste uso.


» Knuckles () em 29/05 13:58

Valeu Augusto... Agora eu entendi :)


» Nobody () em 29/05 15:44

Que *eu* saiba, a M$ poderia usar código dos *BSDs sem precisar alterar a licensa dos seus produtos. Isto é uma premissa da própria licensa BSD. E alias, muitos suspeitam que *realmente* exista código BSD no Windows. Quanto a código GPL, alguns suspeitam, mas não é nada comprovado. Se fosse provado, aí sim a M$ teria que liberar o código fonte.

Corrijam-me se eu estiver errado...

[]´s


» Marcos Laureano () em 29/05 16:04

Nobody, conceitualmente você está certo, agora como provar se não temos acesso ao código fonte, e os que tem, assinam um termo de confidencialidade e não podem revelar o que viram ?


» Augusto Campos () em 29/05 16:47

Nobody, eu acho que você está certo, só não sei se alguém suspeita mesmo da existência de código originário de projetos GPL no Windows.


» Peter Parker () em 29/05 18:20

Praticamente todos os sistemas operacionais usam algum código BSD na implementação da pilha tcp/ip.


» SdnNv () em 31/05 00:20

Esta vai para o espertão do Marcos de Souza: http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u31637.shtml. Dois inimigos se juntando.. Acorda para a vida rapaz...


» Cesar Cardoso () em 31/05 19:48

Nobody, confessadamente existe código BSD no Windows. Se não me falhe a memória, a pilha TCP/IP é copiada ipsis literis do código dos BSD. Afinal, o máximo que a Microsoft tinha conseguido programar em TCP/IP era o Winsock do Windows 3...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.