Notícia publicada por brain em maio 28, 2003 01:06 PM
| TrackBack
Nossa dose diária de notícias sobre a ação legal da SCO cobrando US$ 1 bilhão da IBM por ter inserido propriedade intelectual dela (retirada dos fontes do Unix) no Linux (seguida por declarações da mesma SCO afirmando que todos os distribuidores e usuários de Linux estão cometendo infrações e podem ser penalizados por isso) hoje vai ser um pouco mais divertida - pois o assunto já está virando uma novela, e a cada dia entram novos personagens.
Recapitulando, ontem vimos a primeira iniciativa de contra-ataque no campo legal, quando uma empresa alemã processou a SCO em tribunais europeus, exigindo que ela esclareça seus ataques (até o momento infundados) até sexta-feira, ou os retire. Este tipo de ação não é possível nos EUA, na situação específica corrente entre a SCO e a IBM.
No capítulo de hoje, a Novell emitiu um press release detalhando a sua recente comunicação feita à SCO informando que o copyright do Unix nunca pertenceu à SCO, mas sim à Novell. O documento informa ainda que a SCO sabe disso muito bem, pois vem repetidamente pedindo à Novell que transfira o citado copyright.
A Novell aproveita para reiterar seu apoio ao Linux e repreender publicamente a SCO por sua aparente tentativa de extorquir dinheiro dos distribuidores e usuários de Linux através de acusações que não são divulgadas justamente por serem baseadas em falsidade - segundo a Novell, a SCO está se expondo inclusive na esfera judicial, pelo dano que pode causar à comunidade Linux.
Agora ficou difícil para a SCO continuar na mesma rota, embora ela já tenha expedido a sua resposta tentando negar que a ausência de propriedade sobre o copyright mude alguma coisa. Podemos esperar grandes reviravoltas para o futuro próximo...
Leia também o texto de Bruce Perens.
De quem a MS agora vai comprar o direito de usar os códigos em?
É bom ver os grandes se pegando na arena :)
Jair,
Alguém me responda essa pergunta: a MS num vai pode comprar o direito de usar o código UNIX agora, vai?
Bom, a SCO foi humilhada publicamente por um cachorro muito maior que ela. É... o fim da SCO está próximo... Porque depois a IBM poderia processa-la por calúnia e difamação.
Como diria um amigo meu: "Mais hein!" Ou seja, sem comentários.
Depois dessa, eu ficaria calado. Parabéns a Novell.
Mentira tem perna curta... E tem gente que duvida!
:o)
Mas a Novell tb não é santa. Vai querer tirar proveito de alguma forma. Ela não está negando que não existe código proprietário no Linux, mas que o eventual código fechado pertence a ela, e não à SCO. Então só mudam as moscas. Esse povo faz acordo entre eles, e o povão fica boiando. Não duvido se as empresas opostas se derem os braços e ainda saírem dando risada de todo mundo. O mundo dos negócios, ainda mais milionários, é podre e sem ética.
hahahaha !!!! no comments :P
Pouco provável que a Novell vá fazer alguma coisa contra o Linux: numa pesquisa recente seus usuários aprovaram a orientação da Novell em direção ao Linux e que a Novell deveria interagir mais com o mundo OpenSource/Software Livre. Não foram poucos os clientes que disseram isso, na verdade foi algo com 75% dos usuários. Imaginem como ficariam "felizes" esses 75% de usuários que já deveriam estar pensando em Linux antes da Novell se mexer? Não que a Novell não pudesse fazer algo ainda assim, mas ela provavelmente seguiria o mesmo caminho da SCO, ou seja, booommmm
Acho interessante pôr o link da discussão na slashdot sobre isso aqui para referência: http://slashdot.org/comments.pl?sid=65718&threshold=1&commentsort=0&tid=123&tid=130&tid=185&tid=190&tid=99&mode=thread&pid=0 - há muitos comentários interessantes nela.
Sobre a Novell, SdnNv, eu também tenho bastante desconfiança do mundo corporativo, mas a situação que você disse parece improvável: além dos motivos alegados pelo Flávio Machado, a carta deles é bem clara quando diz a posição e planejamento deles para isso. Por exemplo: "Put simply, Novell is an ardent supporter of Linux and the open source development community. This support will increase over time." ou "Resumindo, Novell apóia ardentemente o Linux e a comunidade de desenvolvimento de código aberto. Este apoio aumentará com o tempo.". Em particular, se vocês lerem a carta de http://www.novell.com/news/press/archive/2003/05/pr03033.html a Novell ainda levanta a questão de ter tentado saber qual era esse código do Unix que estava no Linux, e de a SCO ter proposto um contrato de confidencialidade para revelar. Um contrato de confidencialidade, dependendo dos termos, seria simplesmente inútil nesse caso.
Bem, como a discussão diz respeito a 2 sistemas que utilizo e considero futuros grandes parceiros para infernizar o maldito reinado da M$ ou para quem ainda não aprendeu a gerenciar redes utilizando ferramentas baseadas em LDAP, NDS ferramentas do genero !
Achei a atitude da Novell integra !
Viva Novell & GNU/Linux !!!
F...-se M$ Ruindows !!!!
Concordo com o SdnNv,afinal a SCO não só ja apoiou o linux, como ja teve sua propria distro,por isso acho que o amor da novell pelo linux jai ser eterno enquanto dutar
Bom, niguém respondeu a minha pergunta: a MS não poderá usar o código UNix então né??
Uma boa tacada da novell seria colocar o Unix num lincensa GNU... não seria d+? :o)
Knuckles, a MS pode usar o código do Unix sim. A SCO tem o direito de licenciar este código a quem bem entender. O que a Novell afirma é que a SCO não é dona do copyright sobre o Unix, mas isto é uma coisa completamente diferente.
E mesmo que não pudesse, a MS poderia também usar o código dos *BSD e do Linux, se quisesse - mas aí ela teria que mudar sua política de licenciamento dos produtos envolvidos neste uso.
Valeu Augusto... Agora eu entendi :)
Que *eu* saiba, a M$ poderia usar código dos *BSDs sem precisar alterar a licensa dos seus produtos. Isto é uma premissa da própria licensa BSD. E alias, muitos suspeitam que *realmente* exista código BSD no Windows. Quanto a código GPL, alguns suspeitam, mas não é nada comprovado. Se fosse provado, aí sim a M$ teria que liberar o código fonte.
Corrijam-me se eu estiver errado...
[]´s
Nobody, conceitualmente você está certo, agora como provar se não temos acesso ao código fonte, e os que tem, assinam um termo de confidencialidade e não podem revelar o que viram ?
Nobody, eu acho que você está certo, só não sei se alguém suspeita mesmo da existência de código originário de projetos GPL no Windows.
Praticamente todos os sistemas operacionais usam algum código BSD na implementação da pilha tcp/ip.
Esta vai para o espertão do Marcos de Souza: http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u31637.shtml. Dois inimigos se juntando.. Acorda para a vida rapaz...
Nobody, confessadamente existe código BSD no Windows. Se não me falhe a memória, a pilha TCP/IP é copiada ipsis literis do código dos BSD. Afinal, o máximo que a Microsoft tinha conseguido programar em TCP/IP era o Winsock do Windows 3...
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.